Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6809 |
Resumo: | Este trabalho objetiva a apresentação de um estudo realizado em uma instituição escolar do sistema de ensino municipal de São Luís - Maranhão, tendo como temática a investigação das concepções dos profissionais da educação sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar, levando-se em consideração a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. A construção do referencial teórico fundamentou-se na compreensão da escola como espaço privilegiado para a formação inicial, com ênfase na formação continuada de professores. Nesta perspectiva, partiu-se de estudos que indicaram a relevância da gestão democrática e do trabalho compartilhado no contexto escolar como pressupostos para o desenvolvimento profissional docente. Os achados desta pesquisa indicaram que a formação continuada tem relevância para o processo de formação docente. Além disso, foi de consenso entre os inquiridos, que existe, no espaço da escola pesquisada, a ação de uma gestão democrática e participativa evidente, em que se valoriza a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão da referida instituição de ensino. |
id |
RCAP_30d9c1352e528267b636ba78371997a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/6809 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MAFormação continuadaGestão escolarUEB Monsenhor Frederico ChavesContinuing educationSchool managementUEB Monsignor Frederico ChavesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho objetiva a apresentação de um estudo realizado em uma instituição escolar do sistema de ensino municipal de São Luís - Maranhão, tendo como temática a investigação das concepções dos profissionais da educação sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar, levando-se em consideração a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. A construção do referencial teórico fundamentou-se na compreensão da escola como espaço privilegiado para a formação inicial, com ênfase na formação continuada de professores. Nesta perspectiva, partiu-se de estudos que indicaram a relevância da gestão democrática e do trabalho compartilhado no contexto escolar como pressupostos para o desenvolvimento profissional docente. Os achados desta pesquisa indicaram que a formação continuada tem relevância para o processo de formação docente. Além disso, foi de consenso entre os inquiridos, que existe, no espaço da escola pesquisada, a ação de uma gestão democrática e participativa evidente, em que se valoriza a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão da referida instituição de ensino.This study aims to present a study carried out in a school institution of the São Luís - Maranhão municipal education system, focusing on the investigation of teachers' conceptions of teacher education and its repercussion in school management, taking into account improving the teaching and learning processes. The construction of the theoretical framework was based on the understanding of the school as a privileged space for initial formation, with emphasis on the continued formation of teachers. From this perspective, we have drawn from studies that have indicated the relevance of democratic management and shared work in the school context as presuppositions for professional teacher development. The findings of this research indicate that continuing education is relevant to the teacher training process. In addition, it was agreed among the respondents that there is, in the space of the studied school, the action of an evident democratic and participative management, in which the participation of the school community in the decision making of said educational institution is valued.Fragata, OrlandoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCarvalho, Mônica Serrão de2018-06-15T11:18:49Z2018-06-12T00:00:00Z2018-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:11Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:42.575690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA |
title |
Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA |
spellingShingle |
Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA Carvalho, Mônica Serrão de Formação continuada Gestão escolar UEB Monsenhor Frederico Chaves Continuing education School management UEB Monsignor Frederico Chaves Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA |
title_full |
Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA |
title_fullStr |
Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA |
title_full_unstemmed |
Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA |
title_sort |
Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA |
author |
Carvalho, Mônica Serrão de |
author_facet |
Carvalho, Mônica Serrão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fragata, Orlando Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Mônica Serrão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Gestão escolar UEB Monsenhor Frederico Chaves Continuing education School management UEB Monsignor Frederico Chaves Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação continuada Gestão escolar UEB Monsenhor Frederico Chaves Continuing education School management UEB Monsignor Frederico Chaves Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho objetiva a apresentação de um estudo realizado em uma instituição escolar do sistema de ensino municipal de São Luís - Maranhão, tendo como temática a investigação das concepções dos profissionais da educação sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar, levando-se em consideração a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. A construção do referencial teórico fundamentou-se na compreensão da escola como espaço privilegiado para a formação inicial, com ênfase na formação continuada de professores. Nesta perspectiva, partiu-se de estudos que indicaram a relevância da gestão democrática e do trabalho compartilhado no contexto escolar como pressupostos para o desenvolvimento profissional docente. Os achados desta pesquisa indicaram que a formação continuada tem relevância para o processo de formação docente. Além disso, foi de consenso entre os inquiridos, que existe, no espaço da escola pesquisada, a ação de uma gestão democrática e participativa evidente, em que se valoriza a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão da referida instituição de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-15T11:18:49Z 2018-06-12T00:00:00Z 2018-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/6809 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/6809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130303770394624 |