Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18182 |
Resumo: | O presente relatório pretende refletir sobre a prática letiva realizada pela professora estagiária, Maria Luísa da Cal, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Português e Espanhol para os Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária André de Gouveia em Évora, no ano letivo 2014/2015, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Este documento abrange uma parte de enquadramento teórico que sintetiza os fundamentos sobre os quais se apoiam atividades letivas, exprime a preocupação com todos os aspetos que cada professor deve ter em conta na preparação das suas intervenções; uma parte onde são descritas e comentadas as atividades desenvolvidas ao longo da prática letiva, no que respeita à planificação, à ação e à análise da prática de ensino; uma parte que aborda a participação do professor estagiário na comunidade escolar e por fim uma parte onde aborda as responsabilidades assumidas pelo professor; Abstract: Report of Supervised Teaching Practice in the area of specialization of the Masters in the Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and the Teaching of Spanish in Basic and Secondary Education, conducted by the student Maria Luísa Gonçalves da Cal This report intend to reflect about the practice of teaching achieved by trainee teacher Maria Luísa da Cal, in the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Masters in Teaching of Portuguese and Spanish for Basic and Secondary Education, realized in the Secondary School in Évora, academic year 2014/2015, be managed by Doctor Paulo Jaime Lampreia Costa. This document comprehend a part of the theoretical framing that synthesize the foundations on which support the teaching activities, expressing concern about all aspects that each teacher must take into account in preparing their interventions; some of which are described and commented on the activities developed during the teaching practice, with respect to planning, action and analysis of teaching practice; a part that approach the participation of trainee teacher in the school community and ultimately a part which deals the responsibilities assumed by the teacher. |
id |
RCAP_1d7efd0f266fa645f67715918c699a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18182 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioO presente relatório pretende refletir sobre a prática letiva realizada pela professora estagiária, Maria Luísa da Cal, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Português e Espanhol para os Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária André de Gouveia em Évora, no ano letivo 2014/2015, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Este documento abrange uma parte de enquadramento teórico que sintetiza os fundamentos sobre os quais se apoiam atividades letivas, exprime a preocupação com todos os aspetos que cada professor deve ter em conta na preparação das suas intervenções; uma parte onde são descritas e comentadas as atividades desenvolvidas ao longo da prática letiva, no que respeita à planificação, à ação e à análise da prática de ensino; uma parte que aborda a participação do professor estagiário na comunidade escolar e por fim uma parte onde aborda as responsabilidades assumidas pelo professor; Abstract: Report of Supervised Teaching Practice in the area of specialization of the Masters in the Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and the Teaching of Spanish in Basic and Secondary Education, conducted by the student Maria Luísa Gonçalves da Cal This report intend to reflect about the practice of teaching achieved by trainee teacher Maria Luísa da Cal, in the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Masters in Teaching of Portuguese and Spanish for Basic and Secondary Education, realized in the Secondary School in Évora, academic year 2014/2015, be managed by Doctor Paulo Jaime Lampreia Costa. This document comprehend a part of the theoretical framing that synthesize the foundations on which support the teaching activities, expressing concern about all aspects that each teacher must take into account in preparing their interventions; some of which are described and commented on the activities developed during the teaching practice, with respect to planning, action and analysis of teaching practice; a part that approach the participation of trainee teacher in the school community and ultimately a part which deals the responsibilities assumed by the teacher.2016-03-21T15:27:03Z2016-03-212015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18182http://hdl.handle.net/10174/18182TID:201065835porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomluisagcal@hotmail.com672Cal, Maria Luísa Gonçalves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:08.011119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário Cal, Maria Luísa Gonçalves da |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
author |
Cal, Maria Luísa Gonçalves da |
author_facet |
Cal, Maria Luísa Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cal, Maria Luísa Gonçalves da |
description |
O presente relatório pretende refletir sobre a prática letiva realizada pela professora estagiária, Maria Luísa da Cal, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Português e Espanhol para os Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária André de Gouveia em Évora, no ano letivo 2014/2015, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Este documento abrange uma parte de enquadramento teórico que sintetiza os fundamentos sobre os quais se apoiam atividades letivas, exprime a preocupação com todos os aspetos que cada professor deve ter em conta na preparação das suas intervenções; uma parte onde são descritas e comentadas as atividades desenvolvidas ao longo da prática letiva, no que respeita à planificação, à ação e à análise da prática de ensino; uma parte que aborda a participação do professor estagiário na comunidade escolar e por fim uma parte onde aborda as responsabilidades assumidas pelo professor; Abstract: Report of Supervised Teaching Practice in the area of specialization of the Masters in the Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and the Teaching of Spanish in Basic and Secondary Education, conducted by the student Maria Luísa Gonçalves da Cal This report intend to reflect about the practice of teaching achieved by trainee teacher Maria Luísa da Cal, in the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Masters in Teaching of Portuguese and Spanish for Basic and Secondary Education, realized in the Secondary School in Évora, academic year 2014/2015, be managed by Doctor Paulo Jaime Lampreia Costa. This document comprehend a part of the theoretical framing that synthesize the foundations on which support the teaching activities, expressing concern about all aspects that each teacher must take into account in preparing their interventions; some of which are described and commented on the activities developed during the teaching practice, with respect to planning, action and analysis of teaching practice; a part that approach the participation of trainee teacher in the school community and ultimately a part which deals the responsibilities assumed by the teacher. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-21T15:27:03Z 2016-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18182 http://hdl.handle.net/10174/18182 TID:201065835 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18182 |
identifier_str_mv |
TID:201065835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação mluisagcal@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550020909465600 |