A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8833 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_53a663d85086c819363cb19e480795a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8833 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiadoDirectores de turmaEducação para a cidadaniaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Sendo a educação um dos mais importantes pilares da cidadania, à responsabilidade da sociedade junta-se a da escola que, para além da dimensão de educação escolar assume também uma dimensão de educação para a cidadania e, por esta via, adquire um papel de extrema importância social. Neste sentido, a figura do Director de Turma define um dos pilares fundamentais na relação que sustenta com os vectores de triangulação constituídos pelos alunos, pais e/ou encarregados de educação e restantes professores. Assim, o presente trabalho tem como objectivo principal averiguar as percepções do director de turma face à importância das múltiplas funções que exerce em contexto escolar. Neste sentido, elaborou-se um questionário que foi aplicado a um universo de professores do 2º ciclo do Ensino Básico pertencentes ao Concelho de Loures. A análise dos resultados revela que os professores estão plenamente conscientes da importância do seu papel enquanto Directores de Turma. Sustentam a sua importância no desenvolvimento da integração escolar e familiar, no acompanhamento do desenvolvimento intelectual do aluno, bem como na identificação das suas dificuldades de aprendizagem.Considering that education is one of the most important pillars of citizenship, the responsibility of school is intimately associated with the responsibility of society. Thus school assumes besides the dimension of school education a dimension of education to citizenship, acquiring thereby a role of extreme social importance. As a consequence the figure of the class headmaster defines one of the basic pillars in the relation which he maintains with the triangular vectors formed by students, parents and/or those charged with their education and other teachers. Therefore the present work aims mainly to check and assess the perception of the class headmaster before the importance of the multiple functions which he performs in the school context. Bearing this purpose in mind, a questionnaire was made and applied to a universe of teachers of the second cycle of the Elementary Teaching system working in the Municipality of Loures. The analysis of the results reveals that the teachers are completely aware of the importance of their role as class headmaster, support their importance in the development of the school and family interaction, in accompanying the student’s intellectual development as well as in the identification of their learning difficulties.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de2013-07-18T15:42:59Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:12.706678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado |
title |
A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado |
spellingShingle |
A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado Carvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de Directores de turma Educação para a cidadania Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado |
title_full |
A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado |
title_fullStr |
A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado |
title_full_unstemmed |
A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado |
title_sort |
A escola e o meio : o director de turma como elo privilegiado |
author |
Carvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de |
author_facet |
Carvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pintassilgo, Joaquim, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carla Marta Saraiva Amado Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Directores de turma Educação para a cidadania Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Directores de turma Educação para a cidadania Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-07-18T15:42:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8833 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134226371575808 |