Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017 |
Resumo: | Resumo Enquadramento: a prática simulada é uma estratégia pedagógica que estimula a tomada de decisão em casos clínicos. A sua implementação decorre por etapas, sendo o briefing a primeira. Objetivo compreender a representação do briefing para os estudantes e docentes envolvidos nas aulas de prática simulada do curso de licenciatura em Enfermagem. Metodologia: estudo qualitativo e descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Participaram 37 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, que se encontravam inscritos em unidades curriculares que recorriam à metodologia de prática simulada e os 7 docentes das mesmas unidades curriculares. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que continha um Teste de Associação Livre de Palavras. A analise de dados foi realizada através do software IRAMUTEQ. Resultados: os estudantes representam o briefing valorizando o domínio cognitivo, mas salientando igualmente o domínio afetivo. Os docentes valorizam a preparação dos cenários com o objetivo de alargar o horizonte dos estudantes, procurando aumentar o conhecimento e a experiência através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem. Conclusão: considerando os objetivos da prática simulada, o briefing é representado como uma etapa promotora do conhecimento, das aprendizagens e das competências, mas também gerador de emoções. |
id |
RCAP_ac320f54618db622b784a53df2e8466a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-15782020000100017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentesbriefingprática simuladaenfermagemResumo Enquadramento: a prática simulada é uma estratégia pedagógica que estimula a tomada de decisão em casos clínicos. A sua implementação decorre por etapas, sendo o briefing a primeira. Objetivo compreender a representação do briefing para os estudantes e docentes envolvidos nas aulas de prática simulada do curso de licenciatura em Enfermagem. Metodologia: estudo qualitativo e descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Participaram 37 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, que se encontravam inscritos em unidades curriculares que recorriam à metodologia de prática simulada e os 7 docentes das mesmas unidades curriculares. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que continha um Teste de Associação Livre de Palavras. A analise de dados foi realizada através do software IRAMUTEQ. Resultados: os estudantes representam o briefing valorizando o domínio cognitivo, mas salientando igualmente o domínio afetivo. Os docentes valorizam a preparação dos cenários com o objetivo de alargar o horizonte dos estudantes, procurando aumentar o conhecimento e a experiência através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem. Conclusão: considerando os objetivos da prática simulada, o briefing é representado como uma etapa promotora do conhecimento, das aprendizagens e das competências, mas também gerador de emoções.Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.3 n.1 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017Novais,SóniaAlves,MariaPinho,AnaBaltarejo,Vivianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:32Zoai:scielo:S2184-15782020000100017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:13.539956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes |
title |
Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes |
spellingShingle |
Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes Novais,Sónia briefing prática simulada enfermagem |
title_short |
Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes |
title_full |
Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes |
title_fullStr |
Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes |
title_full_unstemmed |
Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes |
title_sort |
Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes |
author |
Novais,Sónia |
author_facet |
Novais,Sónia Alves,Maria Pinho,Ana Baltarejo,Viviana |
author_role |
author |
author2 |
Alves,Maria Pinho,Ana Baltarejo,Viviana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novais,Sónia Alves,Maria Pinho,Ana Baltarejo,Viviana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
briefing prática simulada enfermagem |
topic |
briefing prática simulada enfermagem |
description |
Resumo Enquadramento: a prática simulada é uma estratégia pedagógica que estimula a tomada de decisão em casos clínicos. A sua implementação decorre por etapas, sendo o briefing a primeira. Objetivo compreender a representação do briefing para os estudantes e docentes envolvidos nas aulas de prática simulada do curso de licenciatura em Enfermagem. Metodologia: estudo qualitativo e descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Participaram 37 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, que se encontravam inscritos em unidades curriculares que recorriam à metodologia de prática simulada e os 7 docentes das mesmas unidades curriculares. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que continha um Teste de Associação Livre de Palavras. A analise de dados foi realizada através do software IRAMUTEQ. Resultados: os estudantes representam o briefing valorizando o domínio cognitivo, mas salientando igualmente o domínio afetivo. Os docentes valorizam a preparação dos cenários com o objetivo de alargar o horizonte dos estudantes, procurando aumentar o conhecimento e a experiência através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem. Conclusão: considerando os objetivos da prática simulada, o briefing é representado como uma etapa promotora do conhecimento, das aprendizagens e das competências, mas também gerador de emoções. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.3 n.1 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137406796955648 |