Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9083 |
Resumo: | Resumo Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para 3.º Ciclo e Secundário de Ana Isabel Martins Trindade Nos dias de hoje, a escola apresenta-se como um local de formação e convívio com alunos cada vez mais heterogéneos e exigentes. Cabe ao professor acompanhar o rápido desenvolvimento da sociedade atual através da diversificação dos métodos de ensino e da criação de situações de aprendizagem motivantes que impliquem o aluno na sua própria aprendizagem. Assim, na prática de ensino supervisionada realizada pela autora em duas escolas (básica e secundária), foram desenvolvidas atividades que contribuíram para a aprendizagem dos alunos e igualmente para o próprio desenvolvimento profissional, que se reflete neste relatório. Das muitas aprendizagens identificadas no percurso formativo da autora, destacam-se as realizadas a nível do processo instrucional que orienta as fases de planificação, condução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Sublinha-se o recurso a tarefas de modelação matemática, a condução dos vários momentos da aula e a utilização da tecnologia na sala de aula.;Abstract Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching on 3rd Cycle and Secondary levels of Ana Isabel Martins Trindade Nowadays, school presents itself as a place of training and socializing with students increasingly demanding and heterogeneous. The teacher has to accompany the rapid development of modern society through diversification of teaching methods and creation of motivating learning situations that involve students in their own learning. So, on supervised teaching practice developed by the author in two schools (basic and secondary), several activities were developed that contributed both to students learning and to the author professional development, as explained in this report. Among the professional knowledge learned during the training process, the author identified several learnigs concerning the instructional process that guides the phases of planning, conducting and evaluating of teaching and learning process. To be stressed are the use of mathematical modeling tasks, the conduct of the various moments of the lesson and use of technology in the classroom. |
id |
RCAP_4f88c446f2f1db47f2498fa1276ffac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9083 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundárioprocesso instrucionalplanificaçãoResumo Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para 3.º Ciclo e Secundário de Ana Isabel Martins Trindade Nos dias de hoje, a escola apresenta-se como um local de formação e convívio com alunos cada vez mais heterogéneos e exigentes. Cabe ao professor acompanhar o rápido desenvolvimento da sociedade atual através da diversificação dos métodos de ensino e da criação de situações de aprendizagem motivantes que impliquem o aluno na sua própria aprendizagem. Assim, na prática de ensino supervisionada realizada pela autora em duas escolas (básica e secundária), foram desenvolvidas atividades que contribuíram para a aprendizagem dos alunos e igualmente para o próprio desenvolvimento profissional, que se reflete neste relatório. Das muitas aprendizagens identificadas no percurso formativo da autora, destacam-se as realizadas a nível do processo instrucional que orienta as fases de planificação, condução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Sublinha-se o recurso a tarefas de modelação matemática, a condução dos vários momentos da aula e a utilização da tecnologia na sala de aula.;Abstract Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching on 3rd Cycle and Secondary levels of Ana Isabel Martins Trindade Nowadays, school presents itself as a place of training and socializing with students increasingly demanding and heterogeneous. The teacher has to accompany the rapid development of modern society through diversification of teaching methods and creation of motivating learning situations that involve students in their own learning. So, on supervised teaching practice developed by the author in two schools (basic and secondary), several activities were developed that contributed both to students learning and to the author professional development, as explained in this report. Among the professional knowledge learned during the training process, the author identified several learnigs concerning the instructional process that guides the phases of planning, conducting and evaluating of teaching and learning process. To be stressed are the use of mathematical modeling tasks, the conduct of the various moments of the lesson and use of technology in the classroom.Universidade de Évora2013-12-16T16:21:58Z2013-12-162012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9083http://hdl.handle.net/10174/9083pornd672Trindade, Ana Isabel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:14.517458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário |
title |
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário Trindade, Ana Isabel Martins processo instrucional planificação |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário |
author |
Trindade, Ana Isabel Martins |
author_facet |
Trindade, Ana Isabel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Ana Isabel Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processo instrucional planificação |
topic |
processo instrucional planificação |
description |
Resumo Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para 3.º Ciclo e Secundário de Ana Isabel Martins Trindade Nos dias de hoje, a escola apresenta-se como um local de formação e convívio com alunos cada vez mais heterogéneos e exigentes. Cabe ao professor acompanhar o rápido desenvolvimento da sociedade atual através da diversificação dos métodos de ensino e da criação de situações de aprendizagem motivantes que impliquem o aluno na sua própria aprendizagem. Assim, na prática de ensino supervisionada realizada pela autora em duas escolas (básica e secundária), foram desenvolvidas atividades que contribuíram para a aprendizagem dos alunos e igualmente para o próprio desenvolvimento profissional, que se reflete neste relatório. Das muitas aprendizagens identificadas no percurso formativo da autora, destacam-se as realizadas a nível do processo instrucional que orienta as fases de planificação, condução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Sublinha-se o recurso a tarefas de modelação matemática, a condução dos vários momentos da aula e a utilização da tecnologia na sala de aula.;Abstract Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching on 3rd Cycle and Secondary levels of Ana Isabel Martins Trindade Nowadays, school presents itself as a place of training and socializing with students increasingly demanding and heterogeneous. The teacher has to accompany the rapid development of modern society through diversification of teaching methods and creation of motivating learning situations that involve students in their own learning. So, on supervised teaching practice developed by the author in two schools (basic and secondary), several activities were developed that contributed both to students learning and to the author professional development, as explained in this report. Among the professional knowledge learned during the training process, the author identified several learnigs concerning the instructional process that guides the phases of planning, conducting and evaluating of teaching and learning process. To be stressed are the use of mathematical modeling tasks, the conduct of the various moments of the lesson and use of technology in the classroom. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-12-16T16:21:58Z 2013-12-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9083 http://hdl.handle.net/10174/9083 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554432201588736 |