O espaço teatral e a condição do espectador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51691 |
Resumo: | Diz um antigo ditado chinês que quando o sábio aponta para a lua, o tolo olha para o seu dedo. Este texto propõe-se fazer exactamente o mesmo: olhar para o dedo que aponta. Assumirei, autorizado pela etimologia, que todos os teatros – e mais especificamente a secção de auditório dos teatros – funcionam como dispositivos apontadores, tendo em conta a vasta gama de estratégias, arquitectónicas e não só, que foram desenvolvidas ao longo da História com vista, precisamente, a esse apontar. Assim, proponho-me investigar esta função de direccionação da atenção ou, para regressar à etimologia da própria palavra “theatron”, inquirir sobre aquilo que torna os teatros estruturas arquitectónicas particularmente eficientes em “dar a ver” ou em “fazer-nos ver”. |
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