Fatores que influenciam na motivação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2581 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam na motivação e desmotivação dos professores que lecionam no mesmo contexto de escolar, analisando aspectos de satisfação, insatisfação, motivação e desmotivação relacionados aos professores de uma escola pública. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa e qualitativodescritivo, com a utilização de uma escala de motivação e da entrevista semi-estruturada como instrumentos. A amostra foi composta por seis professoras do sexo feminino, com idade entre 24 e 40 anos, que lecionam na mesma escola de Ensino Fundamental da rede pública. Os principais resultados consideram que a motivação maior dos professores está no processo de desenvolvimento dos alunos, em como estes se desenvolvem, aprendem e valorizam o trabalho do professor. Os fatores que levam à desmotivação dos professores englobam a desvalorização da profissão, o mal comportamento do aluno, as condições precárias da escola e o salário. Além do estudo da motivação e da desmotivação dos professores, a pesquisa também demonstrou o importante papel do professor para a educação das crianças. |
id |
CEUB_66c49a84cdff2da414a18e3033202fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2581 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Barreiros, Jaqueline LopesMontenegro, Maria Eleusa2012-10-232012-10-30T18:08:03Z2013-05-09T20:56:53Z2012-10-232012-10-30T18:08:03Z2013-05-09T20:56:53Z2008-062008-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2581O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam na motivação e desmotivação dos professores que lecionam no mesmo contexto de escolar, analisando aspectos de satisfação, insatisfação, motivação e desmotivação relacionados aos professores de uma escola pública. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa e qualitativodescritivo, com a utilização de uma escala de motivação e da entrevista semi-estruturada como instrumentos. A amostra foi composta por seis professoras do sexo feminino, com idade entre 24 e 40 anos, que lecionam na mesma escola de Ensino Fundamental da rede pública. Os principais resultados consideram que a motivação maior dos professores está no processo de desenvolvimento dos alunos, em como estes se desenvolvem, aprendem e valorizam o trabalho do professor. Os fatores que levam à desmotivação dos professores englobam a desvalorização da profissão, o mal comportamento do aluno, as condições precárias da escola e o salário. Além do estudo da motivação e da desmotivação dos professores, a pesquisa também demonstrou o importante papel do professor para a educação das crianças.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20312042.pdf.txt: 176287 bytes, checksum: a4132e4878cd9a0843da39008775e7a4 (MD5) 20312042.pdf: 459606 bytes, checksum: 0f4a0099f94121ee4aae5b42f84f7fd7 (MD5) Previous issue date: 2008-01MotivaçãoDesmotivaçãoProfessorContexto escolarFatores que influenciam na motivação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20312042.pdf.txtExtracted texttext/plain176287https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2581/1/20312042.pdf.txta4132e4878cd9a0843da39008775e7a4MD51ORIGINAL20312042.pdfapplication/pdf459606https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2581/2/20312042.pdf0f4a0099f94121ee4aae5b42f84f7fd7MD52123456789/25812019-05-24 20:53:39.843oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2581Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-24T20:53:39Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores que influenciam na motivação de professores |
title |
Fatores que influenciam na motivação de professores |
spellingShingle |
Fatores que influenciam na motivação de professores Barreiros, Jaqueline Lopes Motivação Desmotivação Professor Contexto escolar |
title_short |
Fatores que influenciam na motivação de professores |
title_full |
Fatores que influenciam na motivação de professores |
title_fullStr |
Fatores que influenciam na motivação de professores |
title_full_unstemmed |
Fatores que influenciam na motivação de professores |
title_sort |
Fatores que influenciam na motivação de professores |
author |
Barreiros, Jaqueline Lopes |
author_facet |
Barreiros, Jaqueline Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiros, Jaqueline Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Montenegro, Maria Eleusa |
contributor_str_mv |
Montenegro, Maria Eleusa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Desmotivação Professor Contexto escolar |
topic |
Motivação Desmotivação Professor Contexto escolar |
description |
O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam na motivação e desmotivação dos professores que lecionam no mesmo contexto de escolar, analisando aspectos de satisfação, insatisfação, motivação e desmotivação relacionados aos professores de uma escola pública. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa e qualitativodescritivo, com a utilização de uma escala de motivação e da entrevista semi-estruturada como instrumentos. A amostra foi composta por seis professoras do sexo feminino, com idade entre 24 e 40 anos, que lecionam na mesma escola de Ensino Fundamental da rede pública. Os principais resultados consideram que a motivação maior dos professores está no processo de desenvolvimento dos alunos, em como estes se desenvolvem, aprendem e valorizam o trabalho do professor. Os fatores que levam à desmotivação dos professores englobam a desvalorização da profissão, o mal comportamento do aluno, as condições precárias da escola e o salário. Além do estudo da motivação e da desmotivação dos professores, a pesquisa também demonstrou o importante papel do professor para a educação das crianças. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2008-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:03Z 2013-05-09T20:56:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:03Z 2013-05-09T20:56:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2581 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2581/1/20312042.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2581/2/20312042.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4132e4878cd9a0843da39008775e7a4 0f4a0099f94121ee4aae5b42f84f7fd7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903863845617664 |