Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Inês Filipa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8158
Resumo: No âmbito do 2º ano do Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi realizado um estágio no Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. O período de estágio foi de seis meses, iniciou-se a 29 de setembro de 2022 até 29 de março de 2023. O desporto é algo que culturalmente é muito importante pois tem um impacto gigante na sociedade. O desporto é para todos, independentemente do género, da língua, da região, das condições económicas, o desporto é universal. Face à crescente influência do desporto surgiram nesta área novas oportunidades de negócio, tornando-se um setor da economia bastante competitivo, surgindo assim a necessidade de expandir as ferramentas do marketing para a área do desporto. Os adeptos desempenham, nos tempos de hoje, um papel fundamental para a sobrevivência dos pequenos e grandes Clubes. É importante saber envolver os adeptos em todos os processos. Para os Clubes de pequena dimensão, com um poder financeiro menor, ainda mais importante é saber comunicar com os seus adeptos e saber o que eles procuram. Estes devem tirar proveito das ferramentas gratuitas para promover a constante comunicação entre a comunidade desportiva. Face a isto, neste presente relatório, para além da apresentação do Clube e da revisão da literatura, são apresentadas as tarefas desenvolvidas por mim, tendo por base a intenção de reforçar a relação com os atuais adeptos e simpatizantes do Clube, alcançar novos adeptos, patrocinadores e aumentar a sua visibilidade.
id RCAP_3072f0e999733918e1607aae6c0e941c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol ClubeMarketing DigitalMarketing DesportivoDesportoRedes SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMarketingNo âmbito do 2º ano do Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi realizado um estágio no Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. O período de estágio foi de seis meses, iniciou-se a 29 de setembro de 2022 até 29 de março de 2023. O desporto é algo que culturalmente é muito importante pois tem um impacto gigante na sociedade. O desporto é para todos, independentemente do género, da língua, da região, das condições económicas, o desporto é universal. Face à crescente influência do desporto surgiram nesta área novas oportunidades de negócio, tornando-se um setor da economia bastante competitivo, surgindo assim a necessidade de expandir as ferramentas do marketing para a área do desporto. Os adeptos desempenham, nos tempos de hoje, um papel fundamental para a sobrevivência dos pequenos e grandes Clubes. É importante saber envolver os adeptos em todos os processos. Para os Clubes de pequena dimensão, com um poder financeiro menor, ainda mais importante é saber comunicar com os seus adeptos e saber o que eles procuram. Estes devem tirar proveito das ferramentas gratuitas para promover a constante comunicação entre a comunidade desportiva. Face a isto, neste presente relatório, para além da apresentação do Clube e da revisão da literatura, são apresentadas as tarefas desenvolvidas por mim, tendo por base a intenção de reforçar a relação com os atuais adeptos e simpatizantes do Clube, alcançar novos adeptos, patrocinadores e aumentar a sua visibilidade.ABSTRACT: Within the scope of the 2nd year of the master’s in Marketing, of the Polytechnic Institute of Viseu, of the School of Technology and Management of Viseu an internship was held at Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. The internship period was six months, starting on September 29, 2022 until March 29, 2023. Sport is something that culturally is very important because it has a giant impact on society. Sport is for everyone, regardless of gender, language, region, economic conditions, sport is universal. Faced with the growing influence of sport, new business opportunities have emerged, making the sector of the economy very competitive, thus arising the need to expand the tools of marketing to the area of sport. In today's times fans play a key role for the survival of small and large clubs. It is important to know how to involve supporters in all processes. For small clubs, with lower financial power, even more important is to know how to communicate with their fans and know what they are looking for and know how to make use of free tools to promote constant communication among its supporters. Therefore, in this report, along with a presentation of the club and a literature review, I present the tasks I carried out, based on the intention of strengthening the relationship with the club's current supporters and sympathizers, reaching out to new supporters and sponsors and increasing its visibility.Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCunha, Inês Filipa2024-01-12T12:13:39Z2023-11-062023-10-022023-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8158TID:203461525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T02:30:41Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:20.794488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube
title Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube
spellingShingle Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube
Cunha, Inês Filipa
Marketing Digital
Marketing Desportivo
Desporto
Redes Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Marketing
title_short Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube
title_full Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube
title_fullStr Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube
title_full_unstemmed Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube
title_sort Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol Clube
author Cunha, Inês Filipa
author_facet Cunha, Inês Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Paula Sofia Neta Vasconcelos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Inês Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Marketing Desportivo
Desporto
Redes Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Marketing
topic Marketing Digital
Marketing Desportivo
Desporto
Redes Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Marketing
description No âmbito do 2º ano do Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi realizado um estágio no Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. O período de estágio foi de seis meses, iniciou-se a 29 de setembro de 2022 até 29 de março de 2023. O desporto é algo que culturalmente é muito importante pois tem um impacto gigante na sociedade. O desporto é para todos, independentemente do género, da língua, da região, das condições económicas, o desporto é universal. Face à crescente influência do desporto surgiram nesta área novas oportunidades de negócio, tornando-se um setor da economia bastante competitivo, surgindo assim a necessidade de expandir as ferramentas do marketing para a área do desporto. Os adeptos desempenham, nos tempos de hoje, um papel fundamental para a sobrevivência dos pequenos e grandes Clubes. É importante saber envolver os adeptos em todos os processos. Para os Clubes de pequena dimensão, com um poder financeiro menor, ainda mais importante é saber comunicar com os seus adeptos e saber o que eles procuram. Estes devem tirar proveito das ferramentas gratuitas para promover a constante comunicação entre a comunidade desportiva. Face a isto, neste presente relatório, para além da apresentação do Clube e da revisão da literatura, são apresentadas as tarefas desenvolvidas por mim, tendo por base a intenção de reforçar a relação com os atuais adeptos e simpatizantes do Clube, alcançar novos adeptos, patrocinadores e aumentar a sua visibilidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
2023-10-02
2023-11-06T00:00:00Z
2024-01-12T12:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8158
TID:203461525
url http://hdl.handle.net/10400.19/8158
identifier_str_mv TID:203461525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136838522241024