Aprender com a simulação de alta fidelidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Presado, Maria Helena Carvalho Valente
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Colaço, Sónia, Rafael, Helga, Baixinho, Cristina, Félix, Isabel, Saraiva, Cristina, Rebelo, Isilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3894
Resumo: A Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação.
id RCAP_30c97af568b5c316e6ef800503d84821
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender com a simulação de alta fidelidadeLearning with high fidelity simulationEstudantesEnfermagemCompetência clínicaPercepçãoPrática SimuladaA Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação.IC-OnlinePresado, Maria Helena Carvalho ValenteColaço, SóniaRafael, HelgaBaixinho, CristinaFélix, IsabelSaraiva, CristinaRebelo, Isilda2019-04-12T11:49:08Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3894porPresado, Maria Helena Carvalho Valente, Colaço, Sónia, Rafael, Helga, Baixinho, Cristina Lavareda, Félix, Isabel, Saraiva, Cristina, & Rebelo, Isilda. (2018). Learning with High Fidelity Simulation. Ciência & Saúde Coletiva, 23(1), 51-59. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018231.230720171413-8123DOI: 10.1590/1413-81232018231.23072017info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:08Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:53.937341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender com a simulação de alta fidelidade
Learning with high fidelity simulation
title Aprender com a simulação de alta fidelidade
spellingShingle Aprender com a simulação de alta fidelidade
Presado, Maria Helena Carvalho Valente
Estudantes
Enfermagem
Competência clínica
Percepção
Prática Simulada
title_short Aprender com a simulação de alta fidelidade
title_full Aprender com a simulação de alta fidelidade
title_fullStr Aprender com a simulação de alta fidelidade
title_full_unstemmed Aprender com a simulação de alta fidelidade
title_sort Aprender com a simulação de alta fidelidade
author Presado, Maria Helena Carvalho Valente
author_facet Presado, Maria Helena Carvalho Valente
Colaço, Sónia
Rafael, Helga
Baixinho, Cristina
Félix, Isabel
Saraiva, Cristina
Rebelo, Isilda
author_role author
author2 Colaço, Sónia
Rafael, Helga
Baixinho, Cristina
Félix, Isabel
Saraiva, Cristina
Rebelo, Isilda
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Presado, Maria Helena Carvalho Valente
Colaço, Sónia
Rafael, Helga
Baixinho, Cristina
Félix, Isabel
Saraiva, Cristina
Rebelo, Isilda
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Enfermagem
Competência clínica
Percepção
Prática Simulada
topic Estudantes
Enfermagem
Competência clínica
Percepção
Prática Simulada
description A Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01
2018-01-01T00:00:00Z
2019-04-12T11:49:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3894
url http://hdl.handle.net/10400.8/3894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Presado, Maria Helena Carvalho Valente, Colaço, Sónia, Rafael, Helga, Baixinho, Cristina Lavareda, Félix, Isabel, Saraiva, Cristina, & Rebelo, Isilda. (2018). Learning with High Fidelity Simulation. Ciência & Saúde Coletiva, 23(1), 51-59. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018231.23072017
1413-8123
DOI: 10.1590/1413-81232018231.23072017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136972254478336