Aliança – A gamificação do jornalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/51209 |
Resumo: | Os videojogos motivam os utilizadores a assimilar os conteúdos mais facilmente, através da simulação e da experiência, e é possível aplicar as técnicas e os contextos utilizados no seu desenvolvimento à prática jornalística. A gamificação da informação é uma forma de narrativa que poderá trazer mudanças significativas para o jornalismo e contribuir para a sua sustentabilidade. Este trabalho de projeto procura promover a necessidade de investigação e de utilização dos jogos noticiosos (“newsgames”) e compreender as suas potencialidades, testando a viabilidade do seu desenvolvimento e da sua aplicação, e acrescentar conhecimento sobre o tema. Através do método de revisão de literatura, foram sistematizados os principais pareceres de investigadores internacionais, sobre os conceitos, os objetivos, as especificidades e as questões que os newsgames suscitam, com especial enfoque nas questões relacionadas com jogos editoriais sobre eventos atuais. Para perceber quais as ferramentas necessárias e as eventuais limitações com que um jornalista se poderá deparar ao desenvolver um newsgame, de forma autónoma e com recursos limitados, foi desenvolvido um projeto de gamificação de uma notícia sobre diplomacia e política internacional. Através da produção de um protótipo de jogo foi possível verificar quais as etapas do processo de construção desta aplicação e avaliar a viabilidade da sua utilização. O protótipo foi desenvolvido no editor Game Maker, uma ferramenta para criação de jogos que não obriga a conhecimentos prévios em programação ou em design de jogos digitais. |
id |
RCAP_3135501599b3204083b68e4696b74a01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/51209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aliança – A gamificação do jornalismoGamificaçãoJornalismoDesign de jogos digitaisNewsgameDigital game designGamificationJournalismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoOs videojogos motivam os utilizadores a assimilar os conteúdos mais facilmente, através da simulação e da experiência, e é possível aplicar as técnicas e os contextos utilizados no seu desenvolvimento à prática jornalística. A gamificação da informação é uma forma de narrativa que poderá trazer mudanças significativas para o jornalismo e contribuir para a sua sustentabilidade. Este trabalho de projeto procura promover a necessidade de investigação e de utilização dos jogos noticiosos (“newsgames”) e compreender as suas potencialidades, testando a viabilidade do seu desenvolvimento e da sua aplicação, e acrescentar conhecimento sobre o tema. Através do método de revisão de literatura, foram sistematizados os principais pareceres de investigadores internacionais, sobre os conceitos, os objetivos, as especificidades e as questões que os newsgames suscitam, com especial enfoque nas questões relacionadas com jogos editoriais sobre eventos atuais. Para perceber quais as ferramentas necessárias e as eventuais limitações com que um jornalista se poderá deparar ao desenvolver um newsgame, de forma autónoma e com recursos limitados, foi desenvolvido um projeto de gamificação de uma notícia sobre diplomacia e política internacional. Através da produção de um protótipo de jogo foi possível verificar quais as etapas do processo de construção desta aplicação e avaliar a viabilidade da sua utilização. O protótipo foi desenvolvido no editor Game Maker, uma ferramenta para criação de jogos que não obriga a conhecimentos prévios em programação ou em design de jogos digitais.Video games motivate users to assimilate content more easily, through simulation and experience, and it is possible to apply the techniques and contexts used in their development in journalistic practice. The gamification of information is a type of narrative which can bring significant changes to journalism and contribute to its sustainability. This project seeks to promote the need for research and use of “newsgames", as well as to understand its potential, testing the feasibility of its development and application, while adding knowledge about the topic. Through the literature review method, the main opinions of international researchers were systematised, with regards to their concepts, goals, specific features and the issues raised by newsgames, with a special focus on those related to editorial games concerning current events. In order to understand what are the necessary tools and the potential limitations that a journalist may encounter when developing a newsgame, independently and with limited resources, this work had developed a gamification project for a piece of news concerning diplomacy and international politics. By means of the production of a game prototype it was possible to observe what are the stages of this application’s construction process and to assess the feasibility of its use. The prototype was developed in the Game Maker editor, a tool for game creation which does not require prior knowledge in programming or in digital game design.Vicente, Paulo NunoRUNMacedo, Vera Rita Batista Gonçalves2018-11-09T12:20:12Z2018-07-182018-06-262018-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/51209TID:202011909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:25:39Zoai:run.unl.pt:10362/51209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:25.769310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aliança – A gamificação do jornalismo |
title |
Aliança – A gamificação do jornalismo |
spellingShingle |
Aliança – A gamificação do jornalismo Macedo, Vera Rita Batista Gonçalves Gamificação Jornalismo Design de jogos digitais Newsgame Digital game design Gamification Journalism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Aliança – A gamificação do jornalismo |
title_full |
Aliança – A gamificação do jornalismo |
title_fullStr |
Aliança – A gamificação do jornalismo |
title_full_unstemmed |
Aliança – A gamificação do jornalismo |
title_sort |
Aliança – A gamificação do jornalismo |
author |
Macedo, Vera Rita Batista Gonçalves |
author_facet |
Macedo, Vera Rita Batista Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Paulo Nuno RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Vera Rita Batista Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Jornalismo Design de jogos digitais Newsgame Digital game design Gamification Journalism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Gamificação Jornalismo Design de jogos digitais Newsgame Digital game design Gamification Journalism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Os videojogos motivam os utilizadores a assimilar os conteúdos mais facilmente, através da simulação e da experiência, e é possível aplicar as técnicas e os contextos utilizados no seu desenvolvimento à prática jornalística. A gamificação da informação é uma forma de narrativa que poderá trazer mudanças significativas para o jornalismo e contribuir para a sua sustentabilidade. Este trabalho de projeto procura promover a necessidade de investigação e de utilização dos jogos noticiosos (“newsgames”) e compreender as suas potencialidades, testando a viabilidade do seu desenvolvimento e da sua aplicação, e acrescentar conhecimento sobre o tema. Através do método de revisão de literatura, foram sistematizados os principais pareceres de investigadores internacionais, sobre os conceitos, os objetivos, as especificidades e as questões que os newsgames suscitam, com especial enfoque nas questões relacionadas com jogos editoriais sobre eventos atuais. Para perceber quais as ferramentas necessárias e as eventuais limitações com que um jornalista se poderá deparar ao desenvolver um newsgame, de forma autónoma e com recursos limitados, foi desenvolvido um projeto de gamificação de uma notícia sobre diplomacia e política internacional. Através da produção de um protótipo de jogo foi possível verificar quais as etapas do processo de construção desta aplicação e avaliar a viabilidade da sua utilização. O protótipo foi desenvolvido no editor Game Maker, uma ferramenta para criação de jogos que não obriga a conhecimentos prévios em programação ou em design de jogos digitais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-09T12:20:12Z 2018-07-18 2018-06-26 2018-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/51209 TID:202011909 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/51209 |
identifier_str_mv |
TID:202011909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137946392068096 |