Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38549 |
Resumo: | A propagação/expansão da Internet e o desenvolvimento de plataformas colaborativas permitiu que o utilizador pudesse intervir e participar ativamente na Web. A quantidade e qualidade de dados disponíveis na rede possibilitam um mundo novo por explorar. Nesse sentido este trabalho visou analisar algumas interações dos utilizadores do YouTube. Para isso partiu-se de um corpus de dados retirado do National Geographic entre Janeiro de 2008 e Abril de 2012. O estudo qualitativo envolveu a análise de conteúdo de 360 comentários e descritiva de seis vídeos no WebQDA. Os resultados obtidos permitiram conhecer o posicionamento dos utilizadores face às alterações climáticas antropogénicas, bem como os atributos e níveis de literacia científica apontando alguns caminhos para investigações futuras. |
id |
RCAP_c22bbd341222f79a2c72433ce0eecbfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National GeographicAlterações climáticasInteraçãoLiteracia científicaNational GeographicPosicionamentoYoutubeA propagação/expansão da Internet e o desenvolvimento de plataformas colaborativas permitiu que o utilizador pudesse intervir e participar ativamente na Web. A quantidade e qualidade de dados disponíveis na rede possibilitam um mundo novo por explorar. Nesse sentido este trabalho visou analisar algumas interações dos utilizadores do YouTube. Para isso partiu-se de um corpus de dados retirado do National Geographic entre Janeiro de 2008 e Abril de 2012. O estudo qualitativo envolveu a análise de conteúdo de 360 comentários e descritiva de seis vídeos no WebQDA. Os resultados obtidos permitiram conhecer o posicionamento dos utilizadores face às alterações climáticas antropogénicas, bem como os atributos e níveis de literacia científica apontando alguns caminhos para investigações futuras.The development of collaborative platforms as well as the internet spread allowed the user to intervene and participate actively on the web. The amount and quality of available data on the web makes it possible for a new world not yet explored. Taking this into account, this work focused on analyzing a few interactions from YouTube users. In order to do that, we resorted to a chunk of data taken from the National Geographic Chanel on YouTube between January 2008 and April 2012. The qualitative research involved the analysis of content of 360 comments as well as the descriptive analysis of six videos on the WebQDA. The results obtained allowed to know the users’ stand related to anthropogenic climate change, as well as their levels of science literacy, and therefore pointing the way to future research.Universidade de Aveiro2023-07-12T09:05:44Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38549por1647-730810.34624/ilcj.v3i1.14848Duarte, PauloSoares, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:13Zoai:ria.ua.pt:10773/38549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:57.540215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic |
title |
Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic |
spellingShingle |
Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic Duarte, Paulo Alterações climáticas Interação Literacia científica National Geographic Posicionamento Youtube |
title_short |
Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic |
title_full |
Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic |
title_fullStr |
Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic |
title_full_unstemmed |
Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic |
title_sort |
Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube no National Geographic |
author |
Duarte, Paulo |
author_facet |
Duarte, Paulo Soares, Rui |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Rui |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Paulo Soares, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alterações climáticas Interação Literacia científica National Geographic Posicionamento Youtube |
topic |
Alterações climáticas Interação Literacia científica National Geographic Posicionamento Youtube |
description |
A propagação/expansão da Internet e o desenvolvimento de plataformas colaborativas permitiu que o utilizador pudesse intervir e participar ativamente na Web. A quantidade e qualidade de dados disponíveis na rede possibilitam um mundo novo por explorar. Nesse sentido este trabalho visou analisar algumas interações dos utilizadores do YouTube. Para isso partiu-se de um corpus de dados retirado do National Geographic entre Janeiro de 2008 e Abril de 2012. O estudo qualitativo envolveu a análise de conteúdo de 360 comentários e descritiva de seis vídeos no WebQDA. Os resultados obtidos permitiram conhecer o posicionamento dos utilizadores face às alterações climáticas antropogénicas, bem como os atributos e níveis de literacia científica apontando alguns caminhos para investigações futuras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01 2023-07-12T09:05:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38549 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-7308 10.34624/ilcj.v3i1.14848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137741125976064 |