Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais,Sónia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves,Maria, Pinho,Ana, Baltarejo,Viviana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017
Resumo: Resumo Enquadramento: a prática simulada é uma estratégia pedagógica que estimula a tomada de decisão em casos clínicos. A sua implementação decorre por etapas, sendo o briefing a primeira. Objetivo compreender a representação do briefing para os estudantes e docentes envolvidos nas aulas de prática simulada do curso de licenciatura em Enfermagem. Metodologia: estudo qualitativo e descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Participaram 37 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, que se encontravam inscritos em unidades curriculares que recorriam à metodologia de prática simulada e os 7 docentes das mesmas unidades curriculares. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que continha um Teste de Associação Livre de Palavras. A analise de dados foi realizada através do software IRAMUTEQ. Resultados: os estudantes representam o briefing valorizando o domínio cognitivo, mas salientando igualmente o domínio afetivo. Os docentes valorizam a preparação dos cenários com o objetivo de alargar o horizonte dos estudantes, procurando aumentar o conhecimento e a experiência através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem. Conclusão: considerando os objetivos da prática simulada, o briefing é representado como uma etapa promotora do conhecimento, das aprendizagens e das competências, mas também gerador de emoções.
id RCAP_ac320f54618db622b784a53df2e8466a
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-15782020000100017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentesbriefingprática simuladaenfermagemResumo Enquadramento: a prática simulada é uma estratégia pedagógica que estimula a tomada de decisão em casos clínicos. A sua implementação decorre por etapas, sendo o briefing a primeira. Objetivo compreender a representação do briefing para os estudantes e docentes envolvidos nas aulas de prática simulada do curso de licenciatura em Enfermagem. Metodologia: estudo qualitativo e descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Participaram 37 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, que se encontravam inscritos em unidades curriculares que recorriam à metodologia de prática simulada e os 7 docentes das mesmas unidades curriculares. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que continha um Teste de Associação Livre de Palavras. A analise de dados foi realizada através do software IRAMUTEQ. Resultados: os estudantes representam o briefing valorizando o domínio cognitivo, mas salientando igualmente o domínio afetivo. Os docentes valorizam a preparação dos cenários com o objetivo de alargar o horizonte dos estudantes, procurando aumentar o conhecimento e a experiência através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem. Conclusão: considerando os objetivos da prática simulada, o briefing é representado como uma etapa promotora do conhecimento, das aprendizagens e das competências, mas também gerador de emoções.Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.3 n.1 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017Novais,SóniaAlves,MariaPinho,AnaBaltarejo,Vivianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:32Zoai:scielo:S2184-15782020000100017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:13.539956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
title Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
spellingShingle Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
Novais,Sónia
briefing
prática simulada
enfermagem
title_short Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
title_full Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
title_fullStr Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
title_full_unstemmed Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
title_sort Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
author Novais,Sónia
author_facet Novais,Sónia
Alves,Maria
Pinho,Ana
Baltarejo,Viviana
author_role author
author2 Alves,Maria
Pinho,Ana
Baltarejo,Viviana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais,Sónia
Alves,Maria
Pinho,Ana
Baltarejo,Viviana
dc.subject.por.fl_str_mv briefing
prática simulada
enfermagem
topic briefing
prática simulada
enfermagem
description Resumo Enquadramento: a prática simulada é uma estratégia pedagógica que estimula a tomada de decisão em casos clínicos. A sua implementação decorre por etapas, sendo o briefing a primeira. Objetivo compreender a representação do briefing para os estudantes e docentes envolvidos nas aulas de prática simulada do curso de licenciatura em Enfermagem. Metodologia: estudo qualitativo e descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Participaram 37 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, que se encontravam inscritos em unidades curriculares que recorriam à metodologia de prática simulada e os 7 docentes das mesmas unidades curriculares. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que continha um Teste de Associação Livre de Palavras. A analise de dados foi realizada através do software IRAMUTEQ. Resultados: os estudantes representam o briefing valorizando o domínio cognitivo, mas salientando igualmente o domínio afetivo. Os docentes valorizam a preparação dos cenários com o objetivo de alargar o horizonte dos estudantes, procurando aumentar o conhecimento e a experiência através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem. Conclusão: considerando os objetivos da prática simulada, o briefing é representado como uma etapa promotora do conhecimento, das aprendizagens e das competências, mas também gerador de emoções.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.3 n.1 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137406796955648