A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David Augusto Simões Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49619
Resumo: O relatório é composto por duas partes que, apesar de serem distintas completam-se. A primeira parte evoca a prática de ensino supervisionada, através da caracterização do Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”, dos alunos da prática supervisionada e a exposição dos planos / relatórios de aula previamente selecionados. Em género de conclusão desta primeira parte é apresentada uma reflexão pessoal à minha experiência neste estágio avaliando aprendizagens e dificuldades sentidas. A segunda parte tem como objetivo procurar respostas para a desmotivação sentida pelos alunos no ensino especializado da música, recorrendo às teorias cognitivistas e sócio-cognitivistas da motivação, bem como, apresentando um inquérito que visa expor se a falta de motivação leva ao abandono do estudo de saxofone no ensino artístico especializado de música. Mostrando quais os factores que podem levar à desmotivação assim como aqueles que a podem prevenir. Assim, dá-se lugar a um espaço refletivo que incide nas pedagogias atuais, programas e relações interpessoais no ensino artístico especializado de música.
id RCAP_3143d755ce2a9bf3709e7910940a07c3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”motivaçãodesmotivaçãoabandonoprofessorsaxofoneO relatório é composto por duas partes que, apesar de serem distintas completam-se. A primeira parte evoca a prática de ensino supervisionada, através da caracterização do Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”, dos alunos da prática supervisionada e a exposição dos planos / relatórios de aula previamente selecionados. Em género de conclusão desta primeira parte é apresentada uma reflexão pessoal à minha experiência neste estágio avaliando aprendizagens e dificuldades sentidas. A segunda parte tem como objetivo procurar respostas para a desmotivação sentida pelos alunos no ensino especializado da música, recorrendo às teorias cognitivistas e sócio-cognitivistas da motivação, bem como, apresentando um inquérito que visa expor se a falta de motivação leva ao abandono do estudo de saxofone no ensino artístico especializado de música. Mostrando quais os factores que podem levar à desmotivação assim como aqueles que a podem prevenir. Assim, dá-se lugar a um espaço refletivo que incide nas pedagogias atuais, programas e relações interpessoais no ensino artístico especializado de música.Repositório ComumDavid Augusto Simões Rodrigues2024-02-05T17:28:19Z2024-01-202024-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49619TID:203514785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T04:15:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:04.257864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”
title A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”
spellingShingle A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”
David Augusto Simões Rodrigues
motivação
desmotivação
abandono
professor
saxofone
title_short A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”
title_full A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”
title_fullStr A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”
title_full_unstemmed A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”
title_sort A relação entre a motivação e o abandono escolar no Ensino Artístico Especialiazado de Saxofone em Portugal”
author David Augusto Simões Rodrigues
author_facet David Augusto Simões Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv David Augusto Simões Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv motivação
desmotivação
abandono
professor
saxofone
topic motivação
desmotivação
abandono
professor
saxofone
description O relatório é composto por duas partes que, apesar de serem distintas completam-se. A primeira parte evoca a prática de ensino supervisionada, através da caracterização do Conservatório de Música de Viseu – “Dr. José de Azeredo Perdigão”, dos alunos da prática supervisionada e a exposição dos planos / relatórios de aula previamente selecionados. Em género de conclusão desta primeira parte é apresentada uma reflexão pessoal à minha experiência neste estágio avaliando aprendizagens e dificuldades sentidas. A segunda parte tem como objetivo procurar respostas para a desmotivação sentida pelos alunos no ensino especializado da música, recorrendo às teorias cognitivistas e sócio-cognitivistas da motivação, bem como, apresentando um inquérito que visa expor se a falta de motivação leva ao abandono do estudo de saxofone no ensino artístico especializado de música. Mostrando quais os factores que podem levar à desmotivação assim como aqueles que a podem prevenir. Assim, dá-se lugar a um espaço refletivo que incide nas pedagogias atuais, programas e relações interpessoais no ensino artístico especializado de música.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-05T17:28:19Z
2024-01-20
2024-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49619
TID:203514785
url http://hdl.handle.net/10400.26/49619
identifier_str_mv TID:203514785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137422001307648