Avaliação da qualidade do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar: estudo prático à especialidade de Piloto Aviador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Vasco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39770
Resumo: Voar é, na sua essência, a ação de livre mobilidade na atmosfera. Consiste num movimento nos três eixos de direção: longitudinal, transversal, vertical. Voar é um movimento anómalo para o Homem já que ele só está habituado a movimentar-se nos eixos transversal e vertical. Voar é também a habilidade de tomar decisões num curto espaço de tempo. Voar envolve preparação prévia e treino de modo a resolver emergências que possam ocurrer, internas ou externas à aeronave. Dito isto, o desejo de ser um piloto, especialmente militar, não é suficiente. É necessário todo um conjunto de características físicas e psicológicas para o ser. Uma vez que as organizações modernas se deparam com ambientes muito difíceis e dinâmicos, é indiscutível afirmar que os seus recursos humanos precisam de estar previamente preparados. Um primeiro passo a implementar será a gestão de competências, que cada vez mais comprova sua importância na gestão de recursos humanos. A Força Aérea Portuguesa não é excepção. Modelos de competências podem ser aplicados no recrutamento, seleção, progressão na carreira, no entanto, a presente dissertação é uma tentativa de aplicar um modelo de competências na Academia de Força Aérea nomeadamente no Mestrado em Aeronáutica Militar, especialidade de Piloto Aviador. Utilizando um modelo de análise de qualidade baseado em competências, aliado ao conhecimento da Gestão de Competências, este trabalho procura dotar ferramentas de análise de qualidade inovadoras utilizando como caso prático o curso dos Pilotos Militares portugueses.
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