Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5185 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011 |
id |
RCAP_309e150ff61cbc2d2a2987fe8ecd43ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5185 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadaniaEuropa - História - séc.15-16Educação para a cidadaniaDidáctica da históriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011Apresenta-se uma proposta didáctica do TEMA E – Expansão e mudança nos séculos XV e XVI – O expansionismo europeu, ao mesmo tempo científica e formadora, realizada com alunos do 8.º ano de escolaridade do Ensino Básico, numa escola situada em Lisboa. Uma leitura atenta do documento Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Específicas permite-nos antever algumas linhas orientadoras, conduzindo o processo ensino-aprendizagem para além do horizonte de um conhecimento meramente centrado nos conteúdos científicos. De facto, em todas as áreas, o Currículo Nacional apresenta não só conhecimentos, mas também competências que o aluno deverá desenvolver ao longo de cada ciclo de estudos, bem como experiências de aprendizagem que lhe permitam a aquisição dessas valências. Para além da aprendizagem dos conhecimentos científicos ou do desenvolvimento das capacidades cognitivas, a ambição maior será fornecer ao aluno metodologias e instrumentos que lhe permitam usar os saberes adquiridos ao longo do seu crescimento, da sua formação e da sua inclusão na sociedade.This paper presents a teaching approach done with 8th grade students at a school in Lisbon, Portugal on TOPIC E – Change and Expansion during the 15th and 16th Centuries – European Expansionism. A thorough reading of the National Curriculum for Primary and Elementary Portuguese Schools allows us to see that its purpose goes beyond teaching and learning the basic knowledgeable content. In fact, the National Curriculum, besides stating the learning aims for each learning cycle (primary, elementary and middle school), also mentions learning skills and experiences that also contribute towards reaching those same aims. Thus, in addition to developing cognitive and scientific skills, an emphasis is placed on providing the student with the means and tools that will allow him or her to use the acquired knowledge throughout their personal growth, professional development and upon entering society.Faria, Ana Maria Homem Leal de, 1946-Repositório da Universidade de LisboaSanches, Nuno André Carreira2012-02-07T18:04:42Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:39.543218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania |
title |
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania |
spellingShingle |
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania Sanches, Nuno André Carreira Europa - História - séc.15-16 Educação para a cidadania Didáctica da história Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
title_short |
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania |
title_full |
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania |
title_fullStr |
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania |
title_full_unstemmed |
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania |
title_sort |
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania |
author |
Sanches, Nuno André Carreira |
author_facet |
Sanches, Nuno André Carreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Ana Maria Homem Leal de, 1946- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Nuno André Carreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Europa - História - séc.15-16 Educação para a cidadania Didáctica da história Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
topic |
Europa - História - séc.15-16 Educação para a cidadania Didáctica da história Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-02-07T18:04:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5185 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
audio/x-mpeg audio/x-mpeg audio/x-mpeg audio/x-mpeg audio/x-mpeg application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134193898225664 |