Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mônica Serrão de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6809
Resumo: Este trabalho objetiva a apresentação de um estudo realizado em uma instituição escolar do sistema de ensino municipal de São Luís - Maranhão, tendo como temática a investigação das concepções dos profissionais da educação sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar, levando-se em consideração a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. A construção do referencial teórico fundamentou-se na compreensão da escola como espaço privilegiado para a formação inicial, com ênfase na formação continuada de professores. Nesta perspectiva, partiu-se de estudos que indicaram a relevância da gestão democrática e do trabalho compartilhado no contexto escolar como pressupostos para o desenvolvimento profissional docente. Os achados desta pesquisa indicaram que a formação continuada tem relevância para o processo de formação docente. Além disso, foi de consenso entre os inquiridos, que existe, no espaço da escola pesquisada, a ação de uma gestão democrática e participativa evidente, em que se valoriza a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão da referida instituição de ensino.
id RCAP_30d9c1352e528267b636ba78371997a1
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MAFormação continuadaGestão escolarUEB Monsenhor Frederico ChavesContinuing educationSchool managementUEB Monsignor Frederico ChavesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho objetiva a apresentação de um estudo realizado em uma instituição escolar do sistema de ensino municipal de São Luís - Maranhão, tendo como temática a investigação das concepções dos profissionais da educação sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar, levando-se em consideração a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. A construção do referencial teórico fundamentou-se na compreensão da escola como espaço privilegiado para a formação inicial, com ênfase na formação continuada de professores. Nesta perspectiva, partiu-se de estudos que indicaram a relevância da gestão democrática e do trabalho compartilhado no contexto escolar como pressupostos para o desenvolvimento profissional docente. Os achados desta pesquisa indicaram que a formação continuada tem relevância para o processo de formação docente. Além disso, foi de consenso entre os inquiridos, que existe, no espaço da escola pesquisada, a ação de uma gestão democrática e participativa evidente, em que se valoriza a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão da referida instituição de ensino.This study aims to present a study carried out in a school institution of the São Luís - Maranhão municipal education system, focusing on the investigation of teachers' conceptions of teacher education and its repercussion in school management, taking into account improving the teaching and learning processes. The construction of the theoretical framework was based on the understanding of the school as a privileged space for initial formation, with emphasis on the continued formation of teachers. From this perspective, we have drawn from studies that have indicated the relevance of democratic management and shared work in the school context as presuppositions for professional teacher development. The findings of this research indicate that continuing education is relevant to the teacher training process. In addition, it was agreed among the respondents that there is, in the space of the studied school, the action of an evident democratic and participative management, in which the participation of the school community in the decision making of said educational institution is valued.Fragata, OrlandoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCarvalho, Mônica Serrão de2018-06-15T11:18:49Z2018-06-12T00:00:00Z2018-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:11Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:42.575690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA
title Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA
spellingShingle Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA
Carvalho, Mônica Serrão de
Formação continuada
Gestão escolar
UEB Monsenhor Frederico Chaves
Continuing education
School management
UEB Monsignor Frederico Chaves
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA
title_full Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA
title_fullStr Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA
title_full_unstemmed Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA
title_sort Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA
author Carvalho, Mônica Serrão de
author_facet Carvalho, Mônica Serrão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fragata, Orlando
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mônica Serrão de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Gestão escolar
UEB Monsenhor Frederico Chaves
Continuing education
School management
UEB Monsignor Frederico Chaves
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação continuada
Gestão escolar
UEB Monsenhor Frederico Chaves
Continuing education
School management
UEB Monsignor Frederico Chaves
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho objetiva a apresentação de um estudo realizado em uma instituição escolar do sistema de ensino municipal de São Luís - Maranhão, tendo como temática a investigação das concepções dos profissionais da educação sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar, levando-se em consideração a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. A construção do referencial teórico fundamentou-se na compreensão da escola como espaço privilegiado para a formação inicial, com ênfase na formação continuada de professores. Nesta perspectiva, partiu-se de estudos que indicaram a relevância da gestão democrática e do trabalho compartilhado no contexto escolar como pressupostos para o desenvolvimento profissional docente. Os achados desta pesquisa indicaram que a formação continuada tem relevância para o processo de formação docente. Além disso, foi de consenso entre os inquiridos, que existe, no espaço da escola pesquisada, a ação de uma gestão democrática e participativa evidente, em que se valoriza a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão da referida instituição de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15T11:18:49Z
2018-06-12T00:00:00Z
2018-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6809
url http://hdl.handle.net/10284/6809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130303770394624