Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8158 |
Resumo: | No âmbito do 2º ano do Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi realizado um estágio no Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. O período de estágio foi de seis meses, iniciou-se a 29 de setembro de 2022 até 29 de março de 2023. O desporto é algo que culturalmente é muito importante pois tem um impacto gigante na sociedade. O desporto é para todos, independentemente do género, da língua, da região, das condições económicas, o desporto é universal. Face à crescente influência do desporto surgiram nesta área novas oportunidades de negócio, tornando-se um setor da economia bastante competitivo, surgindo assim a necessidade de expandir as ferramentas do marketing para a área do desporto. Os adeptos desempenham, nos tempos de hoje, um papel fundamental para a sobrevivência dos pequenos e grandes Clubes. É importante saber envolver os adeptos em todos os processos. Para os Clubes de pequena dimensão, com um poder financeiro menor, ainda mais importante é saber comunicar com os seus adeptos e saber o que eles procuram. Estes devem tirar proveito das ferramentas gratuitas para promover a constante comunicação entre a comunidade desportiva. Face a isto, neste presente relatório, para além da apresentação do Clube e da revisão da literatura, são apresentadas as tarefas desenvolvidas por mim, tendo por base a intenção de reforçar a relação com os atuais adeptos e simpatizantes do Clube, alcançar novos adeptos, patrocinadores e aumentar a sua visibilidade. |
id |
RCAP_3072f0e999733918e1607aae6c0e941c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol ClubeMarketing DigitalMarketing DesportivoDesportoRedes SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMarketingNo âmbito do 2º ano do Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi realizado um estágio no Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. O período de estágio foi de seis meses, iniciou-se a 29 de setembro de 2022 até 29 de março de 2023. O desporto é algo que culturalmente é muito importante pois tem um impacto gigante na sociedade. O desporto é para todos, independentemente do género, da língua, da região, das condições económicas, o desporto é universal. Face à crescente influência do desporto surgiram nesta área novas oportunidades de negócio, tornando-se um setor da economia bastante competitivo, surgindo assim a necessidade de expandir as ferramentas do marketing para a área do desporto. Os adeptos desempenham, nos tempos de hoje, um papel fundamental para a sobrevivência dos pequenos e grandes Clubes. É importante saber envolver os adeptos em todos os processos. Para os Clubes de pequena dimensão, com um poder financeiro menor, ainda mais importante é saber comunicar com os seus adeptos e saber o que eles procuram. Estes devem tirar proveito das ferramentas gratuitas para promover a constante comunicação entre a comunidade desportiva. Face a isto, neste presente relatório, para além da apresentação do Clube e da revisão da literatura, são apresentadas as tarefas desenvolvidas por mim, tendo por base a intenção de reforçar a relação com os atuais adeptos e simpatizantes do Clube, alcançar novos adeptos, patrocinadores e aumentar a sua visibilidade.ABSTRACT: Within the scope of the 2nd year of the master’s in Marketing, of the Polytechnic Institute of Viseu, of the School of Technology and Management of Viseu an internship was held at Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. The internship period was six months, starting on September 29, 2022 until March 29, 2023. Sport is something that culturally is very important because it has a giant impact on society. Sport is for everyone, regardless of gender, language, region, economic conditions, sport is universal. Faced with the growing influence of sport, new business opportunities have emerged, making the sector of the economy very competitive, thus arising the need to expand the tools of marketing to the area of sport. In today's times fans play a key role for the survival of small and large clubs. It is important to know how to involve supporters in all processes. For small clubs, with lower financial power, even more important is to know how to communicate with their fans and know what they are looking for and know how to make use of free tools to promote constant communication among its supporters. Therefore, in this report, along with a presentation of the club and a literature review, I present the tasks I carried out, based on the intention of strengthening the relationship with the club's current supporters and sympathizers, reaching out to new supporters and sponsors and increasing its visibility.Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCunha, Inês Filipa2024-01-12T12:13:39Z2023-11-062023-10-022023-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8158TID:203461525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T02:30:41Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:20.794488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube |
title |
Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube |
spellingShingle |
Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube Cunha, Inês Filipa Marketing Digital Marketing Desportivo Desporto Redes Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão Marketing |
title_short |
Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube |
title_full |
Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube |
title_fullStr |
Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube |
title_full_unstemmed |
Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube |
title_sort |
Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube |
author |
Cunha, Inês Filipa |
author_facet |
Cunha, Inês Filipa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Paula Sofia Neta Vasconcelos Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Inês Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Digital Marketing Desportivo Desporto Redes Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão Marketing |
topic |
Marketing Digital Marketing Desportivo Desporto Redes Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão Marketing |
description |
No âmbito do 2º ano do Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi realizado um estágio no Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. O período de estágio foi de seis meses, iniciou-se a 29 de setembro de 2022 até 29 de março de 2023. O desporto é algo que culturalmente é muito importante pois tem um impacto gigante na sociedade. O desporto é para todos, independentemente do género, da língua, da região, das condições económicas, o desporto é universal. Face à crescente influência do desporto surgiram nesta área novas oportunidades de negócio, tornando-se um setor da economia bastante competitivo, surgindo assim a necessidade de expandir as ferramentas do marketing para a área do desporto. Os adeptos desempenham, nos tempos de hoje, um papel fundamental para a sobrevivência dos pequenos e grandes Clubes. É importante saber envolver os adeptos em todos os processos. Para os Clubes de pequena dimensão, com um poder financeiro menor, ainda mais importante é saber comunicar com os seus adeptos e saber o que eles procuram. Estes devem tirar proveito das ferramentas gratuitas para promover a constante comunicação entre a comunidade desportiva. Face a isto, neste presente relatório, para além da apresentação do Clube e da revisão da literatura, são apresentadas as tarefas desenvolvidas por mim, tendo por base a intenção de reforçar a relação com os atuais adeptos e simpatizantes do Clube, alcançar novos adeptos, patrocinadores e aumentar a sua visibilidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-06 2023-10-02 2023-11-06T00:00:00Z 2024-01-12T12:13:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8158 TID:203461525 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8158 |
identifier_str_mv |
TID:203461525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136838522241024 |