Aliança – A gamificação do jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Vera Rita Batista Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/51209
Resumo: Os videojogos motivam os utilizadores a assimilar os conteúdos mais facilmente, através da simulação e da experiência, e é possível aplicar as técnicas e os contextos utilizados no seu desenvolvimento à prática jornalística. A gamificação da informação é uma forma de narrativa que poderá trazer mudanças significativas para o jornalismo e contribuir para a sua sustentabilidade. Este trabalho de projeto procura promover a necessidade de investigação e de utilização dos jogos noticiosos (“newsgames”) e compreender as suas potencialidades, testando a viabilidade do seu desenvolvimento e da sua aplicação, e acrescentar conhecimento sobre o tema. Através do método de revisão de literatura, foram sistematizados os principais pareceres de investigadores internacionais, sobre os conceitos, os objetivos, as especificidades e as questões que os newsgames suscitam, com especial enfoque nas questões relacionadas com jogos editoriais sobre eventos atuais. Para perceber quais as ferramentas necessárias e as eventuais limitações com que um jornalista se poderá deparar ao desenvolver um newsgame, de forma autónoma e com recursos limitados, foi desenvolvido um projeto de gamificação de uma notícia sobre diplomacia e política internacional. Através da produção de um protótipo de jogo foi possível verificar quais as etapas do processo de construção desta aplicação e avaliar a viabilidade da sua utilização. O protótipo foi desenvolvido no editor Game Maker, uma ferramenta para criação de jogos que não obriga a conhecimentos prévios em programação ou em design de jogos digitais.
id RCAP_3135501599b3204083b68e4696b74a01
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/51209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aliança – A gamificação do jornalismoGamificaçãoJornalismoDesign de jogos digitaisNewsgameDigital game designGamificationJournalismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoOs videojogos motivam os utilizadores a assimilar os conteúdos mais facilmente, através da simulação e da experiência, e é possível aplicar as técnicas e os contextos utilizados no seu desenvolvimento à prática jornalística. A gamificação da informação é uma forma de narrativa que poderá trazer mudanças significativas para o jornalismo e contribuir para a sua sustentabilidade. Este trabalho de projeto procura promover a necessidade de investigação e de utilização dos jogos noticiosos (“newsgames”) e compreender as suas potencialidades, testando a viabilidade do seu desenvolvimento e da sua aplicação, e acrescentar conhecimento sobre o tema. Através do método de revisão de literatura, foram sistematizados os principais pareceres de investigadores internacionais, sobre os conceitos, os objetivos, as especificidades e as questões que os newsgames suscitam, com especial enfoque nas questões relacionadas com jogos editoriais sobre eventos atuais. Para perceber quais as ferramentas necessárias e as eventuais limitações com que um jornalista se poderá deparar ao desenvolver um newsgame, de forma autónoma e com recursos limitados, foi desenvolvido um projeto de gamificação de uma notícia sobre diplomacia e política internacional. Através da produção de um protótipo de jogo foi possível verificar quais as etapas do processo de construção desta aplicação e avaliar a viabilidade da sua utilização. O protótipo foi desenvolvido no editor Game Maker, uma ferramenta para criação de jogos que não obriga a conhecimentos prévios em programação ou em design de jogos digitais.Video games motivate users to assimilate content more easily, through simulation and experience, and it is possible to apply the techniques and contexts used in their development in journalistic practice. The gamification of information is a type of narrative which can bring significant changes to journalism and contribute to its sustainability. This project seeks to promote the need for research and use of “newsgames", as well as to understand its potential, testing the feasibility of its development and application, while adding knowledge about the topic. Through the literature review method, the main opinions of international researchers were systematised, with regards to their concepts, goals, specific features and the issues raised by newsgames, with a special focus on those related to editorial games concerning current events. In order to understand what are the necessary tools and the potential limitations that a journalist may encounter when developing a newsgame, independently and with limited resources, this work had developed a gamification project for a piece of news concerning diplomacy and international politics. By means of the production of a game prototype it was possible to observe what are the stages of this application’s construction process and to assess the feasibility of its use. The prototype was developed in the Game Maker editor, a tool for game creation which does not require prior knowledge in programming or in digital game design.Vicente, Paulo NunoRUNMacedo, Vera Rita Batista Gonçalves2018-11-09T12:20:12Z2018-07-182018-06-262018-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/51209TID:202011909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:25:39Zoai:run.unl.pt:10362/51209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:25.769310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aliança – A gamificação do jornalismo
title Aliança – A gamificação do jornalismo
spellingShingle Aliança – A gamificação do jornalismo
Macedo, Vera Rita Batista Gonçalves
Gamificação
Jornalismo
Design de jogos digitais
Newsgame
Digital game design
Gamification
Journalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Aliança – A gamificação do jornalismo
title_full Aliança – A gamificação do jornalismo
title_fullStr Aliança – A gamificação do jornalismo
title_full_unstemmed Aliança – A gamificação do jornalismo
title_sort Aliança – A gamificação do jornalismo
author Macedo, Vera Rita Batista Gonçalves
author_facet Macedo, Vera Rita Batista Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Paulo Nuno
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Vera Rita Batista Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Jornalismo
Design de jogos digitais
Newsgame
Digital game design
Gamification
Journalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Gamificação
Jornalismo
Design de jogos digitais
Newsgame
Digital game design
Gamification
Journalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Os videojogos motivam os utilizadores a assimilar os conteúdos mais facilmente, através da simulação e da experiência, e é possível aplicar as técnicas e os contextos utilizados no seu desenvolvimento à prática jornalística. A gamificação da informação é uma forma de narrativa que poderá trazer mudanças significativas para o jornalismo e contribuir para a sua sustentabilidade. Este trabalho de projeto procura promover a necessidade de investigação e de utilização dos jogos noticiosos (“newsgames”) e compreender as suas potencialidades, testando a viabilidade do seu desenvolvimento e da sua aplicação, e acrescentar conhecimento sobre o tema. Através do método de revisão de literatura, foram sistematizados os principais pareceres de investigadores internacionais, sobre os conceitos, os objetivos, as especificidades e as questões que os newsgames suscitam, com especial enfoque nas questões relacionadas com jogos editoriais sobre eventos atuais. Para perceber quais as ferramentas necessárias e as eventuais limitações com que um jornalista se poderá deparar ao desenvolver um newsgame, de forma autónoma e com recursos limitados, foi desenvolvido um projeto de gamificação de uma notícia sobre diplomacia e política internacional. Através da produção de um protótipo de jogo foi possível verificar quais as etapas do processo de construção desta aplicação e avaliar a viabilidade da sua utilização. O protótipo foi desenvolvido no editor Game Maker, uma ferramenta para criação de jogos que não obriga a conhecimentos prévios em programação ou em design de jogos digitais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09T12:20:12Z
2018-07-18
2018-06-26
2018-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/51209
TID:202011909
url http://hdl.handle.net/10362/51209
identifier_str_mv TID:202011909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137946392068096