A participação da criança em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafaela Tomás dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41918
Resumo: Este projeto de investigação tem como tema “A participação da criança em Creche e Jardim-de-Infância” e pretende mostrar algumas estratégias que demonstrem como é que o/a Educador/a pode potenciar a participação das crianças na construção do currículo. Este projeto analisa e interpreta as intervenções feitas nos três estágios em contexto de creche e jardim de infância, de modo a dar resposta à questão de investigação, “Como potenciar a participação da criança em Creche e Jardim de Infância?”. Trata-se de uma investigação no quadro da metodologia de carácter qualitativo, seguindo os princípios de uma investigação-ação, ao longo da qual foram utilizadas várias técnicas e instrumentos de recolha de informação, tais como a observação, o registo através das notas de campo e de instrumentos multimédia, como fotografias, gravações de voz e vídeos, análise documental e entrevistas às crianças do grupo de jardim-de-infância. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu-me conhecer melhor os grupos dos contextos de estágio, bem como os seus interesses e necessidades. As intervenções apresentadas e analisadas neste relatório permitem destacar o quão importante é observar e escutar a criança para ir ao encontro dos seus interesses e necessidades quando construímos o currículo, para além disso foram selecionadas intervenções com pontos de partida bastante diversificados para mostrar que existem, na Educação de Infância, inúmeras estratégias de dar voz à criança. Ao analisar as intervenções e ao longo deste relatório, é possível compreender a importância que a documentação pedagógica tem quando valorizamos a participação das crianças e damos voz às mesmas na construção do currículo, pois permite-nos conhecer melhor cada criança na sua individualidade. Para além disto, o longo do relatório é possível refletir sobre todas as aprendizagens desenvolvidas ao longo de todo este processo de construção do relatório de investigação e das intervenções realizadas nos estágios, bem como o meu crescimento enquanto futura profissional da Educação.
id RCAP_306f71a25b5ac49fc8a3b609d313f2f9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação da criança em creche e jardim de infânciaEducação de InfânciaParticipaçãoObservaçãoEarly Childhood EducationParticipationObservationEste projeto de investigação tem como tema “A participação da criança em Creche e Jardim-de-Infância” e pretende mostrar algumas estratégias que demonstrem como é que o/a Educador/a pode potenciar a participação das crianças na construção do currículo. Este projeto analisa e interpreta as intervenções feitas nos três estágios em contexto de creche e jardim de infância, de modo a dar resposta à questão de investigação, “Como potenciar a participação da criança em Creche e Jardim de Infância?”. Trata-se de uma investigação no quadro da metodologia de carácter qualitativo, seguindo os princípios de uma investigação-ação, ao longo da qual foram utilizadas várias técnicas e instrumentos de recolha de informação, tais como a observação, o registo através das notas de campo e de instrumentos multimédia, como fotografias, gravações de voz e vídeos, análise documental e entrevistas às crianças do grupo de jardim-de-infância. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu-me conhecer melhor os grupos dos contextos de estágio, bem como os seus interesses e necessidades. As intervenções apresentadas e analisadas neste relatório permitem destacar o quão importante é observar e escutar a criança para ir ao encontro dos seus interesses e necessidades quando construímos o currículo, para além disso foram selecionadas intervenções com pontos de partida bastante diversificados para mostrar que existem, na Educação de Infância, inúmeras estratégias de dar voz à criança. Ao analisar as intervenções e ao longo deste relatório, é possível compreender a importância que a documentação pedagógica tem quando valorizamos a participação das crianças e damos voz às mesmas na construção do currículo, pois permite-nos conhecer melhor cada criança na sua individualidade. Para além disto, o longo do relatório é possível refletir sobre todas as aprendizagens desenvolvidas ao longo de todo este processo de construção do relatório de investigação e das intervenções realizadas nos estágios, bem como o meu crescimento enquanto futura profissional da Educação.This research project has the theme "Child participation in kindergarten and nursery school" and aims to show some strategies that demonstrate how the educator can enhance the participation of children in the construction of the curriculum. This project analyzes and interprets the interventions made in the three internships in kindergarten and nursery school, in order to answer the research question, "How to enhance child participation in kindergarten and nursery school?” This is an investigation within the framework of a qualitative methodology, following the principles of action research, throughout which several techniques and instruments were used to collect information, such as observation, recording through field notes and multimedia instruments, such as photographs, voice and video recordings, document analysis and interviews with the children in the kindergarten group. The analysis and interpretation of the information collected allowed me to get to know the groups in the training contexts better, as well as their interests and needs. The interventions presented and analyzed in this report highlight how important it is to observe and listen to the child to meet their interests and needs when we build the curriculum. In addition, interventions with very diverse starting points were selected to show that there are, in Early Childhood Education, numerous strategies to give voice to the child. By analyzing the interventions and throughout this report, it is possible to understand the importance that pedagogical documentation has when we value children's participation and give them a voice in the construction of the curriculum, as it allows us to get to know each child better in his/her individuality. Furthermore, throughout the report, it is possible to reflect on all the learning developed throughout this process of building the research report and the interventions carried out in the internships, as well as my growth as a future education professional.Gomes, Elisabete Maria Xavier VieiraRepositório ComumSantos, Rafaela Tomás dos2022-10-14T10:14:22Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41918TID:203071883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:35.067926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação da criança em creche e jardim de infância
title A participação da criança em creche e jardim de infância
spellingShingle A participação da criança em creche e jardim de infância
Santos, Rafaela Tomás dos
Educação de Infância
Participação
Observação
Early Childhood Education
Participation
Observation
title_short A participação da criança em creche e jardim de infância
title_full A participação da criança em creche e jardim de infância
title_fullStr A participação da criança em creche e jardim de infância
title_full_unstemmed A participação da criança em creche e jardim de infância
title_sort A participação da criança em creche e jardim de infância
author Santos, Rafaela Tomás dos
author_facet Santos, Rafaela Tomás dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete Maria Xavier Vieira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafaela Tomás dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Participação
Observação
Early Childhood Education
Participation
Observation
topic Educação de Infância
Participação
Observação
Early Childhood Education
Participation
Observation
description Este projeto de investigação tem como tema “A participação da criança em Creche e Jardim-de-Infância” e pretende mostrar algumas estratégias que demonstrem como é que o/a Educador/a pode potenciar a participação das crianças na construção do currículo. Este projeto analisa e interpreta as intervenções feitas nos três estágios em contexto de creche e jardim de infância, de modo a dar resposta à questão de investigação, “Como potenciar a participação da criança em Creche e Jardim de Infância?”. Trata-se de uma investigação no quadro da metodologia de carácter qualitativo, seguindo os princípios de uma investigação-ação, ao longo da qual foram utilizadas várias técnicas e instrumentos de recolha de informação, tais como a observação, o registo através das notas de campo e de instrumentos multimédia, como fotografias, gravações de voz e vídeos, análise documental e entrevistas às crianças do grupo de jardim-de-infância. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu-me conhecer melhor os grupos dos contextos de estágio, bem como os seus interesses e necessidades. As intervenções apresentadas e analisadas neste relatório permitem destacar o quão importante é observar e escutar a criança para ir ao encontro dos seus interesses e necessidades quando construímos o currículo, para além disso foram selecionadas intervenções com pontos de partida bastante diversificados para mostrar que existem, na Educação de Infância, inúmeras estratégias de dar voz à criança. Ao analisar as intervenções e ao longo deste relatório, é possível compreender a importância que a documentação pedagógica tem quando valorizamos a participação das crianças e damos voz às mesmas na construção do currículo, pois permite-nos conhecer melhor cada criança na sua individualidade. Para além disto, o longo do relatório é possível refletir sobre todas as aprendizagens desenvolvidas ao longo de todo este processo de construção do relatório de investigação e das intervenções realizadas nos estágios, bem como o meu crescimento enquanto futura profissional da Educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14T10:14:22Z
2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41918
TID:203071883
url http://hdl.handle.net/10400.26/41918
identifier_str_mv TID:203071883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135398482411520