Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laia da Mata Fujita, Júnia Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Henrique de Mecena, Elizane, Valentim Carmona, Elenice, Kakuda Shimo, Antonieta Keiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.5966
Resumo: Este  estudo  objetivou  relatar  a  experiência  do  uso  da  metodologia  da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico  na  graduação  de  enfermagem,  bem  como  os  resultados alcançados. A experiência se deu com 52 alunos de uma instituição de ensino superior  privada,  localizada  em  Curitiba,  Paraná,  Brasil.  Foram implementadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade;  2.  Pontos-chave;  3.  Teorização;  4.  Hipóteses  de  solução;  5. Aplicação à realidade – Prática. A experiência resultou na criação de dez brinquedos terapêuticos. Foram vivenciados diferentes aspectos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, constatando-se que uma educação de nível superior pautada no uso de metodologias ativas e não mais limitada à transmissão de conteúdos teóricos tem potencial para formar profissionais mais preparados para atender às atuais demandas em saúde. PALAVRAS-CHAVE Educação em enfermagem; Ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Jogos e brinquedos   ABSTRACT This  study  aimed  to  report  the  experience  of  teaching  therapeutic  play according  to  the  Problematization  methodology  with  Maguerez´s Arch  to nursing  undergraduation  students,  as  well  as  the  obtained  results.  This teaching strategy was used with 52 students of a private institution in Curitiba, Parana State, Brazil. The five steps of Maguerez´s Arch were implemented: 1.Reality observation; 2. Key-points; 3. Theorizing; 4. Solution hypotheses; 5. Application to reality – Practice. Students developed ten therapeutic toys. There was an opportunity of experiencing different aspects of the teachinglearning process, what denotes that undergraduation courses based on active methodologies and no longer limited to lectures on theoretical content have the potential of educating professionals well prepared to meet current health demands. KEYWORDS Nursing education; Teaching; Problem-based learning; Play and toys
id RCAP_30fb53bedd485512499c5c923813a278
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5966
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêuticoArtigosEste  estudo  objetivou  relatar  a  experiência  do  uso  da  metodologia  da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico  na  graduação  de  enfermagem,  bem  como  os  resultados alcançados. A experiência se deu com 52 alunos de uma instituição de ensino superior  privada,  localizada  em  Curitiba,  Paraná,  Brasil.  Foram implementadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade;  2.  Pontos-chave;  3.  Teorização;  4.  Hipóteses  de  solução;  5. Aplicação à realidade – Prática. A experiência resultou na criação de dez brinquedos terapêuticos. Foram vivenciados diferentes aspectos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, constatando-se que uma educação de nível superior pautada no uso de metodologias ativas e não mais limitada à transmissão de conteúdos teóricos tem potencial para formar profissionais mais preparados para atender às atuais demandas em saúde. PALAVRAS-CHAVE Educação em enfermagem; Ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Jogos e brinquedos   ABSTRACT This  study  aimed  to  report  the  experience  of  teaching  therapeutic  play according  to  the  Problematization  methodology  with  Maguerez´s Arch  to nursing  undergraduation  students,  as  well  as  the  obtained  results.  This teaching strategy was used with 52 students of a private institution in Curitiba, Parana State, Brazil. The five steps of Maguerez´s Arch were implemented: 1.Reality observation; 2. Key-points; 3. Theorizing; 4. Solution hypotheses; 5. Application to reality – Practice. Students developed ten therapeutic toys. There was an opportunity of experiencing different aspects of the teachinglearning process, what denotes that undergraduation courses based on active methodologies and no longer limited to lectures on theoretical content have the potential of educating professionals well prepared to meet current health demands. KEYWORDS Nursing education; Teaching; Problem-based learning; Play and toysInstituto de Educação - Universidade do Minho2016-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.5966por2183-04520871-9187Laia da Mata Fujita, Júnia AparecidaHenrique de Mecena, ElizaneValentim Carmona, EleniceKakuda Shimo, Antonieta Keikoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:30.816045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico
title Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico
spellingShingle Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico
Laia da Mata Fujita, Júnia Aparecida
Artigos
title_short Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico
title_full Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico
title_fullStr Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico
title_full_unstemmed Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico
title_sort Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico
author Laia da Mata Fujita, Júnia Aparecida
author_facet Laia da Mata Fujita, Júnia Aparecida
Henrique de Mecena, Elizane
Valentim Carmona, Elenice
Kakuda Shimo, Antonieta Keiko
author_role author
author2 Henrique de Mecena, Elizane
Valentim Carmona, Elenice
Kakuda Shimo, Antonieta Keiko
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laia da Mata Fujita, Júnia Aparecida
Henrique de Mecena, Elizane
Valentim Carmona, Elenice
Kakuda Shimo, Antonieta Keiko
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este  estudo  objetivou  relatar  a  experiência  do  uso  da  metodologia  da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico  na  graduação  de  enfermagem,  bem  como  os  resultados alcançados. A experiência se deu com 52 alunos de uma instituição de ensino superior  privada,  localizada  em  Curitiba,  Paraná,  Brasil.  Foram implementadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade;  2.  Pontos-chave;  3.  Teorização;  4.  Hipóteses  de  solução;  5. Aplicação à realidade – Prática. A experiência resultou na criação de dez brinquedos terapêuticos. Foram vivenciados diferentes aspectos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, constatando-se que uma educação de nível superior pautada no uso de metodologias ativas e não mais limitada à transmissão de conteúdos teóricos tem potencial para formar profissionais mais preparados para atender às atuais demandas em saúde. PALAVRAS-CHAVE Educação em enfermagem; Ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Jogos e brinquedos   ABSTRACT This  study  aimed  to  report  the  experience  of  teaching  therapeutic  play according  to  the  Problematization  methodology  with  Maguerez´s Arch  to nursing  undergraduation  students,  as  well  as  the  obtained  results.  This teaching strategy was used with 52 students of a private institution in Curitiba, Parana State, Brazil. The five steps of Maguerez´s Arch were implemented: 1.Reality observation; 2. Key-points; 3. Theorizing; 4. Solution hypotheses; 5. Application to reality – Practice. Students developed ten therapeutic toys. There was an opportunity of experiencing different aspects of the teachinglearning process, what denotes that undergraduation courses based on active methodologies and no longer limited to lectures on theoretical content have the potential of educating professionals well prepared to meet current health demands. KEYWORDS Nursing education; Teaching; Problem-based learning; Play and toys
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.5966
url https://doi.org/10.21814/rpe.5966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220674940928