Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Paulo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soares, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38549
Resumo: A propagação/expansão da Internet e o desenvolvimento de plataformas colaborativas permitiu que o utilizador pudesse intervir e participar ativamente na Web. A quantidade e qualidade de dados disponíveis na rede possibilitam um mundo novo por explorar. Nesse sentido este trabalho visou analisar algumas interações dos utilizadores do YouTube. Para isso partiu-se de um corpus de dados retirado do National Geographic entre Janeiro de 2008 e Abril de 2012. O estudo qualitativo envolveu a análise de conteúdo de 360 comentários e descritiva de seis vídeos no WebQDA. Os resultados obtidos permitiram conhecer o posicionamento dos utilizadores face às alterações climáticas antropogénicas, bem como os atributos e níveis de literacia científica apontando alguns caminhos para investigações futuras.
id RCAP_c22bbd341222f79a2c72433ce0eecbfb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National GeographicAlterações climáticasInteraçãoLiteracia científicaNational GeographicPosicionamentoYoutubeA propagação/expansão da Internet e o desenvolvimento de plataformas colaborativas permitiu que o utilizador pudesse intervir e participar ativamente na Web. A quantidade e qualidade de dados disponíveis na rede possibilitam um mundo novo por explorar. Nesse sentido este trabalho visou analisar algumas interações dos utilizadores do YouTube. Para isso partiu-se de um corpus de dados retirado do National Geographic entre Janeiro de 2008 e Abril de 2012. O estudo qualitativo envolveu a análise de conteúdo de 360 comentários e descritiva de seis vídeos no WebQDA. Os resultados obtidos permitiram conhecer o posicionamento dos utilizadores face às alterações climáticas antropogénicas, bem como os atributos e níveis de literacia científica apontando alguns caminhos para investigações futuras.The development of collaborative platforms as well as the internet spread allowed the user to intervene and participate actively on the web. The amount and quality of available data on the web makes it possible for a new world not yet explored. Taking this into account, this work focused on analyzing a few interactions from YouTube users. In order to do that, we resorted to a chunk of data taken from the National Geographic Chanel on YouTube between January 2008 and April 2012. The qualitative research involved the analysis of content of 360 comments as well as the descriptive analysis of six videos on the WebQDA. The results obtained allowed to know the users’ stand related to anthropogenic climate change, as well as their levels of science literacy, and therefore pointing the way to future research.Universidade de Aveiro2023-07-12T09:05:44Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38549por1647-730810.34624/ilcj.v3i1.14848Duarte, PauloSoares, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:13Zoai:ria.ua.pt:10773/38549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:57.540215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic
title Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic
spellingShingle Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic
Duarte, Paulo
Alterações climáticas
Interação
Literacia científica
National Geographic
Posicionamento
Youtube
title_short Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic
title_full Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic
title_fullStr Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic
title_full_unstemmed Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic
title_sort Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic
author Duarte, Paulo
author_facet Duarte, Paulo
Soares, Rui
author_role author
author2 Soares, Rui
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Paulo
Soares, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Alterações climáticas
Interação
Literacia científica
National Geographic
Posicionamento
Youtube
topic Alterações climáticas
Interação
Literacia científica
National Geographic
Posicionamento
Youtube
description A propagação/expansão da Internet e o desenvolvimento de plataformas colaborativas permitiu que o utilizador pudesse intervir e participar ativamente na Web. A quantidade e qualidade de dados disponíveis na rede possibilitam um mundo novo por explorar. Nesse sentido este trabalho visou analisar algumas interações dos utilizadores do YouTube. Para isso partiu-se de um corpus de dados retirado do National Geographic entre Janeiro de 2008 e Abril de 2012. O estudo qualitativo envolveu a análise de conteúdo de 360 comentários e descritiva de seis vídeos no WebQDA. Os resultados obtidos permitiram conhecer o posicionamento dos utilizadores face às alterações climáticas antropogénicas, bem como os atributos e níveis de literacia científica apontando alguns caminhos para investigações futuras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01
2023-07-12T09:05:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38549
url http://hdl.handle.net/10773/38549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v3i1.14848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741125976064