Ansiedade na performance musical: estudo comparativo entre dados fisiológicos e autoperceção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27529 |
Resumo: | Ansiedade na Performance Musical (APM) é a experiência de ansiedade, com sintomas afetivos, cognitivos, somáticos e comportamentais associados; perante uma situação de exposição pública da performance musical. A APM pode ter várias causas, como fatores biológicos ou experiências passadas, e tende a ser mais severa em performances com caráter avaliativo. Este trabalho pretende aferir as diferenças entre os dados fisiológicos e a autoperceção, em contexto de performance, analisando o impacto da APM em 17 instrumentistas de sopro (flauta transversal, saxofone e eufónio) estudantes na Universidade de Aveiro. Os dados fisiológicos foram recolhidos com recurso ao biofeedback, em 2 momentos distintos: antes da performance e num dia em que os músicos se sentiam relaxados. A autoperceção foi avaliada através de questionários de ansiedade-traço e ansiedade-estado, State-Trait Anxiety Inventory, Form Y – 1 e 2; e de APM, Kenny Music Performance Anxiety Inventory. Os resultados indicam disparidades entre os valores obtidos a partir da análise dos questionários e os valores obtidos com o biofeedback, sugerindo a inexistência de uma correlação entre a autoperceção e as alterações físicas no nosso corpo |
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Ansiedade na performance musical: estudo comparativo entre dados fisiológicos e autoperceçãoAnsiedade na performance musicalDados fisiológicosAutoperceçãoBiofeedbackAnsiedade na Performance Musical (APM) é a experiência de ansiedade, com sintomas afetivos, cognitivos, somáticos e comportamentais associados; perante uma situação de exposição pública da performance musical. A APM pode ter várias causas, como fatores biológicos ou experiências passadas, e tende a ser mais severa em performances com caráter avaliativo. Este trabalho pretende aferir as diferenças entre os dados fisiológicos e a autoperceção, em contexto de performance, analisando o impacto da APM em 17 instrumentistas de sopro (flauta transversal, saxofone e eufónio) estudantes na Universidade de Aveiro. Os dados fisiológicos foram recolhidos com recurso ao biofeedback, em 2 momentos distintos: antes da performance e num dia em que os músicos se sentiam relaxados. A autoperceção foi avaliada através de questionários de ansiedade-traço e ansiedade-estado, State-Trait Anxiety Inventory, Form Y – 1 e 2; e de APM, Kenny Music Performance Anxiety Inventory. Os resultados indicam disparidades entre os valores obtidos a partir da análise dos questionários e os valores obtidos com o biofeedback, sugerindo a inexistência de uma correlação entre a autoperceção e as alterações físicas no nosso corpoMusic Performance Anxiety (MPA) is the experience of anxiety, associated with affective, cognitive, somatic and behavioral symptoms, in the context of public exposure during musical performance. It may have several causes, such as biological factors or past experiences, and it is usually more severe in evaluative performances. This study aims at assessing the differences between physiological data and self-perception, in a performance context, by analyzing the impact of MPA on 17 wind players (flute, saxophone, and euphonium) students of the University of Aveiro. Physiological data was collected using biofeedback, in 2 different moments: before a performance and on a day when the musicians felt relaxed. Self-perception was assessed using trait and state anxiety questionnaires, State-Trait Anxiety Inventory (STAI), Forms Y - 1 and 2; and an MPA questionnaire, Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI). The results indicate differences between the values obtained from the analysis of the questionnaires and those registered with biofeedback, suggesting an absence of correlation between what self-perception and physical changes in our body2020-02-06T14:46:03Z2019-06-04T00:00:00Z2019-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27529porFigueira, Maria Catarina Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:23:35Zoai:ria.ua.pt:10773/27529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:23:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Ansiedade na Performance Musical (APM) é a experiência de ansiedade, com sintomas afetivos, cognitivos, somáticos e comportamentais associados; perante uma situação de exposição pública da performance musical. A APM pode ter várias causas, como fatores biológicos ou experiências passadas, e tende a ser mais severa em performances com caráter avaliativo. Este trabalho pretende aferir as diferenças entre os dados fisiológicos e a autoperceção, em contexto de performance, analisando o impacto da APM em 17 instrumentistas de sopro (flauta transversal, saxofone e eufónio) estudantes na Universidade de Aveiro. Os dados fisiológicos foram recolhidos com recurso ao biofeedback, em 2 momentos distintos: antes da performance e num dia em que os músicos se sentiam relaxados. A autoperceção foi avaliada através de questionários de ansiedade-traço e ansiedade-estado, State-Trait Anxiety Inventory, Form Y – 1 e 2; e de APM, Kenny Music Performance Anxiety Inventory. Os resultados indicam disparidades entre os valores obtidos a partir da análise dos questionários e os valores obtidos com o biofeedback, sugerindo a inexistência de uma correlação entre a autoperceção e as alterações físicas no nosso corpo |
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