Orientações estratégicas para o desenvolvimento de um modelo de gestão da qualidade numa unidade de mamografia de um serviço hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bárbara, Ana Catarina Bernardo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15540
Resumo: A qualidade dos cuidados de saúde prestados tem-se revelado uma preocupação crescente. A garantia, monitorização e melhoria contínua da qualidade devem ser contemplados nos objectivos primordiais das instituições de saúde. Assim, o presente estudo pretende contribuir para a criação de um plano estratégico que permita a implementação de um sistema de gestão da qualidade (modelo European Foudation for Quality Managment) numa Unidade de Mamografia. A metodologia aplicada será prospectiva, através da adaptação do Método dos Cenários de Michel Godet. A aplicação desta metodologia permitiu traçar uma lógica relacional entre actores, os seus objectivos e as estratégias sobre as quais os principais actores se articulam. Os resultados obtidos mostram que as chefias intermédias apresentam um papel central neste jogo de actores, no que respeita à capacidade de concretização de objectivos. Por outro lado, ficou visível a notoriedade dada ao utente enquanto foco da prestação de cuidados de saúde. Deste modo, são apresentadas orientações estratégicas que vão no sentido de um plano horizontal de liderança e na maximização da contribuição dos colaboradores, entre outras; ABSTRACT:The quality of health care provided has proved to be a growing concern. The assurance, monitoring and continuous quality improvement must be addressed in the main objectives of health institutions. Thus, this study intends to contribute to the creation of a strategic plan that allows the implementation of a quality management system (model European Foundation for Quality Management) in Mammography Unit. A prospective methodology will be applied, by adapting the scenario method of Michel Godet. This methodology allowed us to outline a relational logic between actors, their objectives and strategies on which the main actors are articulated. The results show that middle managers have a central role in this interplay of actors, as regards the ability to achieve objectives. On the other hand, it was visible the notoriety given to the user as the focus of health care. Thus, strategic directions are given to promote a plan of horizontal leadership, maximizing the contribution of employees, among other.
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