Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65408
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais características de jogos digitais e gamificação mais utilizados nas aulas de língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, desenvolveu-se um framework em formato de guia interativo cujo objetivo principal é auxiliar os professores que trabalham com essa faixa etária. Esse material os apresentará as opções e possibilidades educacionais desses artefatos e metodologias, auxiliando-os a fazer escolhas conscientes dos recursos lúdicos disponíveis ou a produzir suas próprias estratégias pedagógicas gamificadas.
id UFSP_94c638d10f5bd2bceae6309472acd396
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65408
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamentalDesign educacionalGamificaçãoJogos digitaisEducational designGamificationDigital gamesO presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais características de jogos digitais e gamificação mais utilizados nas aulas de língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, desenvolveu-se um framework em formato de guia interativo cujo objetivo principal é auxiliar os professores que trabalham com essa faixa etária. Esse material os apresentará as opções e possibilidades educacionais desses artefatos e metodologias, auxiliando-os a fazer escolhas conscientes dos recursos lúdicos disponíveis ou a produzir suas próprias estratégias pedagógicas gamificadas.The present work aims to clarify the main characteristics of digital games and gamification strategies most used in Portuguese classes of the first cycle of elementary school. As a result of the research, a framework was developed as an interactive guide. The main goal of this artifact is to show teachers some educational possibilities and methodologies that might help them feel capable of making assertive choices regarding digital playful materials or to create their own gamification teaching strategies.Universidade Federal de São PauloCarolei, PaulaAmaral, João Alberto Arantes dohttp://lattes.cnpq.br/6114332903690632http://lattes.cnpq.br/0778199387503922http://lattes.cnpq.br/8646844043271124Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP]2022-08-25T15:03:41Z2022-08-25T15:03:41Z2022-07-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion40 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65408porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T20:49:57Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65408Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T20:49:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
title Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
spellingShingle Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP]
Design educacional
Gamificação
Jogos digitais
Educational design
Gamification
Digital games
title_short Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
title_full Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
title_fullStr Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
title_full_unstemmed Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
title_sort Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
author Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP]
author_facet Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carolei, Paula
Amaral, João Alberto Arantes do
http://lattes.cnpq.br/6114332903690632
http://lattes.cnpq.br/0778199387503922
http://lattes.cnpq.br/8646844043271124
dc.contributor.author.fl_str_mv Nuin, Juliana Spinasola de Carvalho [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Design educacional
Gamificação
Jogos digitais
Educational design
Gamification
Digital games
topic Design educacional
Gamificação
Jogos digitais
Educational design
Gamification
Digital games
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais características de jogos digitais e gamificação mais utilizados nas aulas de língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, desenvolveu-se um framework em formato de guia interativo cujo objetivo principal é auxiliar os professores que trabalham com essa faixa etária. Esse material os apresentará as opções e possibilidades educacionais desses artefatos e metodologias, auxiliando-os a fazer escolhas conscientes dos recursos lúdicos disponíveis ou a produzir suas próprias estratégias pedagógicas gamificadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25T15:03:41Z
2022-08-25T15:03:41Z
2022-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65408
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268356823351296