Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nora, Rute Miriam Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24429
Resumo: O presente relatório espelha o processo formativo de desenvolvimento profissional da mestranda, realizado em dois contextos de educação de infância: em creche com crianças de dois anos e em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de quatro anos. Neste documento será apresentada a fundamentação teórica que representou o sustentáculo da prática da mestranda. Além do enquadramento legal da educação de infância em Portugal, a intencionalidade educativa, a importância das interações entre o adulto e a criança, a abordagem pedagógica HighScope e finalmente, a metodologia de trabalho de projeto foram os temas que a mestranda considerou mais significativos na sua prática. Considerando a formação em contexto, este documento apresenta também as caracterizações das instituições, grupos e salas de atividades, assim como a metodologia de investigação utilizada. Por outro lado, no terceiro capítulo são expostas as experiências pedagógicas mais significativas no percurso da formanda, tendo como sustentáculo as aprendizagens desenvolvidas e a postura crítica da mestranda. Por fim, na reflexão final, a mestranda refletiu acerca de todo o seu percurso formativo, destacando as dificuldades sentidas e elencando futuras possibilidades de desenvolvimento profissional.
id RCAP_309e011075a2040240520b84b9a8c183
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos NoraEducação de InfânciaIntencionalidade educativalnterações adulto-criançaMetodologia de Trabalho de ProjetoEarly childhood educationEducational intentionalitylnteractions adult-childrenProject Work MethodologyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório espelha o processo formativo de desenvolvimento profissional da mestranda, realizado em dois contextos de educação de infância: em creche com crianças de dois anos e em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de quatro anos. Neste documento será apresentada a fundamentação teórica que representou o sustentáculo da prática da mestranda. Além do enquadramento legal da educação de infância em Portugal, a intencionalidade educativa, a importância das interações entre o adulto e a criança, a abordagem pedagógica HighScope e finalmente, a metodologia de trabalho de projeto foram os temas que a mestranda considerou mais significativos na sua prática. Considerando a formação em contexto, este documento apresenta também as caracterizações das instituições, grupos e salas de atividades, assim como a metodologia de investigação utilizada. Por outro lado, no terceiro capítulo são expostas as experiências pedagógicas mais significativas no percurso da formanda, tendo como sustentáculo as aprendizagens desenvolvidas e a postura crítica da mestranda. Por fim, na reflexão final, a mestranda refletiu acerca de todo o seu percurso formativo, destacando as dificuldades sentidas e elencando futuras possibilidades de desenvolvimento profissional.The present report reflects the professional development training process of the master's student, carried out in two early childhood education settings, the first one in a nursery with twoyear- old children and subsequently in preschool education with a group of four-year- olds. This document will present the theoretical foundation that underpinned the student's practice. ln addition to the legal foundations for early childhood education in Portugal, the educational intentionality, the importance of interactions between adults and children, the HighScope methodology, and finally, the project-based work methodology were the to pies that the student considered most significant in her practice. Considering the training in context, this document also presents characterizations of the institutions, groups, and activity rooms, as well as the research methodology used. Finally, in the concluding reflection, the student reflected on her entire formative journey, highlighting the difficulties encountered and outlining future possibilities for professional development.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNora, Rute Miriam Campos2024-01-10T12:14:09Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24429TID:203477553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:54.205806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora
title Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora
spellingShingle Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora
Nora, Rute Miriam Campos
Educação de Infância
Intencionalidade educativa
lnterações adulto-criança
Metodologia de Trabalho de Projeto
Early childhood education
Educational intentionality
lnteractions adult-children
Project Work Methodology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora
title_full Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora
title_fullStr Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora
title_sort Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora
author Nora, Rute Miriam Campos
author_facet Nora, Rute Miriam Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nora, Rute Miriam Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Intencionalidade educativa
lnterações adulto-criança
Metodologia de Trabalho de Projeto
Early childhood education
Educational intentionality
lnteractions adult-children
Project Work Methodology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de Infância
Intencionalidade educativa
lnterações adulto-criança
Metodologia de Trabalho de Projeto
Early childhood education
Educational intentionality
lnteractions adult-children
Project Work Methodology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório espelha o processo formativo de desenvolvimento profissional da mestranda, realizado em dois contextos de educação de infância: em creche com crianças de dois anos e em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de quatro anos. Neste documento será apresentada a fundamentação teórica que representou o sustentáculo da prática da mestranda. Além do enquadramento legal da educação de infância em Portugal, a intencionalidade educativa, a importância das interações entre o adulto e a criança, a abordagem pedagógica HighScope e finalmente, a metodologia de trabalho de projeto foram os temas que a mestranda considerou mais significativos na sua prática. Considerando a formação em contexto, este documento apresenta também as caracterizações das instituições, grupos e salas de atividades, assim como a metodologia de investigação utilizada. Por outro lado, no terceiro capítulo são expostas as experiências pedagógicas mais significativas no percurso da formanda, tendo como sustentáculo as aprendizagens desenvolvidas e a postura crítica da mestranda. Por fim, na reflexão final, a mestranda refletiu acerca de todo o seu percurso formativo, destacando as dificuldades sentidas e elencando futuras possibilidades de desenvolvimento profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-10T12:14:09Z
2323
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24429
TID:203477553
url http://hdl.handle.net/10400.22/24429
identifier_str_mv TID:203477553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136944967385088