Recreio : organização do espaço e as interações: a atividade lúdica e o recreio escolar nas aprendizagens das crianças do 1º ciclo de ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luzio, Ana Carla Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4653
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes distintas: as reflexões críticas das práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte é apresentada uma apreciação crítica das práticas em contexto prático, nomeadamente na educação pré-escolar e do ensino do 1.º CEB. Na segunda parte damos a conhecer o trabalho de investigação, baseado num estudo de natureza qualitativa realizado no contexto de 1.º CEB que visa conhecer e compreender a atividade lúdica e de autoformação nas aprendizagens das crianças do 1.º CEB. Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, assim como em termos empíricos, às respostas aos questionários dirigidos aos professores do 1.º CEB. O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo teve como objetivo principal, analisar o lúdico como auxílio pedagógico na formação das crianças enquanto seres em “construção” permanente. O brincar e o jogar são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. A forma lúdica como a criança se insere no espaço de recreio, reflete a sua forma de pensar, agir e sentir. Nas brincadeiras as crianças desenvolvem capacidades importantes de atenção, memória e imaginação. Visto que os jogos e as brincadeiras são experiências que se correlacionam ao ambiente escolar, procuramos respaldar em embasamentos teóricos, através de pesquisas bibliográficas, observações e entrevista a professores, sobre a importância do lúdico em espaço de recreio para as aprendizagens das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e a forma como os professores vêem o espaço de recreio, como fundamental para as aprendizagens das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. As opiniões dos professores foram analisadas, procedendo-se a uma análise de conteúdo com categorias definidas a posteriori. O corpus deste estudo foi constituído pela transcrição das entrevistas efetuadas. No âmbito do estudo os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: O brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos, e é através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança descobre o seu papel no mundo. O recreio constitui-se como um dos espaços da escola que mais atrai as crianças, porque proporciona momentos de lazer e convívio. Constitui, por isso, um local onde a socialização adquire particular relevância tanto pela interação entre pares como pela interação com os adultos. As brincadeiras permitem diagnosticar, avaliar e elaborar estratégias para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, prazerosa e cooperativa.
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Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, assim como em termos empíricos, às respostas aos questionários dirigidos aos professores do 1.º CEB. O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo teve como objetivo principal, analisar o lúdico como auxílio pedagógico na formação das crianças enquanto seres em “construção” permanente. O brincar e o jogar são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. A forma lúdica como a criança se insere no espaço de recreio, reflete a sua forma de pensar, agir e sentir. Nas brincadeiras as crianças desenvolvem capacidades importantes de atenção, memória e imaginação. Visto que os jogos e as brincadeiras são experiências que se correlacionam ao ambiente escolar, procuramos respaldar em embasamentos teóricos, através de pesquisas bibliográficas, observações e entrevista a professores, sobre a importância do lúdico em espaço de recreio para as aprendizagens das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e a forma como os professores vêem o espaço de recreio, como fundamental para as aprendizagens das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. As opiniões dos professores foram analisadas, procedendo-se a uma análise de conteúdo com categorias definidas a posteriori. O corpus deste estudo foi constituído pela transcrição das entrevistas efetuadas. No âmbito do estudo os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: O brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos, e é através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança descobre o seu papel no mundo. O recreio constitui-se como um dos espaços da escola que mais atrai as crianças, porque proporciona momentos de lazer e convívio. Constitui, por isso, um local onde a socialização adquire particular relevância tanto pela interação entre pares como pela interação com os adultos. As brincadeiras permitem diagnosticar, avaliar e elaborar estratégias para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, prazerosa e cooperativa.This Final Report is divided into two distinct parts: the critical reflections of the practices in real life context and the investigation process. The first part presents a critical appraisal of practices in real life context, namely in pre-school education and primary education. The second part presents the investigation based on a qualitative study carried out in the context of primary education, which aims to understand playing and self-learning in the education of children. As such, we refer to well-known authors and existing legislation, as well as, in empirical terms, questionnaires answered by primary school education teachers. Playing is considered a way to provide pleasure, using imagery and creativity in various forms of games. The main goal of this study is to analyse playing as a pedagogical aid in the education of children as human beings in permanent “construction”. Playing is a fundamental activity in developing identity and autonomy in every human being. The way a child enters the playground reflects his or her way of thinking, acting and feeling. It’s in playing that children develop important attention, memory and imagination abilities. Since games are experiences that correlate with the school environment, theoretical bases were supported with bibliographical research, observations and interviews with teachers about the importance of the playground in primary school education. The teachers' opinions were analysed, and a content analysis was carried out with categories defined posteriarly. The corpus of this study was constituted by the transcription of the interviews carried out. The results point to the following set of main conclusions: Playing is deeply connected to learning, especially in early years, and it’s through playing that the child discovers his role in the world. In school, the playground is the place that most attracts the children, because it provides moments of leisure and companionship. It is, therefore, a place where socialisation acquires particular relevance both through interaction between peers and through interaction with adults. Playing allows to diagnose, evaluate and elaborate strategies for the development of meaningful, pleasant and cooperative learning.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuEira, PauloAzevedo, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLuzio, Ana Carla Figueiredo2017-09-11T14:26:36Z2017-052017-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4653TID:201731207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:12.984383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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