Metalinguagem e processo criativo: produção e coautoria da (o) espectadora/espectador da obra artística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26966 |
Resumo: | Essa pesquisa visa investigar o potencial da metalinguagem num processo educacional em artes cênicas realizado com discentes do curso de Licenciatura em Teatro da UFBA, questionando opressões linguísticas da nossa sociedade brasileira. Para tanto, eu faço um estudo da linguagem a partir dos conceitos de Augusto Boal, Guacira Lopes Louro e Michail Bakhtin, discutindo o seu poder em fixar e manter estruturas desiguais, e revelando-a também enquanto um instrumento precioso, que não se limita apenas a veicular a história, mas que também faz história. Em seguida, parto para a investigação da linguagem, especificamente, teatral a partir de duas perspectivas: (a) a da disponibilização dos seus meios de produção; e (b) a da efetivação da participação da (o) espectadora/espectador enquanto coautora/coautor da obra artística. Analiso também a escolha e a aplicabilidade na oficina da adaptação desse plano de disponibilização, partindo da ideia de que o corpo é o primeiro meio de produção teatral. Faço também reflexões sobre processo criativo, dialogando o conceito de Cecília Salles com o processo educacional realizado. E, por fim, analiso a obra artística (a mostra didática) resultado e parte desse processo, investigando o potencial da metalinguagem, através de conceitos de Catarina SantAnna e Lionel Abel, e da sua aplicabilidade nos elementos da cena contemporânea com a proposta da radicalização crítica ao Teatro Épico moderno, fundamentando com Flávio Desgranges. |
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Rocha Jr, NilsonHamad, AnaBezerra, AntôniaBorges, Paula2018-08-16T14:37:47Z2018-08-16T14:37:47Z2018-08-162018-07-31TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26966Essa pesquisa visa investigar o potencial da metalinguagem num processo educacional em artes cênicas realizado com discentes do curso de Licenciatura em Teatro da UFBA, questionando opressões linguísticas da nossa sociedade brasileira. Para tanto, eu faço um estudo da linguagem a partir dos conceitos de Augusto Boal, Guacira Lopes Louro e Michail Bakhtin, discutindo o seu poder em fixar e manter estruturas desiguais, e revelando-a também enquanto um instrumento precioso, que não se limita apenas a veicular a história, mas que também faz história. Em seguida, parto para a investigação da linguagem, especificamente, teatral a partir de duas perspectivas: (a) a da disponibilização dos seus meios de produção; e (b) a da efetivação da participação da (o) espectadora/espectador enquanto coautora/coautor da obra artística. Analiso também a escolha e a aplicabilidade na oficina da adaptação desse plano de disponibilização, partindo da ideia de que o corpo é o primeiro meio de produção teatral. Faço também reflexões sobre processo criativo, dialogando o conceito de Cecília Salles com o processo educacional realizado. E, por fim, analiso a obra artística (a mostra didática) resultado e parte desse processo, investigando o potencial da metalinguagem, através de conceitos de Catarina SantAnna e Lionel Abel, e da sua aplicabilidade nos elementos da cena contemporânea com a proposta da radicalização crítica ao Teatro Épico moderno, fundamentando com Flávio Desgranges.This research aims to investigate the potential of metalanguage in an educational process in performing arts conducted with students of the UFBA Theater Degree course, questioning the linguistic oppressions of our Brazilian society. To do so, I study the language from the concepts of Augusto Boal, Guacira Lopes Louro and Michail Bakhtin, discussing her power to fix and maintain unequal structures, and revealing her as a precious instrument, which is not only limited to tell history, but that also makes history. Then, I start to investigate language, specifically, theatrical from two perspectives: (a) the availability of its means of production; and (b) the realization of the participation of the spectator as coauthor of the artistic work. I also analyze the choice and applicability in the workshop of adapting this rendering plan, starting from the idea that the body is the first means of theatrical production. I also make reflections on the creative process, dialoguing the concept of Cecilia Salles with the educational process carried out. Finally, I analyze the artistic work (the didactic sample) and part of this process, investigating the potential of metalanguage, through the concepts of Catarina SantAnna and Lionel Abel, and their applicability in contemporary scene elements with the proposal of the critical radicalization to the Modern Epic Theater, basing with Flávio Desgranges.Submitted by Nilson Borges da Rocha (junjunioster@gmail.com) on 2018-08-16T14:37:47Z No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 1567188 bytes, checksum: 2bc5f4029a28a519cd5fa79c8f84a29c (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-16T14:37:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 1567188 bytes, checksum: 2bc5f4029a28a519cd5fa79c8f84a29c (MD5)TeatrometateatrorecepçãoMetalinguagem e processo criativo: produção e coautoria da (o) espectadora/espectador da obra artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEscola de Teatro da Universidade Federal da BahiaETUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC.pdfTCC.pdfapplication/pdf1567188https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26966/1/TCC.pdf2bc5f4029a28a519cd5fa79c8f84a29cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26966/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTTCC.pdf.txtTCC.pdf.txtExtracted texttext/plain158287https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26966/3/TCC.pdf.txt581fa1ba876ff3eeb856190fcbec3035MD53ri/269662022-02-23 18:58:56.008oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T21:58:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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