Avaliar em educação de infância - do possível ao ideal: Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16020 |
Resumo: | Com este estudo objetivamos criar uma melhor compreensão das dificuldades com que se confrontam os educadores em relação à problemática da avaliação em educação de infância e perceber como se avalia o desenvolvimento das crianças. Para o efeito utilizamos uma investigação de natureza qualitativa, arquitetada a partir da observação naturalista em três salas de Jardim-de-infância no distrito de Évora. Suportamos este estudo de caso num conjunto de procedimentos qualitativos (caracterização dos contextos educativos e dos fenómenos que ocorrem no processo ensino aprendizagem) sustentados por diversos instrumentos (técnicas de observação e de análise). Este percurso investigativo, permitiu uma recolha de sinais que, depois de devidamente identificados, tipificados e caracterizados, nos ofereceram dados referentes aos contextos e à ação educativa (nas suas vertentes organizacionais, relacionais e pedagógicas), às necessidades emergentes das crianças e ao seu desenvolvimento (nos aspetos físicos, emocionais e cognitivos), para além de salientar evidências sobre o objeto que constitui o enfoque desta investigação, ou seja, o processo de avaliação. A observação revelou-se uma estratégia privilegiada para a construção do diagnóstico de necessidades diferenciadas da criança, processo imprescindível para que se avalie o desenvolvimento, pesem embora os fatores de constrangimento que lhe estão subjacentes em termos da ação educativa e das necessidades de formação dos agentes educativos. Em termos filosóficos e pedagógicos, sustentamos a nossa investigação no pensamento de Luís Barbosa, mentor da nova Escola Sensível e Transformacionista. Esta escola, cujos princípios abraçamos, radica os seus fundamentos na ideia de que toda a escola deve ser o “Observatório de Caracterização de Necessidades Educativas das Crianças e Formativas dos Agentes de Ensino”. /ABSTRACT - To evaluate in early childhood education - from the possible to the ideal. A study case. This work intends to contribute for a better understanding of the difficulties that kinder garden teachers face in early childhood education evaluation and also to under- stand how children development can be evaluated. To that purpose we used a qualitative research built upon naturalistic observation on three kinder garden classrooms in Évora’s District. The proceeding terms of this study case where supported by a group of qualitative procedures (the educative context characterization and the teaching/learning process phenomena). This research path allowed us to collect signals that, after proper identification, typification and characterization, offered us context and educative action data (in their organizational, relational and pedagogical facets), children emergent needs and development (either in cognitive, emotional and physical aspects) and also enhanced evidences about what creates the focus of this investigation, which is, the evaluation process. Observation revealed to be a privileged strategy in building children differentiated needs diagnosis, as a vital process in development evaluation, regardless to underlain constraint factors of the educative action and the needs of educative agents' training. In philosophical and pedagogical terms, we anchor our research in the thoughts of Luis Barbosa, mentor of the new Sensitive and Transformationist School. This School, which principles we embrace, believes that every school must be an Observatory of Characterization of the Child's Educative Needs and Teaching Agents’ Training. |
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Com este estudo objetivamos criar uma melhor compreensão das dificuldades com que se confrontam os educadores em relação à problemática da avaliação em educação de infância e perceber como se avalia o desenvolvimento das crianças. Para o efeito utilizamos uma investigação de natureza qualitativa, arquitetada a partir da observação naturalista em três salas de Jardim-de-infância no distrito de Évora. Suportamos este estudo de caso num conjunto de procedimentos qualitativos (caracterização dos contextos educativos e dos fenómenos que ocorrem no processo ensino aprendizagem) sustentados por diversos instrumentos (técnicas de observação e de análise). Este percurso investigativo, permitiu uma recolha de sinais que, depois de devidamente identificados, tipificados e caracterizados, nos ofereceram dados referentes aos contextos e à ação educativa (nas suas vertentes organizacionais, relacionais e pedagógicas), às necessidades emergentes das crianças e ao seu desenvolvimento (nos aspetos físicos, emocionais e cognitivos), para além de salientar evidências sobre o objeto que constitui o enfoque desta investigação, ou seja, o processo de avaliação. A observação revelou-se uma estratégia privilegiada para a construção do diagnóstico de necessidades diferenciadas da criança, processo imprescindível para que se avalie o desenvolvimento, pesem embora os fatores de constrangimento que lhe estão subjacentes em termos da ação educativa e das necessidades de formação dos agentes educativos. Em termos filosóficos e pedagógicos, sustentamos a nossa investigação no pensamento de Luís Barbosa, mentor da nova Escola Sensível e Transformacionista. Esta escola, cujos princípios abraçamos, radica os seus fundamentos na ideia de que toda a escola deve ser o “Observatório de Caracterização de Necessidades Educativas das Crianças e Formativas dos Agentes de Ensino”. /ABSTRACT - To evaluate in early childhood education - from the possible to the ideal. A study case. This work intends to contribute for a better understanding of the difficulties that kinder garden teachers face in early childhood education evaluation and also to under- stand how children development can be evaluated. To that purpose we used a qualitative research built upon naturalistic observation on three kinder garden classrooms in Évora’s District. The proceeding terms of this study case where supported by a group of qualitative procedures (the educative context characterization and the teaching/learning process phenomena). This research path allowed us to collect signals that, after proper identification, typification and characterization, offered us context and educative action data (in their organizational, relational and pedagogical facets), children emergent needs and development (either in cognitive, emotional and physical aspects) and also enhanced evidences about what creates the focus of this investigation, which is, the evaluation process. Observation revealed to be a privileged strategy in building children differentiated needs diagnosis, as a vital process in development evaluation, regardless to underlain constraint factors of the educative action and the needs of educative agents' training. In philosophical and pedagogical terms, we anchor our research in the thoughts of Luis Barbosa, mentor of the new Sensitive and Transformationist School. This School, which principles we embrace, believes that every school must be an Observatory of Characterization of the Child's Educative Needs and Teaching Agents’ Training. |
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