Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Andréa da Silva Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6811
Resumo: A Educação Especial refere-se a uma área do conhecimento que é respaldada pela Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, visando ao atendimento às crianças especiais, utilizando-se das mais variadas estratégias, com vistas à qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse preâmbulo, insere-se a formação dos professores que atuam nesta área, levando-se em consideração a maior e melhor qualificação desses profissionais para o atendimento a essas crianças. Este trabalho propõe-se a analisar as políticas de ações inclusivas desenvolvidas pela Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira, no intuito de perceber se essas ações estão realmente intensificando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Para isso, apresenta-se um breve histórico no que tange às diretrizes educacionais que orientam as práticas no contexto da educação especial, enfatizando o Brasil. Destacam-se os aspectos legais, tais como leis, políticas, diretrizes, objetivos, ações que servem de embasamento teórico e prático para o bom desempenho dos profissionais que estão imersos no contexto da educação especial, com ênfase especial para a formação profissional (inicial e continuada). Apresenta também informações voltadas para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, em que se destaca a formação profissional, bem como o uso de recursos multifuncionais e a estrutura escolar para o melhor desenvolvimento das ações do professor. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de campo na UEB supracitada. Como técnicas de coleta de dados optou-se pelo questionário. Os resultados apontam que, mediante a pesquisa efetivada, embora a comunidade escolar desenvolva ações relacionadas à inclusão, faz-se necessário ainda um esforço coletivo no que tange às ações inclusivas, em que sejam englobadas as carências e necessidades dos alunos inclusos nessa unidade de ensino, no intuito de que se maximizem as práticas voltadas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos inclusos na escola pesquisada. Para isso, sugere-se uma proposta de intervenção pautada nessa temática.
id RCAP_41bdc4d19d40cac53bd9bc407635be66
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus PereiraGestão escolarEducação inclusivaUEB Liberalino de Jesus PereiraProposta de IntervençãoSchool managementInclusive educationUEB Liberalino by Jesus PereiraProposed InterventionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Especial refere-se a uma área do conhecimento que é respaldada pela Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, visando ao atendimento às crianças especiais, utilizando-se das mais variadas estratégias, com vistas à qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse preâmbulo, insere-se a formação dos professores que atuam nesta área, levando-se em consideração a maior e melhor qualificação desses profissionais para o atendimento a essas crianças. Este trabalho propõe-se a analisar as políticas de ações inclusivas desenvolvidas pela Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira, no intuito de perceber se essas ações estão realmente intensificando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Para isso, apresenta-se um breve histórico no que tange às diretrizes educacionais que orientam as práticas no contexto da educação especial, enfatizando o Brasil. Destacam-se os aspectos legais, tais como leis, políticas, diretrizes, objetivos, ações que servem de embasamento teórico e prático para o bom desempenho dos profissionais que estão imersos no contexto da educação especial, com ênfase especial para a formação profissional (inicial e continuada). Apresenta também informações voltadas para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, em que se destaca a formação profissional, bem como o uso de recursos multifuncionais e a estrutura escolar para o melhor desenvolvimento das ações do professor. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de campo na UEB supracitada. Como técnicas de coleta de dados optou-se pelo questionário. Os resultados apontam que, mediante a pesquisa efetivada, embora a comunidade escolar desenvolva ações relacionadas à inclusão, faz-se necessário ainda um esforço coletivo no que tange às ações inclusivas, em que sejam englobadas as carências e necessidades dos alunos inclusos nessa unidade de ensino, no intuito de que se maximizem as práticas voltadas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos inclusos na escola pesquisada. Para isso, sugere-se uma proposta de intervenção pautada nessa temática.Special Education refers to an area of knowledge that is supported by the Special Education Policy in the Perspective of Inclusive Education, aiming at attending special children, using a variety of strategies, with a view to quality in teaching and learning processes. learning. In this preamble, the training of teachers who work in this area is inserted, taking into account the higher and better qualification of these professionals for the care of these children. This paper proposes to analyze the policies of inclusive actions developed by the Unit of Basic Education Liberalino de Jesus Pereira, in order to understand if these actions are really intensifying the improvement of teaching and learning processes. For this, a brief history is presented regarding the educational guidelines that guide practices in the context of special education, emphasizing Brazil. Legal aspects, such as laws, policies, guidelines, objectives, actions that serve as a theoretical and practical basis for the good performance of professionals who are immersed in the context of special education, with special emphasis on vocational training (initial and continued). It also presents information related to the Specialized Educational Assistance (AEE), in which professional training is highlighted, as well as the use of multifunctional resources and the school structure for the better development of the teacher's actions. The methodology of qualitative research was used, involving bibliographical and field research in the aforementioned UEB. As data collection techniques, the questionnaire was chosen. The results point out that, through the research carried out, although the school community develops actions related to inclusion, it is still necessary a collective effort regarding the inclusive actions, which include the needs and needs of the students included in this unit of education, in order to maximize the practices aimed at improving the teaching and learning processes of the students included in the researched school. For this, a proposed intervention based on this theme is suggested.Fragata, OrlandoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVasconcelos, Andréa da Silva Costa2018-06-15T11:19:14Z2018-06-12T00:00:00Z2018-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:11Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:42.699355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira
title Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira
spellingShingle Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira
Vasconcelos, Andréa da Silva Costa
Gestão escolar
Educação inclusiva
UEB Liberalino de Jesus Pereira
Proposta de Intervenção
School management
Inclusive education
UEB Liberalino by Jesus Pereira
Proposed Intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira
title_full Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira
title_fullStr Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira
title_full_unstemmed Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira
title_sort Gestão escolar e educação inclusiva: um estudo de caso sobre a formação continuada de professores na Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira
author Vasconcelos, Andréa da Silva Costa
author_facet Vasconcelos, Andréa da Silva Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fragata, Orlando
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Andréa da Silva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Educação inclusiva
UEB Liberalino de Jesus Pereira
Proposta de Intervenção
School management
Inclusive education
UEB Liberalino by Jesus Pereira
Proposed Intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gestão escolar
Educação inclusiva
UEB Liberalino de Jesus Pereira
Proposta de Intervenção
School management
Inclusive education
UEB Liberalino by Jesus Pereira
Proposed Intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Educação Especial refere-se a uma área do conhecimento que é respaldada pela Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, visando ao atendimento às crianças especiais, utilizando-se das mais variadas estratégias, com vistas à qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse preâmbulo, insere-se a formação dos professores que atuam nesta área, levando-se em consideração a maior e melhor qualificação desses profissionais para o atendimento a essas crianças. Este trabalho propõe-se a analisar as políticas de ações inclusivas desenvolvidas pela Unidade de Educação Básica Liberalino de Jesus Pereira, no intuito de perceber se essas ações estão realmente intensificando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Para isso, apresenta-se um breve histórico no que tange às diretrizes educacionais que orientam as práticas no contexto da educação especial, enfatizando o Brasil. Destacam-se os aspectos legais, tais como leis, políticas, diretrizes, objetivos, ações que servem de embasamento teórico e prático para o bom desempenho dos profissionais que estão imersos no contexto da educação especial, com ênfase especial para a formação profissional (inicial e continuada). Apresenta também informações voltadas para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, em que se destaca a formação profissional, bem como o uso de recursos multifuncionais e a estrutura escolar para o melhor desenvolvimento das ações do professor. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de campo na UEB supracitada. Como técnicas de coleta de dados optou-se pelo questionário. Os resultados apontam que, mediante a pesquisa efetivada, embora a comunidade escolar desenvolva ações relacionadas à inclusão, faz-se necessário ainda um esforço coletivo no que tange às ações inclusivas, em que sejam englobadas as carências e necessidades dos alunos inclusos nessa unidade de ensino, no intuito de que se maximizem as práticas voltadas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos inclusos na escola pesquisada. Para isso, sugere-se uma proposta de intervenção pautada nessa temática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15T11:19:14Z
2018-06-12T00:00:00Z
2018-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6811
url http://hdl.handle.net/10284/6811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130303774588928