A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8833
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_53a663d85086c819363cb19e480795a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8833
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiadoDirectores de turmaEducação para a cidadaniaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Sendo a educação um dos mais importantes pilares da cidadania, à responsabilidade da sociedade junta-se a da escola que, para além da dimensão de educação escolar assume também uma dimensão de educação para a cidadania e, por esta via, adquire um papel de extrema importância social. Neste sentido, a figura do Director de Turma define um dos pilares fundamentais na relação que sustenta com os vectores de triangulação constituídos pelos alunos, pais e/ou encarregados de educação e restantes professores. Assim, o presente trabalho tem como objectivo principal averiguar as percepções do director de turma face à importância das múltiplas funções que exerce em contexto escolar. Neste sentido, elaborou-se um questionário que foi aplicado a um universo de professores do 2º ciclo do Ensino Básico pertencentes ao Concelho de Loures. A análise dos resultados revela que os professores estão plenamente conscientes da importância do seu papel enquanto Directores de Turma. Sustentam a sua importância no desenvolvimento da integração escolar e familiar, no acompanhamento do desenvolvimento intelectual do aluno, bem como na identificação das suas dificuldades de aprendizagem.Considering that education is one of the most important pillars of citizenship, the responsibility of school is intimately associated with the responsibility of society. Thus school assumes besides the dimension of school education a dimension of education to citizenship, acquiring thereby a role of extreme social importance. As a consequence the figure of the class headmaster defines one of the basic pillars in the relation which he maintains with the triangular vectors formed by students, parents and/or those charged with their education and other teachers. Therefore the present work aims mainly to check and assess the perception of the class headmaster before the importance of the multiple functions which he performs in the school context. Bearing this purpose in mind, a questionnaire was made and applied to a universe of teachers of the second cycle of the Elementary Teaching system working in the Municipality of Loures. The analysis of the results reveals that the teachers are completely aware of the importance of their role as class headmaster, support their importance in the development of the school and family interaction, in accompanying the student’s intellectual development as well as in the identification of their learning difficulties.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de2013-07-18T15:42:59Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:12.706678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado
title A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado
spellingShingle A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado
Carvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de
Directores de turma
Educação para a cidadania
Teses de mestrado - 2011
title_short A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado
title_full A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado
title_fullStr A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado
title_full_unstemmed A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado
title_sort A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado
author Carvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de
author_facet Carvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pintassilgo, Joaquim, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Directores de turma
Educação para a cidadania
Teses de mestrado - 2011
topic Directores de turma
Educação para a cidadania
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-07-18T15:42:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8833
url http://hdl.handle.net/10451/8833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134226371575808