Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30204 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
id |
RCAP_30b7c20b85ac66e4417b5110e0a89354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30204 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagemRelatório de estágioEnsino da filosofiaTextoImagemSignoHabitarInternship reportPhilosophy teachingTextPictureSignInhabit19:372.819372.819:19Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho, intitulado Pensar com ou Pensar a partir do texto e da imagem, é o Relatório de Estágio em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, que decorreu no ano letivo de 2012/2013, na Escola Secundária de Maximinos em Braga, numa turma de décimo primeiro ano pertencente ao curso Científico- Humanístico de Ciências e Tecnologias. O Relatório Pensar com ou Pensar a partir do texto e da imagem tenta mostrar a sua principal finalidade: a partir das aulas de Filosofia estimular o pensamento crítico dos alunos, procurando, deste modo, responder aos interesses e necessidades de quem aprende, de quem ensina e tem de avaliar. Com esta dupla convocação - texto e imagem - pretende-se criar um signo mais rico. Pretende-se construir uma narrativa mais rica, com outras atmosferas, outros mundos possíveis, de forma a tornar a aula um espaço da possibilidade e de encontro. De um reencontro de mim comigo e/ou com os outros, em que o aluno é convidado a habitar com a possibilidade de interagir criticamente, pelo questionamento e pela confrontação, com perspetivas alternativas, provocando o chamamento e alargamento do Eu. O relatório aqui apresentado contempla duas vertentes: (1) uma vertente letiva, onde se procederá à apresentação das temáticas lecionadas nas aulas e (2) uma vertente de investigação, onde se apresenta e se descreve o tema de investigação. O presente relatório apresenta a seguinte estrutura: a primeira parte intitulada Contexto e Desenvolvimento Geral da Intervenção está dividida em dois pontos, a saber, (1) Enquadramento Contextual para a Vertente Letiva e (2) Enquadramento Contextual para a Vertente Letiva Investigação/Acção; a segunda parte intitulada Desenvolvimento e Avaliação da Intervenção está dividida em três pontos, a saber, (1) Desenvolvimento do Tema : Pensar com ou Pensar a partir do texto e da imagem, (2) Descrição do Processo de Ensino-Aprendizagem e (3) Avaliação da Intervenção. Este relatório é ainda constituído por uma introdução, uma conclusão, bibliografia e um conjunto de anexos.This work, titled Thinking with or Thinking from the text and the picture, is the internship report on the teaching of Philosophy in High School Education, during the academic year of 2012/2013, in High School of Maximinos in Braga, for an eleventh grade class enrolled in the Scientific-Humanistic Sciences and Technologies course. The Report Thinking with or Thinking from the text and the picture tries to show its main purpose: stimulate the students’ critical thinking from Philosophy classes, hence trying to address the interests and needs of those who learn, and those who teach and have to evaluate and assess. With this double call – text and picture – the intention is to create a richer sign. The purpose is to build a richer narrative, with other atmospheres, other possible worlds, so that the classroom can become a space of possibility and encounter. From a re-encounter with myself and/or with others, the student is asked to live with the possibility of interacting critically by questioning and confronting alternative perspectives, causing the calling and the extension of the Self. This report follows a two-pronged approach: (1) an academic component, which will follow the presentation of subjects lectured in the classes and (2) a research component, which will present and describe the subject of research. This report presents the following structure: the first part, titled Context and General Development of the Intervention, is split into two parts: (1) Contextual Framework for the Academic Perspective and (2) Contextual Framework for the Research/ Action Academic Perspective; the second part, titled Development and Assessment of the Intervention, is split into three parts: (1) Development of the Subject: Thinking with or Thinking from the text and the picture, (2) Description of the Teaching-Learning Process and (3) Assessment of the Intervention. This report is also includes an introduction, a conclusion, a bibliography and a set of appendices.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoDias, José Fernando Oliveira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30204por201406721info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:39.650342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem |
title |
Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem |
spellingShingle |
Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem Dias, José Fernando Oliveira Relatório de estágio Ensino da filosofia Texto Imagem Signo Habitar Internship report Philosophy teaching Text Picture Sign Inhabit 19:372.819 372.819:19 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem |
title_full |
Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem |
title_fullStr |
Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem |
title_full_unstemmed |
Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem |
title_sort |
Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem |
author |
Dias, José Fernando Oliveira |
author_facet |
Dias, José Fernando Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Custódia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, José Fernando Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de estágio Ensino da filosofia Texto Imagem Signo Habitar Internship report Philosophy teaching Text Picture Sign Inhabit 19:372.819 372.819:19 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Relatório de estágio Ensino da filosofia Texto Imagem Signo Habitar Internship report Philosophy teaching Text Picture Sign Inhabit 19:372.819 372.819:19 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30204 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201406721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132769431846912 |