O espaço teatral e a condição do espectador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Vítor
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51691
Resumo: Diz um antigo ditado chinês que quando o sábio aponta para a lua, o tolo olha para o seu dedo. Este texto propõe-se fazer exactamente o mesmo: olhar para o dedo que aponta. Assumirei, autorizado pela etimologia, que todos os teatros – e mais especificamente a secção de auditório dos teatros – funcionam como dispositivos apontadores, tendo em conta a vasta gama de estratégias, arquitectónicas e não só, que foram desenvolvidas ao longo da História com vista, precisamente, a esse apontar. Assim, proponho-me investigar esta função de direccionação da atenção ou, para regressar à etimologia da própria palavra “theatron”, inquirir sobre aquilo que torna os teatros estruturas arquitectónicas particularmente eficientes em “dar a ver” ou em “fazer-nos ver”.
id RCAP_30efe1985daada7809b9648c83e22b59
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51691
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço teatral e a condição do espectadorTeatroRecepçãoHumanidades::ArtesDiz um antigo ditado chinês que quando o sábio aponta para a lua, o tolo olha para o seu dedo. Este texto propõe-se fazer exactamente o mesmo: olhar para o dedo que aponta. Assumirei, autorizado pela etimologia, que todos os teatros – e mais especificamente a secção de auditório dos teatros – funcionam como dispositivos apontadores, tendo em conta a vasta gama de estratégias, arquitectónicas e não só, que foram desenvolvidas ao longo da História com vista, precisamente, a esse apontar. Assim, proponho-me investigar esta função de direccionação da atenção ou, para regressar à etimologia da própria palavra “theatron”, inquirir sobre aquilo que torna os teatros estruturas arquitectónicas particularmente eficientes em “dar a ver” ou em “fazer-nos ver”.Fundação Fulbright - bolsa de doutoramento. Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a referência PRAXIS XXI/BD/19778/99info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoMoura, Vítor2003-062003-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51691por1645-0868info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:43.362717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço teatral e a condição do espectador
title O espaço teatral e a condição do espectador
spellingShingle O espaço teatral e a condição do espectador
Moura, Vítor
Teatro
Recepção
Humanidades::Artes
title_short O espaço teatral e a condição do espectador
title_full O espaço teatral e a condição do espectador
title_fullStr O espaço teatral e a condição do espectador
title_full_unstemmed O espaço teatral e a condição do espectador
title_sort O espaço teatral e a condição do espectador
author Moura, Vítor
author_facet Moura, Vítor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Vítor
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Recepção
Humanidades::Artes
topic Teatro
Recepção
Humanidades::Artes
description Diz um antigo ditado chinês que quando o sábio aponta para a lua, o tolo olha para o seu dedo. Este texto propõe-se fazer exactamente o mesmo: olhar para o dedo que aponta. Assumirei, autorizado pela etimologia, que todos os teatros – e mais especificamente a secção de auditório dos teatros – funcionam como dispositivos apontadores, tendo em conta a vasta gama de estratégias, arquitectónicas e não só, que foram desenvolvidas ao longo da História com vista, precisamente, a esse apontar. Assim, proponho-me investigar esta função de direccionação da atenção ou, para regressar à etimologia da própria palavra “theatron”, inquirir sobre aquilo que torna os teatros estruturas arquitectónicas particularmente eficientes em “dar a ver” ou em “fazer-nos ver”.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06
2003-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51691
url http://hdl.handle.net/1822/51691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-0868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133023184093184