Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12345 |
Resumo: | O objetivo do presente relatório é apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito da Pratica de Ensino Supervisionada refletindo as experiências e aprendizagens adquiridas enquanto professor. Uma reflexão de evolução e de valorização pessoal e profissional. É também um espaço de reflexão crítica sobre as práticas, sobre o trabalho em sala de aula e sobre as aprendizagens matemáticas dos alunos. O relatório apresenta uma sequência de aulas baseadas em tarefas de exploração onde foram utilizadas diferentes dinâmicas que potenciam a motivação dos alunos, a construção do conhecimento, a conexão da matemática com a realidade, a argumentação matemática e a crítica. No decorrer destas aulas foram também abrangidos os vários momentos da aplicação da tarefa: introdução, trabalho autónomo dos alunos, discussão e síntese; Abstract: Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching on 3rd Cycle and Secondary levels of Pedro Miguel Alves Gonçalves The objective of this report is to present the work developed during the Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching reflecting on the experiences and learning acquired as a teacher. A reflection of evolution and of personal and professional appreciation. It will also be a space to critically reflect over the practices, the work in the classroom and the mathematical learning of students. The report presents a sequence of classes based on exploration tasks where different dynamic techniques were used to improve student motivation, knowledge construction, the connection between mathematics and reality, mathematical argumentation and critic. During these classes the several moments of the task application were also covered: introduction, the student autonomous work, discussion and synthesis. |
id |
RCAP_30aacd234bf9516e84d98d52eb7093e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12345 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundárioO objetivo do presente relatório é apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito da Pratica de Ensino Supervisionada refletindo as experiências e aprendizagens adquiridas enquanto professor. Uma reflexão de evolução e de valorização pessoal e profissional. É também um espaço de reflexão crítica sobre as práticas, sobre o trabalho em sala de aula e sobre as aprendizagens matemáticas dos alunos. O relatório apresenta uma sequência de aulas baseadas em tarefas de exploração onde foram utilizadas diferentes dinâmicas que potenciam a motivação dos alunos, a construção do conhecimento, a conexão da matemática com a realidade, a argumentação matemática e a crítica. No decorrer destas aulas foram também abrangidos os vários momentos da aplicação da tarefa: introdução, trabalho autónomo dos alunos, discussão e síntese; Abstract: Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching on 3rd Cycle and Secondary levels of Pedro Miguel Alves Gonçalves The objective of this report is to present the work developed during the Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching reflecting on the experiences and learning acquired as a teacher. A reflection of evolution and of personal and professional appreciation. It will also be a space to critically reflect over the practices, the work in the classroom and the mathematical learning of students. The report presents a sequence of classes based on exploration tasks where different dynamic techniques were used to improve student motivation, knowledge construction, the connection between mathematics and reality, mathematical argumentation and critic. During these classes the several moments of the task application were also covered: introduction, the student autonomous work, discussion and synthesis.Universidade de Évora2015-01-08T11:59:05Z2015-01-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12345http://hdl.handle.net/10174/12345TID:201234475porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoavrpedro@gmail.com672Gonçalves, Pedro Miguel Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:17.130921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundário |
title |
Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundário |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundário Gonçalves, Pedro Miguel Alves |
title_short |
Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundário |
title_full |
Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundário |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundário |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundário |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada do mestrado em ensino da matemática para o 3º ciclo e secundário |
author |
Gonçalves, Pedro Miguel Alves |
author_facet |
Gonçalves, Pedro Miguel Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Pedro Miguel Alves |
description |
O objetivo do presente relatório é apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito da Pratica de Ensino Supervisionada refletindo as experiências e aprendizagens adquiridas enquanto professor. Uma reflexão de evolução e de valorização pessoal e profissional. É também um espaço de reflexão crítica sobre as práticas, sobre o trabalho em sala de aula e sobre as aprendizagens matemáticas dos alunos. O relatório apresenta uma sequência de aulas baseadas em tarefas de exploração onde foram utilizadas diferentes dinâmicas que potenciam a motivação dos alunos, a construção do conhecimento, a conexão da matemática com a realidade, a argumentação matemática e a crítica. No decorrer destas aulas foram também abrangidos os vários momentos da aplicação da tarefa: introdução, trabalho autónomo dos alunos, discussão e síntese; Abstract: Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching on 3rd Cycle and Secondary levels of Pedro Miguel Alves Gonçalves The objective of this report is to present the work developed during the Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching reflecting on the experiences and learning acquired as a teacher. A reflection of evolution and of personal and professional appreciation. It will also be a space to critically reflect over the practices, the work in the classroom and the mathematical learning of students. The report presents a sequence of classes based on exploration tasks where different dynamic techniques were used to improve student motivation, knowledge construction, the connection between mathematics and reality, mathematical argumentation and critic. During these classes the several moments of the task application were also covered: introduction, the student autonomous work, discussion and synthesis. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-01-08T11:59:05Z 2015-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12345 http://hdl.handle.net/10174/12345 TID:201234475 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12345 |
identifier_str_mv |
TID:201234475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação avrpedro@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550693902319616 |