Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cal, Maria Luísa Gonçalves da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18182
Resumo: O presente relatório pretende refletir sobre a prática letiva realizada pela professora estagiária, Maria Luísa da Cal, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Português e Espanhol para os Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária André de Gouveia em Évora, no ano letivo 2014/2015, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Este documento abrange uma parte de enquadramento teórico que sintetiza os fundamentos sobre os quais se apoiam atividades letivas, exprime a preocupação com todos os aspetos que cada professor deve ter em conta na preparação das suas intervenções; uma parte onde são descritas e comentadas as atividades desenvolvidas ao longo da prática letiva, no que respeita à planificação, à ação e à análise da prática de ensino; uma parte que aborda a participação do professor estagiário na comunidade escolar e por fim uma parte onde aborda as responsabilidades assumidas pelo professor; Abstract: Report of Supervised Teaching Practice in the area of specialization of the Masters in the Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and the Teaching of Spanish in Basic and Secondary Education, conducted by the student Maria Luísa Gonçalves da Cal This report intend to reflect about the practice of teaching achieved by trainee teacher Maria Luísa da Cal, in the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Masters in Teaching of Portuguese and Spanish for Basic and Secondary Education, realized in the Secondary School in Évora, academic year 2014/2015, be managed by Doctor Paulo Jaime Lampreia Costa. This document comprehend a part of the theoretical framing that synthesize the foundations on which support the teaching activities, expressing concern about all aspects that each teacher must take into account in preparing their interventions; some of which are described and commented on the activities developed during the teaching practice, with respect to planning, action and analysis of teaching practice; a part that approach the participation of trainee teacher in the school community and ultimately a part which deals the responsibilities assumed by the teacher.
id RCAP_1d7efd0f266fa645f67715918c699a1e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioO presente relatório pretende refletir sobre a prática letiva realizada pela professora estagiária, Maria Luísa da Cal, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Português e Espanhol para os Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária André de Gouveia em Évora, no ano letivo 2014/2015, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Este documento abrange uma parte de enquadramento teórico que sintetiza os fundamentos sobre os quais se apoiam atividades letivas, exprime a preocupação com todos os aspetos que cada professor deve ter em conta na preparação das suas intervenções; uma parte onde são descritas e comentadas as atividades desenvolvidas ao longo da prática letiva, no que respeita à planificação, à ação e à análise da prática de ensino; uma parte que aborda a participação do professor estagiário na comunidade escolar e por fim uma parte onde aborda as responsabilidades assumidas pelo professor; Abstract: Report of Supervised Teaching Practice in the area of specialization of the Masters in the Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and the Teaching of Spanish in Basic and Secondary Education, conducted by the student Maria Luísa Gonçalves da Cal This report intend to reflect about the practice of teaching achieved by trainee teacher Maria Luísa da Cal, in the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Masters in Teaching of Portuguese and Spanish for Basic and Secondary Education, realized in the Secondary School in Évora, academic year 2014/2015, be managed by Doctor Paulo Jaime Lampreia Costa. This document comprehend a part of the theoretical framing that synthesize the foundations on which support the teaching activities, expressing concern about all aspects that each teacher must take into account in preparing their interventions; some of which are described and commented on the activities developed during the teaching practice, with respect to planning, action and analysis of teaching practice; a part that approach the participation of trainee teacher in the school community and ultimately a part which deals the responsibilities assumed by the teacher.2016-03-21T15:27:03Z2016-03-212015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18182http://hdl.handle.net/10174/18182TID:201065835porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomluisagcal@hotmail.com672Cal, Maria Luísa Gonçalves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:08.011119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Cal, Maria Luísa Gonçalves da
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada (PES) na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
author Cal, Maria Luísa Gonçalves da
author_facet Cal, Maria Luísa Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cal, Maria Luísa Gonçalves da
description O presente relatório pretende refletir sobre a prática letiva realizada pela professora estagiária, Maria Luísa da Cal, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Português e Espanhol para os Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária André de Gouveia em Évora, no ano letivo 2014/2015, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Este documento abrange uma parte de enquadramento teórico que sintetiza os fundamentos sobre os quais se apoiam atividades letivas, exprime a preocupação com todos os aspetos que cada professor deve ter em conta na preparação das suas intervenções; uma parte onde são descritas e comentadas as atividades desenvolvidas ao longo da prática letiva, no que respeita à planificação, à ação e à análise da prática de ensino; uma parte que aborda a participação do professor estagiário na comunidade escolar e por fim uma parte onde aborda as responsabilidades assumidas pelo professor; Abstract: Report of Supervised Teaching Practice in the area of specialization of the Masters in the Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and the Teaching of Spanish in Basic and Secondary Education, conducted by the student Maria Luísa Gonçalves da Cal This report intend to reflect about the practice of teaching achieved by trainee teacher Maria Luísa da Cal, in the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Masters in Teaching of Portuguese and Spanish for Basic and Secondary Education, realized in the Secondary School in Évora, academic year 2014/2015, be managed by Doctor Paulo Jaime Lampreia Costa. This document comprehend a part of the theoretical framing that synthesize the foundations on which support the teaching activities, expressing concern about all aspects that each teacher must take into account in preparing their interventions; some of which are described and commented on the activities developed during the teaching practice, with respect to planning, action and analysis of teaching practice; a part that approach the participation of trainee teacher in the school community and ultimately a part which deals the responsibilities assumed by the teacher.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-21T15:27:03Z
2016-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18182
http://hdl.handle.net/10174/18182
TID:201065835
url http://hdl.handle.net/10174/18182
identifier_str_mv TID:201065835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
mluisagcal@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550020909465600