O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lomba, Erica Fabíola Côrte da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22841
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_307a6085323c058434626babab2603a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIPGestãoDirectores de turmaAdministração educacional - PortugalRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente relatório é o produto resultante do estágio profissional realizado num Agrupamento de escolas (AE) ao abrigo do programa TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária). Este decorreu no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Durante o estágio, procurei aplicar as aprendizagens adquiridas no meu ciclo de estudos, no desempenho das tarefas propostas. Este teve a duração do ano letivo escolar. A inserção num AE ao abrigo do programa TEIP para a realização deste estágio foi propositada e é um fator incontornável que influenciou o seu planeamento e o seu decorrer. Do ponto de vista das tarefas realizadas, vemos a influência do programa TEIP por estas incidirem, na sua maioria, na avaliação de ações criadas pelo agrupamento no âmbito deste programa. Foram evidenciadas e desenvolvidas competências de cariz administrativo, de natureza avaliativa e de outros tipos, fruto das necessidades do agrupamento e com o voto de confiança dado pelos responsáveis em questão. Este estágio profissional, além de visar a integração do aluno no meio profissional, visa também o desenvolvimento de uma investigação. O tema definido para o desenvolvimento da investigação é o seguinte: “O papel dos Diretores de Turma como estrutura intermédia na gestão de um AE TEIP”. O tema escolhido, centrado no cargo de Diretor de turma (DT), visa a caracterização do mesmo sobre vários eixos de análise. Pretende-se apurar as atribuições e diferentes conceções acerca deste cargo. Para o desenvolvimento desta investigação, as opções metodológicas e processuais foram à análise documental, realização de entrevistas, aplicação de questionários, e a observação. A análise documental baseou-se, essencialmente, na leitura e analise dos documentos estruturantes da instituição, nomeadamente o Plano Educativo (PE), Plano de Melhoria (PM) TEIP e o Regulamento Interno. As entrevistas e questionários aplicados dirigiram-se para o grupo de DTs da escola sede, visando apurar as suas perceções. A técnica de observação ocorreu em dois momentos distintos. Foi efetuada a observação direta com recurso a notas de campo, tirando partido, em grande parte, ao local de trabalho do estágio ser a sala professores. Foi efetuada a observação estruturada e participante em determinadas reuniões como as da equipa multidisciplinar TEIP e Conselhos de Turma (CT). As técnicas metodológicas referidas, proporcionaram a criação de um modelo que divide o trabalho inerente ao cargo de DT em categorias. A investigação decorrente importou ideias que sugerem que, consoante o eixo de análise na qual analisamos o cargo, as suas atribuições focam diferentes categorias. A discussão dos dados apresenta possíveis interpretações para esta aparente tendência.The report is the result of a professional internship carried out at a Group of Schools (AE) under the Educational Territory of Priority Intervention program (TEIP). This internship was done based on a Education Sciences Master, in the specialization of Educational Administration, from the Institute of Education of the University of Lisbon. During this internship I tried to apply all my skills acquired along my study course to complete all tasks given. The total time involved in this internship was one school year. The insertion in an AE under the TEIP program for the completion of this internship was purposeful and is an unavoidable factor that influenced it´s planning and it´s course. From the point of view of the tasks performed, we see the influence of the TEIP program, as these tasks focus, in it´s majority in the evaluation of the actions created by the AE towards this TEIP program. Skills have been created and developed with a administrative and evaluative nature, following the needs of the AE, and with the trust give by the responsible ones in matter. This internship, besides targeting the integration of the student in the work market also seeks to develop an investigation. The theme defined for the investigation is the following: “The role or class directors (DT) as a intermediate structure on the management of Group of Schools with the Educational Territory of Priority Intervention program”. The theme chosen, which is centered in the position of class director, seeks the characterization of its position through various angles of analysis. It is intended to find out the attributions and different conceptions about this position. For the development of this investigation, the methodological and procedural options were the documentary analysis, conducting interviews, applying questionnaires, and observation. The documental analysis was based essentially in the reading analyzing the structural documents of the institution, namely the Education Plan (PE), improvement plan ( PM), educational territory of priority intervention program and rules of procedure. The interviews and questionnaires applied were intended to the group of class directors of the headquarters school, seeking to find out their perceptions. The observation method was applied in to different moments. The direct observation was made using field notes, taking the advantage of the work place for the internship, being the teacher´s room. A structural and participant observation was made in certain meetings like the ones made by the multidisciplinary team class advisory. The referred methodological techniques, provided the creation of a model that divides the work inherent to the position of class director in categories. The on going investigation imported ideas that suggest that according to the angle of analysis in with we analyze the position, its powers focus different categories. The discussion of data presents possible interpretations to this apparent tendency.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaLomba, Erica Fabíola Côrte da2016-03-07T13:07:01Z20152015-10-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22841TID:201912635porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:22.693659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIP
title O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIP
spellingShingle O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIP
Lomba, Erica Fabíola Côrte da
Gestão
Directores de turma
Administração educacional - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
title_short O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIP
title_full O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIP
title_fullStr O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIP
title_full_unstemmed O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIP
title_sort O papel dos diretores de turma, como estrutura intermédia, na gestão de um AE TEIP
author Lomba, Erica Fabíola Côrte da
author_facet Lomba, Erica Fabíola Côrte da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marta Mateus de, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lomba, Erica Fabíola Côrte da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Directores de turma
Administração educacional - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
topic Gestão
Directores de turma
Administração educacional - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-14
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-07T13:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22841
TID:201912635
url http://hdl.handle.net/10451/22841
identifier_str_mv TID:201912635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134312859172864