Aprender com a simulação de alta fidelidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3894 |
Resumo: | A Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação. |
id |
RCAP_30c97af568b5c316e6ef800503d84821 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3894 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender com a simulação de alta fidelidadeLearning with high fidelity simulationEstudantesEnfermagemCompetência clínicaPercepçãoPrática SimuladaA Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação.IC-OnlinePresado, Maria Helena Carvalho ValenteColaço, SóniaRafael, HelgaBaixinho, CristinaFélix, IsabelSaraiva, CristinaRebelo, Isilda2019-04-12T11:49:08Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3894porPresado, Maria Helena Carvalho Valente, Colaço, Sónia, Rafael, Helga, Baixinho, Cristina Lavareda, Félix, Isabel, Saraiva, Cristina, & Rebelo, Isilda. (2018). Learning with High Fidelity Simulation. Ciência & Saúde Coletiva, 23(1), 51-59. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018231.230720171413-8123DOI: 10.1590/1413-81232018231.23072017info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:16:04Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:16:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender com a simulação de alta fidelidade Learning with high fidelity simulation |
title |
Aprender com a simulação de alta fidelidade |
spellingShingle |
Aprender com a simulação de alta fidelidade Presado, Maria Helena Carvalho Valente Estudantes Enfermagem Competência clínica Percepção Prática Simulada |
title_short |
Aprender com a simulação de alta fidelidade |
title_full |
Aprender com a simulação de alta fidelidade |
title_fullStr |
Aprender com a simulação de alta fidelidade |
title_full_unstemmed |
Aprender com a simulação de alta fidelidade |
title_sort |
Aprender com a simulação de alta fidelidade |
author |
Presado, Maria Helena Carvalho Valente |
author_facet |
Presado, Maria Helena Carvalho Valente Colaço, Sónia Rafael, Helga Baixinho, Cristina Félix, Isabel Saraiva, Cristina Rebelo, Isilda |
author_role |
author |
author2 |
Colaço, Sónia Rafael, Helga Baixinho, Cristina Félix, Isabel Saraiva, Cristina Rebelo, Isilda |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Presado, Maria Helena Carvalho Valente Colaço, Sónia Rafael, Helga Baixinho, Cristina Félix, Isabel Saraiva, Cristina Rebelo, Isilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes Enfermagem Competência clínica Percepção Prática Simulada |
topic |
Estudantes Enfermagem Competência clínica Percepção Prática Simulada |
description |
A Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01 2018-01-01T00:00:00Z 2019-04-12T11:49:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3894 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Presado, Maria Helena Carvalho Valente, Colaço, Sónia, Rafael, Helga, Baixinho, Cristina Lavareda, Félix, Isabel, Saraiva, Cristina, & Rebelo, Isilda. (2018). Learning with High Fidelity Simulation. Ciência & Saúde Coletiva, 23(1), 51-59. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018231.23072017 1413-8123 DOI: 10.1590/1413-81232018231.23072017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547250745737216 |