Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, José Fernando Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30204
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_30b7c20b85ac66e4417b5110e0a89354
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagemRelatório de estágioEnsino da filosofiaTextoImagemSignoHabitarInternship reportPhilosophy teachingTextPictureSignInhabit19:372.819372.819:19Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho, intitulado Pensar com ou Pensar a partir do texto e da imagem, é o Relatório de Estágio em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, que decorreu no ano letivo de 2012/2013, na Escola Secundária de Maximinos em Braga, numa turma de décimo primeiro ano pertencente ao curso Científico- Humanístico de Ciências e Tecnologias. O Relatório Pensar com ou Pensar a partir do texto e da imagem tenta mostrar a sua principal finalidade: a partir das aulas de Filosofia estimular o pensamento crítico dos alunos, procurando, deste modo, responder aos interesses e necessidades de quem aprende, de quem ensina e tem de avaliar. Com esta dupla convocação - texto e imagem - pretende-se criar um signo mais rico. Pretende-se construir uma narrativa mais rica, com outras atmosferas, outros mundos possíveis, de forma a tornar a aula um espaço da possibilidade e de encontro. De um reencontro de mim comigo e/ou com os outros, em que o aluno é convidado a habitar com a possibilidade de interagir criticamente, pelo questionamento e pela confrontação, com perspetivas alternativas, provocando o chamamento e alargamento do Eu. O relatório aqui apresentado contempla duas vertentes: (1) uma vertente letiva, onde se procederá à apresentação das temáticas lecionadas nas aulas e (2) uma vertente de investigação, onde se apresenta e se descreve o tema de investigação. O presente relatório apresenta a seguinte estrutura: a primeira parte intitulada Contexto e Desenvolvimento Geral da Intervenção está dividida em dois pontos, a saber, (1) Enquadramento Contextual para a Vertente Letiva e (2) Enquadramento Contextual para a Vertente Letiva Investigação/Acção; a segunda parte intitulada Desenvolvimento e Avaliação da Intervenção está dividida em três pontos, a saber, (1) Desenvolvimento do Tema : Pensar com ou Pensar a partir do texto e da imagem, (2) Descrição do Processo de Ensino-Aprendizagem e (3) Avaliação da Intervenção. Este relatório é ainda constituído por uma introdução, uma conclusão, bibliografia e um conjunto de anexos.This work, titled Thinking with or Thinking from the text and the picture, is the internship report on the teaching of Philosophy in High School Education, during the academic year of 2012/2013, in High School of Maximinos in Braga, for an eleventh grade class enrolled in the Scientific-Humanistic Sciences and Technologies course. The Report Thinking with or Thinking from the text and the picture tries to show its main purpose: stimulate the students’ critical thinking from Philosophy classes, hence trying to address the interests and needs of those who learn, and those who teach and have to evaluate and assess. With this double call – text and picture – the intention is to create a richer sign. The purpose is to build a richer narrative, with other atmospheres, other possible worlds, so that the classroom can become a space of possibility and encounter. From a re-encounter with myself and/or with others, the student is asked to live with the possibility of interacting critically by questioning and confronting alternative perspectives, causing the calling and the extension of the Self. This report follows a two-pronged approach: (1) an academic component, which will follow the presentation of subjects lectured in the classes and (2) a research component, which will present and describe the subject of research. This report presents the following structure: the first part, titled Context and General Development of the Intervention, is split into two parts: (1) Contextual Framework for the Academic Perspective and (2) Contextual Framework for the Research/ Action Academic Perspective; the second part, titled Development and Assessment of the Intervention, is split into three parts: (1) Development of the Subject: Thinking with or Thinking from the text and the picture, (2) Description of the Teaching-Learning Process and (3) Assessment of the Intervention. This report is also includes an introduction, a conclusion, a bibliography and a set of appendices.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoDias, José Fernando Oliveira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30204por201406721info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:39.650342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
title Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
spellingShingle Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
Dias, José Fernando Oliveira
Relatório de estágio
Ensino da filosofia
Texto
Imagem
Signo
Habitar
Internship report
Philosophy teaching
Text
Picture
Sign
Inhabit
19:372.819
372.819:19
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
title_full Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
title_fullStr Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
title_full_unstemmed Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
title_sort Pensar com ou pensar a partir do texto e da imagem
author Dias, José Fernando Oliveira
author_facet Dias, José Fernando Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Custódia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, José Fernando Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio
Ensino da filosofia
Texto
Imagem
Signo
Habitar
Internship report
Philosophy teaching
Text
Picture
Sign
Inhabit
19:372.819
372.819:19
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Relatório de estágio
Ensino da filosofia
Texto
Imagem
Signo
Habitar
Internship report
Philosophy teaching
Text
Picture
Sign
Inhabit
19:372.819
372.819:19
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30204
url http://hdl.handle.net/1822/30204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201406721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132769431846912