Fatores que influenciam na motivação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Jaqueline Lopes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2581
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam na motivação e desmotivação dos professores que lecionam no mesmo contexto de escolar, analisando aspectos de satisfação, insatisfação, motivação e desmotivação relacionados aos professores de uma escola pública. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa e qualitativodescritivo, com a utilização de uma escala de motivação e da entrevista semi-estruturada como instrumentos. A amostra foi composta por seis professoras do sexo feminino, com idade entre 24 e 40 anos, que lecionam na mesma escola de Ensino Fundamental da rede pública. Os principais resultados consideram que a motivação maior dos professores está no processo de desenvolvimento dos alunos, em como estes se desenvolvem, aprendem e valorizam o trabalho do professor. Os fatores que levam à desmotivação dos professores englobam a desvalorização da profissão, o mal comportamento do aluno, as condições precárias da escola e o salário. Além do estudo da motivação e da desmotivação dos professores, a pesquisa também demonstrou o importante papel do professor para a educação das crianças.
id CEUB_66c49a84cdff2da414a18e3033202fde
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2581
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Barreiros, Jaqueline LopesMontenegro, Maria Eleusa2012-10-232012-10-30T18:08:03Z2013-05-09T20:56:53Z2012-10-232012-10-30T18:08:03Z2013-05-09T20:56:53Z2008-062008-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2581O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam na motivação e desmotivação dos professores que lecionam no mesmo contexto de escolar, analisando aspectos de satisfação, insatisfação, motivação e desmotivação relacionados aos professores de uma escola pública. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa e qualitativodescritivo, com a utilização de uma escala de motivação e da entrevista semi-estruturada como instrumentos. A amostra foi composta por seis professoras do sexo feminino, com idade entre 24 e 40 anos, que lecionam na mesma escola de Ensino Fundamental da rede pública. Os principais resultados consideram que a motivação maior dos professores está no processo de desenvolvimento dos alunos, em como estes se desenvolvem, aprendem e valorizam o trabalho do professor. Os fatores que levam à desmotivação dos professores englobam a desvalorização da profissão, o mal comportamento do aluno, as condições precárias da escola e o salário. Além do estudo da motivação e da desmotivação dos professores, a pesquisa também demonstrou o importante papel do professor para a educação das crianças.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20312042.pdf.txt: 176287 bytes, checksum: a4132e4878cd9a0843da39008775e7a4 (MD5) 20312042.pdf: 459606 bytes, checksum: 0f4a0099f94121ee4aae5b42f84f7fd7 (MD5) Previous issue date: 2008-01MotivaçãoDesmotivaçãoProfessorContexto escolarFatores que influenciam na motivação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20312042.pdf.txtExtracted texttext/plain176287https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2581/1/20312042.pdf.txta4132e4878cd9a0843da39008775e7a4MD51ORIGINAL20312042.pdfapplication/pdf459606https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2581/2/20312042.pdf0f4a0099f94121ee4aae5b42f84f7fd7MD52123456789/25812019-05-24 20:53:39.843oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2581Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-24T20:53:39Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que influenciam na motivação de professores
title Fatores que influenciam na motivação de professores
spellingShingle Fatores que influenciam na motivação de professores
Barreiros, Jaqueline Lopes
Motivação
Desmotivação
Professor
Contexto escolar
title_short Fatores que influenciam na motivação de professores
title_full Fatores que influenciam na motivação de professores
title_fullStr Fatores que influenciam na motivação de professores
title_full_unstemmed Fatores que influenciam na motivação de professores
title_sort Fatores que influenciam na motivação de professores
author Barreiros, Jaqueline Lopes
author_facet Barreiros, Jaqueline Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiros, Jaqueline Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Montenegro, Maria Eleusa
contributor_str_mv Montenegro, Maria Eleusa
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Desmotivação
Professor
Contexto escolar
topic Motivação
Desmotivação
Professor
Contexto escolar
description O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam na motivação e desmotivação dos professores que lecionam no mesmo contexto de escolar, analisando aspectos de satisfação, insatisfação, motivação e desmotivação relacionados aos professores de uma escola pública. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa e qualitativodescritivo, com a utilização de uma escala de motivação e da entrevista semi-estruturada como instrumentos. A amostra foi composta por seis professoras do sexo feminino, com idade entre 24 e 40 anos, que lecionam na mesma escola de Ensino Fundamental da rede pública. Os principais resultados consideram que a motivação maior dos professores está no processo de desenvolvimento dos alunos, em como estes se desenvolvem, aprendem e valorizam o trabalho do professor. Os fatores que levam à desmotivação dos professores englobam a desvalorização da profissão, o mal comportamento do aluno, as condições precárias da escola e o salário. Além do estudo da motivação e da desmotivação dos professores, a pesquisa também demonstrou o importante papel do professor para a educação das crianças.
publishDate 2008
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2008-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:03Z
2013-05-09T20:56:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:03Z
2013-05-09T20:56:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2581
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2581/1/20312042.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2581/2/20312042.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a4132e4878cd9a0843da39008775e7a4
0f4a0099f94121ee4aae5b42f84f7fd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903863845617664