Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Nuno André Carreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5185
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_309e150ff61cbc2d2a2987fe8ecd43ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadaniaEuropa - História - séc.15-16Educação para a cidadaniaDidáctica da históriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011Apresenta-se uma proposta didáctica do TEMA E – Expansão e mudança nos séculos XV e XVI – O expansionismo europeu, ao mesmo tempo científica e formadora, realizada com alunos do 8.º ano de escolaridade do Ensino Básico, numa escola situada em Lisboa. Uma leitura atenta do documento Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Específicas permite-nos antever algumas linhas orientadoras, conduzindo o processo ensino-aprendizagem para além do horizonte de um conhecimento meramente centrado nos conteúdos científicos. De facto, em todas as áreas, o Currículo Nacional apresenta não só conhecimentos, mas também competências que o aluno deverá desenvolver ao longo de cada ciclo de estudos, bem como experiências de aprendizagem que lhe permitam a aquisição dessas valências. Para além da aprendizagem dos conhecimentos científicos ou do desenvolvimento das capacidades cognitivas, a ambição maior será fornecer ao aluno metodologias e instrumentos que lhe permitam usar os saberes adquiridos ao longo do seu crescimento, da sua formação e da sua inclusão na sociedade.This paper presents a teaching approach done with 8th grade students at a school in Lisbon, Portugal on TOPIC E – Change and Expansion during the 15th and 16th Centuries – European Expansionism. A thorough reading of the National Curriculum for Primary and Elementary Portuguese Schools allows us to see that its purpose goes beyond teaching and learning the basic knowledgeable content. In fact, the National Curriculum, besides stating the learning aims for each learning cycle (primary, elementary and middle school), also mentions learning skills and experiences that also contribute towards reaching those same aims. Thus, in addition to developing cognitive and scientific skills, an emphasis is placed on providing the student with the means and tools that will allow him or her to use the acquired knowledge throughout their personal growth, professional development and upon entering society.Faria, Ana Maria Homem Leal de, 1946-Repositório da Universidade de LisboaSanches, Nuno André Carreira2012-02-07T18:04:42Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:39.543218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
title Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
spellingShingle Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
Sanches, Nuno André Carreira
Europa - História - séc.15-16
Educação para a cidadania
Didáctica da história
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
title_full Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
title_fullStr Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
title_full_unstemmed Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
title_sort Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
author Sanches, Nuno André Carreira
author_facet Sanches, Nuno André Carreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Ana Maria Homem Leal de, 1946-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Nuno André Carreira
dc.subject.por.fl_str_mv Europa - História - séc.15-16
Educação para a cidadania
Didáctica da história
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Europa - História - séc.15-16
Educação para a cidadania
Didáctica da história
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-07T18:04:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5185
url http://hdl.handle.net/10451/5185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv audio/x-mpeg
audio/x-mpeg
audio/x-mpeg
audio/x-mpeg
audio/x-mpeg
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193898225664