O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Olga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6434
Resumo: O recreio no jardim-de-infância é um dos poucos espaços que resta para que as crianças se encontrem e façam aquilo em que verdadeiramente são especialistas: brincar! Este deve ser um espaço e um tempo valorizados, pois é aí que este grupo constrói as culturas que o identificam e o distinguem como grupo geracional, distinto dos demais. Esta construção de culturas faz-se através das interações inerentes ao ato de brincar. Nesta sociedade globalizada, a competição e o sucesso académico fazem parte cada vez mais cedo da vida das crianças. Assim, é importante devolver-lhes estes espaços e tempos que lhes permitam brincar e jogar, uma vez que estas ações se assumem como indispensáveis para o seu bem-estar e para o desenvolvimento saudável das suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.
id RCAP_5a8274ed34142f40b942d9ee825e353e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da InfânciaJardim de infânciaRecreioJogosBrincadeiraCulturas de infânciaKindergartenPlaygroundPlayfulPlayChildhood culturesO recreio no jardim-de-infância é um dos poucos espaços que resta para que as crianças se encontrem e façam aquilo em que verdadeiramente são especialistas: brincar! Este deve ser um espaço e um tempo valorizados, pois é aí que este grupo constrói as culturas que o identificam e o distinguem como grupo geracional, distinto dos demais. Esta construção de culturas faz-se através das interações inerentes ao ato de brincar. Nesta sociedade globalizada, a competição e o sucesso académico fazem parte cada vez mais cedo da vida das crianças. Assim, é importante devolver-lhes estes espaços e tempos que lhes permitam brincar e jogar, uma vez que estas ações se assumem como indispensáveis para o seu bem-estar e para o desenvolvimento saudável das suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.Abstract The kindergarten playground is one of few remaining places where kids can find themselves and do what they are truly experts at: playing! This must be a valorized space and time because there is where this group creates the cultures that identify anddistinguishes itself as a generational group, apart from the rest. This culture building is made through play inherent interactions. In this globalized society competition and academic success are part of kid’s lives. That’s why it’s important to understand and give them back space-time that allows them to play, once these actions are indispensable for their well-being and the healthy development of their physical, cognitive, emotional and social skills.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLAzevedo, Olga2016-09-15T08:45:51Z2016-032016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6434porAzevedo, O., (2015) O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância, Da Investigação às práticas, 6 (1), 132 – 156.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:34.024800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância
title O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância
spellingShingle O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância
Azevedo, Olga
Jardim de infância
Recreio
Jogos
Brincadeira
Culturas de infância
Kindergarten
Playground
Playful
Play
Childhood cultures
title_short O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância
title_full O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância
title_fullStr O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância
title_full_unstemmed O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância
title_sort O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância
author Azevedo, Olga
author_facet Azevedo, Olga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Olga
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Recreio
Jogos
Brincadeira
Culturas de infância
Kindergarten
Playground
Playful
Play
Childhood cultures
topic Jardim de infância
Recreio
Jogos
Brincadeira
Culturas de infância
Kindergarten
Playground
Playful
Play
Childhood cultures
description O recreio no jardim-de-infância é um dos poucos espaços que resta para que as crianças se encontrem e façam aquilo em que verdadeiramente são especialistas: brincar! Este deve ser um espaço e um tempo valorizados, pois é aí que este grupo constrói as culturas que o identificam e o distinguem como grupo geracional, distinto dos demais. Esta construção de culturas faz-se através das interações inerentes ao ato de brincar. Nesta sociedade globalizada, a competição e o sucesso académico fazem parte cada vez mais cedo da vida das crianças. Assim, é importante devolver-lhes estes espaços e tempos que lhes permitam brincar e jogar, uma vez que estas ações se assumem como indispensáveis para o seu bem-estar e para o desenvolvimento saudável das suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-15T08:45:51Z
2016-03
2016-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6434
url http://hdl.handle.net/10400.21/6434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Azevedo, O., (2015) O recreio no Jardim de Infância: espaço e tempo para construção de culturas da Infância, Da Investigação às práticas, 6 (1), 132 – 156.
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414894338048