Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Ana Filipa Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11345
Resumo: A presente investigação, inserida no relatório final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do primeiro Ciclo do Ensino Básico, incide na compreensão das dificuldades sentidas, por alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Básico ao nível da ortografia. A metodologia adotada para esta investigação assenta num modelo de investigação-ação para a ação, que consiste num processo sequencializado, compreendido por quatro fases: planificação, ação, observação e reflexão. Este estudo tem como principais objetivos, promover a consolidação ortográfica, apelar à reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem, tendo em conta regras de ortografia, desenvolver a capacidade de concentração, onde a criança deve pensar, ler e escrever conforme é solicitado e descrever e analisar os erros ortográficos encontrados na escrita das crianças. Uma das finalidades deste estudo foi tentar perceber de que forma a prática de atividades de escrita iriam contribuir para que os alunos corrigissem individualmente os seus erros. Para o desenvolvimento deste estudo, foi essencial a participação da turma em estudo e da investigadora. Os dados necessários para esta investigação foram recolhidos através da observação naturalista, por parte da investigadora, pelas produções textuais e outros registos escritos por parte dos alunos. Foram elaboradas análises de conteúdo às observações naturalistas, produções dos alunos e categorização de erros. Desta forma, foi possível não só identificar, categorizar os seus erros ortográficos, mas sobretudo compreender as suas causas.
id RCAP_69ad8a43f2686e45482e874edb081e9b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básicoum estudo com alunos do 2º anoEscritaOrtografiaAspetos gráficos e ortográficosTipologia de erroRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioWritingSpellingGraphical and spelling aspectsMistake typologyA presente investigação, inserida no relatório final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do primeiro Ciclo do Ensino Básico, incide na compreensão das dificuldades sentidas, por alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Básico ao nível da ortografia. A metodologia adotada para esta investigação assenta num modelo de investigação-ação para a ação, que consiste num processo sequencializado, compreendido por quatro fases: planificação, ação, observação e reflexão. Este estudo tem como principais objetivos, promover a consolidação ortográfica, apelar à reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem, tendo em conta regras de ortografia, desenvolver a capacidade de concentração, onde a criança deve pensar, ler e escrever conforme é solicitado e descrever e analisar os erros ortográficos encontrados na escrita das crianças. Uma das finalidades deste estudo foi tentar perceber de que forma a prática de atividades de escrita iriam contribuir para que os alunos corrigissem individualmente os seus erros. Para o desenvolvimento deste estudo, foi essencial a participação da turma em estudo e da investigadora. Os dados necessários para esta investigação foram recolhidos através da observação naturalista, por parte da investigadora, pelas produções textuais e outros registos escritos por parte dos alunos. Foram elaboradas análises de conteúdo às observações naturalistas, produções dos alunos e categorização de erros. Desta forma, foi possível não só identificar, categorizar os seus erros ortográficos, mas sobretudo compreender as suas causas.This research, inserted in the final report of the Master Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching focuses on understanding the difficulties in spelling experienced by students in the second grade of basic education. The methodology adopted for this research is based on a research model for action research, consisting of a sequential process, composed by four phases: planning, action, observation and reflection. The study has as main objectives to promote the spelling consolidation, calling for reflection on how the words are written according the spelling rules, developing the ability to concentrate, where the child should think, read and write as it is requested and describe and analyze the spelling mistakes found in the writing of children. One purpose of this study was to try to understand how the practice of writing activities would contribute so that students would improve their writing skills in relation to misspelling individually. To develop this study, it was essential the participation of a class in study and the researcher. The data required for this research were collected through naturalistic observation by the researcher, the textual productions and other records written by the students. Content analyzes were prepared to naturalistic observations, productions of students and categorization errors. Thus, it was possible not only to identify, categorize your spelling mistakes, but above all understand its causes.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalSousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho deRepositório ComumLeitão, Ana Filipa Silva2016-02-12T15:46:40Z2016-012016-022016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11345TID:201561093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:12.291277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básico
um estudo com alunos do 2º ano
title Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básico
Leitão, Ana Filipa Silva
Escrita
Ortografia
Aspetos gráficos e ortográficos
Tipologia de erro
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Spelling
Graphical and spelling aspects
Mistake typology
title_short Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básico
title_full Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Refletir sobre ortografia no 1º ciclo do ensino básico
author Leitão, Ana Filipa Silva
author_facet Leitão, Ana Filipa Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Ana Filipa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Ortografia
Aspetos gráficos e ortográficos
Tipologia de erro
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Spelling
Graphical and spelling aspects
Mistake typology
topic Escrita
Ortografia
Aspetos gráficos e ortográficos
Tipologia de erro
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Spelling
Graphical and spelling aspects
Mistake typology
description A presente investigação, inserida no relatório final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do primeiro Ciclo do Ensino Básico, incide na compreensão das dificuldades sentidas, por alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Básico ao nível da ortografia. A metodologia adotada para esta investigação assenta num modelo de investigação-ação para a ação, que consiste num processo sequencializado, compreendido por quatro fases: planificação, ação, observação e reflexão. Este estudo tem como principais objetivos, promover a consolidação ortográfica, apelar à reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem, tendo em conta regras de ortografia, desenvolver a capacidade de concentração, onde a criança deve pensar, ler e escrever conforme é solicitado e descrever e analisar os erros ortográficos encontrados na escrita das crianças. Uma das finalidades deste estudo foi tentar perceber de que forma a prática de atividades de escrita iriam contribuir para que os alunos corrigissem individualmente os seus erros. Para o desenvolvimento deste estudo, foi essencial a participação da turma em estudo e da investigadora. Os dados necessários para esta investigação foram recolhidos através da observação naturalista, por parte da investigadora, pelas produções textuais e outros registos escritos por parte dos alunos. Foram elaboradas análises de conteúdo às observações naturalistas, produções dos alunos e categorização de erros. Desta forma, foi possível não só identificar, categorizar os seus erros ortográficos, mas sobretudo compreender as suas causas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12T15:46:40Z
2016-01
2016-02
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11345
TID:201561093
url http://hdl.handle.net/10400.26/11345
identifier_str_mv TID:201561093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135340442681344