Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65408 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais características de jogos digitais e gamificação mais utilizados nas aulas de língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, desenvolveu-se um framework em formato de guia interativo cujo objetivo principal é auxiliar os professores que trabalham com essa faixa etária. Esse material os apresentará as opções e possibilidades educacionais desses artefatos e metodologias, auxiliando-os a fazer escolhas conscientes dos recursos lúdicos disponíveis ou a produzir suas próprias estratégias pedagógicas gamificadas. |
id |
UFSP_94c638d10f5bd2bceae6309472acd396 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65408 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamentalDesign educacionalGamificaçãoJogos digitaisEducational designGamificationDigital gamesO presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais características de jogos digitais e gamificação mais utilizados nas aulas de língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, desenvolveu-se um framework em formato de guia interativo cujo objetivo principal é auxiliar os professores que trabalham com essa faixa etária. Esse material os apresentará as opções e possibilidades educacionais desses artefatos e metodologias, auxiliando-os a fazer escolhas conscientes dos recursos lúdicos disponíveis ou a produzir suas próprias estratégias pedagógicas gamificadas.The present work aims to clarify the main characteristics of digital games and gamification strategies most used in Portuguese classes of the first cycle of elementary school. As a result of the research, a framework was developed as an interactive guide. The main goal of this artifact is to show teachers some educational possibilities and methodologies that might help them feel capable of making assertive choices regarding digital playful materials or to create their own gamification teaching strategies.Universidade Federal de São PauloCarolei, PaulaAmaral, João Alberto Arantes dohttp://lattes.cnpq.br/6114332903690632http://lattes.cnpq.br/0778199387503922http://lattes.cnpq.br/8646844043271124Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP]2022-08-25T15:03:41Z2022-08-25T15:03:41Z2022-07-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion40 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65408porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T20:49:57Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65408Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T20:49:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title |
Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental |
spellingShingle |
Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP] Design educacional Gamificação Jogos digitais Educational design Gamification Digital games |
title_short |
Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_full |
Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_fullStr |
Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_sort |
Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental |
author |
Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP] |
author_facet |
Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carolei, Paula Amaral, João Alberto Arantes do http://lattes.cnpq.br/6114332903690632 http://lattes.cnpq.br/0778199387503922 http://lattes.cnpq.br/8646844043271124 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design educacional Gamificação Jogos digitais Educational design Gamification Digital games |
topic |
Design educacional Gamificação Jogos digitais Educational design Gamification Digital games |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais características de jogos digitais e gamificação mais utilizados nas aulas de língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, desenvolveu-se um framework em formato de guia interativo cujo objetivo principal é auxiliar os professores que trabalham com essa faixa etária. Esse material os apresentará as opções e possibilidades educacionais desses artefatos e metodologias, auxiliando-os a fazer escolhas conscientes dos recursos lúdicos disponíveis ou a produzir suas próprias estratégias pedagógicas gamificadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-25T15:03:41Z 2022-08-25T15:03:41Z 2022-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65408 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268356823351296 |