A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Lilian Christina Veiga
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40960
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
id RCAP_7ed6f46bb593658f5c476562e2c11e9f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisThe professional training of teachers about the inclusion of students with special educational needsDocentesNecessidades educativas especiaisAlunosInclusãoEscolaProcesso ensino-aprendizagemTeachersSpecial educational needsStudentsInclusionSchoolTeaching learning-processCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)A pesquisa, intitulada “A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais”, teve como objetivo geral analisar a formação do docente em relação a inclusão destes alunos com necessidades educativas especiais (NEE). O que foi proposto foi identificar as dificuldades encontradas pelos docentes para sustentar o processo da inclusão, possibilitando oportunidades de integração de docentes da área visando o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, analisando a atuação dos professores de forma preventiva na integração dos portadores de necessidades educativas especiais com os alunos ditos “normais” para a minimização da exclusão. Assim, assegura-se que todos os alunos possam ter oportunidades educativas e sociais oferecidas pelas mesmas, e que a formação do docente é tarefa essencial para a melhoria do processo de ensino e para o enfrentamento das diferentes situações que implicam a tarefa de educar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, onde os sujeitos da pesquisa foram 8 (oito) docentes que trabalham diretamente com os alunos com NEE. Para o efeito a pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, onde o estudo teve as características de estudo de casos múltiplos, produzindo dados descritivos, onde foram coletados e analisados os relatos dos docentes a partir das técnicas como entrevistas e observações. De acordo com os resultados deste estudo, os docentes afirmaram que não adquiriram em sua formação profissional diferentes conhecimentos que possibilitassem perceber os alunos com necessidades educativas no contexto escolar público.The research titled “The professional training of teachers about the inclusion of students with special educational needs” aimed to analyze the training of teachers towards the inclusion of students with special educational needs (SEN). What was proposed was to identify the difficulties found by teachers to support the process of inclusion, enabling integration opportunities for teachers in area, aimed at improving the teaching-learning process by analyzing the performance of teachers preventively in integrating people with special educational needs, like "normal students" for the minimization of exclusion. So, ensures that all students can have educational and social opportunities offered by them, and the training of teachers is an essential step for the improvement of the teaching process and to cope with different situations involving the task of educating. The research was conducted in a public school where the subjects were eight (8) teachers who work directly with students with SEN. To the effect, research had a qualitative approach to the case study, where the study had characteristics of a multiple case study, producing descriptive data, which were collected and analyzed the reports of teachers from techniques such as interviews and observations. According to the results of this study, the teachers said that they have acquired in their training different skills that would enable students to realize the educational needs in the public school context.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoMota, Lilian Christina Veiga20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40960por201512904info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:28.127676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
The professional training of teachers about the inclusion of students with special educational needs
title A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Mota, Lilian Christina Veiga
Docentes
Necessidades educativas especiais
Alunos
Inclusão
Escola
Processo ensino-aprendizagem
Teachers
Special educational needs
Students
Inclusion
School
Teaching learning-process
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_full A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_sort A formação profissional do docente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
author Mota, Lilian Christina Veiga
author_facet Mota, Lilian Christina Veiga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Lilian Christina Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Necessidades educativas especiais
Alunos
Inclusão
Escola
Processo ensino-aprendizagem
Teachers
Special educational needs
Students
Inclusion
School
Teaching learning-process
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Docentes
Necessidades educativas especiais
Alunos
Inclusão
Escola
Processo ensino-aprendizagem
Teachers
Special educational needs
Students
Inclusion
School
Teaching learning-process
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40960
url http://hdl.handle.net/1822/40960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201512904
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132738707521536