Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24429 |
Resumo: | O presente relatório espelha o processo formativo de desenvolvimento profissional da mestranda, realizado em dois contextos de educação de infância: em creche com crianças de dois anos e em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de quatro anos. Neste documento será apresentada a fundamentação teórica que representou o sustentáculo da prática da mestranda. Além do enquadramento legal da educação de infância em Portugal, a intencionalidade educativa, a importância das interações entre o adulto e a criança, a abordagem pedagógica HighScope e finalmente, a metodologia de trabalho de projeto foram os temas que a mestranda considerou mais significativos na sua prática. Considerando a formação em contexto, este documento apresenta também as caracterizações das instituições, grupos e salas de atividades, assim como a metodologia de investigação utilizada. Por outro lado, no terceiro capítulo são expostas as experiências pedagógicas mais significativas no percurso da formanda, tendo como sustentáculo as aprendizagens desenvolvidas e a postura crítica da mestranda. Por fim, na reflexão final, a mestranda refletiu acerca de todo o seu percurso formativo, destacando as dificuldades sentidas e elencando futuras possibilidades de desenvolvimento profissional. |
id |
RCAP_309e011075a2040240520b84b9a8c183 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos NoraEducação de InfânciaIntencionalidade educativalnterações adulto-criançaMetodologia de Trabalho de ProjetoEarly childhood educationEducational intentionalitylnteractions adult-childrenProject Work MethodologyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório espelha o processo formativo de desenvolvimento profissional da mestranda, realizado em dois contextos de educação de infância: em creche com crianças de dois anos e em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de quatro anos. Neste documento será apresentada a fundamentação teórica que representou o sustentáculo da prática da mestranda. Além do enquadramento legal da educação de infância em Portugal, a intencionalidade educativa, a importância das interações entre o adulto e a criança, a abordagem pedagógica HighScope e finalmente, a metodologia de trabalho de projeto foram os temas que a mestranda considerou mais significativos na sua prática. Considerando a formação em contexto, este documento apresenta também as caracterizações das instituições, grupos e salas de atividades, assim como a metodologia de investigação utilizada. Por outro lado, no terceiro capítulo são expostas as experiências pedagógicas mais significativas no percurso da formanda, tendo como sustentáculo as aprendizagens desenvolvidas e a postura crítica da mestranda. Por fim, na reflexão final, a mestranda refletiu acerca de todo o seu percurso formativo, destacando as dificuldades sentidas e elencando futuras possibilidades de desenvolvimento profissional.The present report reflects the professional development training process of the master's student, carried out in two early childhood education settings, the first one in a nursery with twoyear- old children and subsequently in preschool education with a group of four-year- olds. This document will present the theoretical foundation that underpinned the student's practice. ln addition to the legal foundations for early childhood education in Portugal, the educational intentionality, the importance of interactions between adults and children, the HighScope methodology, and finally, the project-based work methodology were the to pies that the student considered most significant in her practice. Considering the training in context, this document also presents characterizations of the institutions, groups, and activity rooms, as well as the research methodology used. Finally, in the concluding reflection, the student reflected on her entire formative journey, highlighting the difficulties encountered and outlining future possibilities for professional development.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNora, Rute Miriam Campos2024-01-10T12:14:09Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24429TID:203477553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:54.205806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora |
title |
Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora Nora, Rute Miriam Campos Educação de Infância Intencionalidade educativa lnterações adulto-criança Metodologia de Trabalho de Projeto Early childhood education Educational intentionality lnteractions adult-children Project Work Methodology Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora |
title_full |
Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora |
title_sort |
Relatório de Estágio de Rute Miriam Campos Nora |
author |
Nora, Rute Miriam Campos |
author_facet |
Nora, Rute Miriam Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sara de Barros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nora, Rute Miriam Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Infância Intencionalidade educativa lnterações adulto-criança Metodologia de Trabalho de Projeto Early childhood education Educational intentionality lnteractions adult-children Project Work Methodology Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação de Infância Intencionalidade educativa lnterações adulto-criança Metodologia de Trabalho de Projeto Early childhood education Educational intentionality lnteractions adult-children Project Work Methodology Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório espelha o processo formativo de desenvolvimento profissional da mestranda, realizado em dois contextos de educação de infância: em creche com crianças de dois anos e em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de quatro anos. Neste documento será apresentada a fundamentação teórica que representou o sustentáculo da prática da mestranda. Além do enquadramento legal da educação de infância em Portugal, a intencionalidade educativa, a importância das interações entre o adulto e a criança, a abordagem pedagógica HighScope e finalmente, a metodologia de trabalho de projeto foram os temas que a mestranda considerou mais significativos na sua prática. Considerando a formação em contexto, este documento apresenta também as caracterizações das instituições, grupos e salas de atividades, assim como a metodologia de investigação utilizada. Por outro lado, no terceiro capítulo são expostas as experiências pedagógicas mais significativas no percurso da formanda, tendo como sustentáculo as aprendizagens desenvolvidas e a postura crítica da mestranda. Por fim, na reflexão final, a mestranda refletiu acerca de todo o seu percurso formativo, destacando as dificuldades sentidas e elencando futuras possibilidades de desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-10T12:14:09Z 2323 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24429 TID:203477553 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24429 |
identifier_str_mv |
TID:203477553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136944967385088 |