A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Patrícia Alexandra Filipe da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15846
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_509fb24bc23327e02e4ef697616dedb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infânciaPerspetiva das criançasParticipação das famíliasEducação de infânciaJardim de infânciaChildren's perspectivesFamily participationEarly childhood educationKindergartenRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo apresentar uma reflexão sistemática do meu percurso na prática pedagógica enquanto estagiária em contexto de jardim de infância (JI), que decorreu entre o período de 18 de outubro de 2021 e 4 de março de 2022. Relativamente à investigação, apresenta como problemática a perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância que surgiu após observação das dinâmicas familiares na organização socioeducativa onde decorreu a PPS II e cujo principal objetivo é compreender o que as crianças pensam sobre a presença das suas famílias no JI. No que diz respeito às opções metodológicas, a investigação assume uma natureza qualitativa com recurso ao estudo de caso, numa perspetiva exploratória e com recurso a diferentes técnicas de recolhas de dados tais como: a observação participante, consulta documental e conversas informais com as crianças. Com o presente estudo foi possível concluir que as crianças tendem a apreciar a presença das suas famílias na sala de atividades, das propostas de atividades dinamizadas pelas mesmas e que tal participação potencia a participação das crianças.ABSTRACT This report is part of the Curricular Unit Supervised Professional Practice II (PPS II), to obtain a master’s degree in Early Childhood Education and aims to present a systematic reflection of my path and pedagogical practice as a trainee in a kindergarten context, which took place between October 18, 2021 and March 4, 2022. Regarding the investigation, it presents as a problem “the children's perspective on the participation of families in kindergarten” that emerged after observing the family dynamics in the socio-educational organization where the internship took place and whose objectives are i) to understand what children think about the visits/activities promoted by their families and ii) understand how the conversations within the family arise that lead families to want to stimulate an activity. However, due to the Covid-19 pandemic situation that we are still experiencing, and the various interruptions related to isolation and the momentary impediment of families to enter the socio-educational organization, this second objective was left unanswered. With regard to methodological options, the research assumes a qualitative nature using the case study, in an exploratory perspective and using different data collection techniques such as: participant observation, document consultation and informal conversations with children. With the present study, it was possible to conclude that children tend to appreciate the presence of their families in the activities room, the proposed activities promoted by them and that such participation enhances the children's participation.Tomás, Catarina AlmeidaRCIPLMota, Patrícia Alexandra Filipe da Silva2023-03-27T10:33:23Z2022-06-202022-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15846TID:203189809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:26.866196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância
title A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância
spellingShingle A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância
Mota, Patrícia Alexandra Filipe da Silva
Perspetiva das crianças
Participação das famílias
Educação de infância
Jardim de infância
Children's perspectives
Family participation
Early childhood education
Kindergarten
title_short A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância
title_full A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância
title_fullStr A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância
title_full_unstemmed A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância
title_sort A perspetiva das crianças sobre a participação das famílias no jardim de infância
author Mota, Patrícia Alexandra Filipe da Silva
author_facet Mota, Patrícia Alexandra Filipe da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomás, Catarina Almeida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Patrícia Alexandra Filipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Perspetiva das crianças
Participação das famílias
Educação de infância
Jardim de infância
Children's perspectives
Family participation
Early childhood education
Kindergarten
topic Perspetiva das crianças
Participação das famílias
Educação de infância
Jardim de infância
Children's perspectives
Family participation
Early childhood education
Kindergarten
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20
2022-06-20T00:00:00Z
2023-03-27T10:33:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15846
TID:203189809
url http://hdl.handle.net/10400.21/15846
identifier_str_mv TID:203189809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506950922240