O BI nas instituições de ensino técnico e superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12996 |
Resumo: | Num cenário onde a competitividade assume amplitudes globais e aspetos cada vez mais desafiadores, as organizações exploram em seus dados particulares informações que as auxiliem a obter um diferencial competitivo frente ao mercado e aos seus clientes. Essa tomada de decisão é norteada por indicadores que lhes apresentem a situação de seus negócios em tempo real. Tal realidade não vem sendo diferente com as instituições públicas de ensino, que garimpam em seus dados indicadores acadêmicos e financeiros com intuito de proporcionar aos seus clientes uma educação de ensino com uma melhor qualidade visando custos otimizados. Neste contexto, esta dissertação1 tem por objetivo apresentar uma proposta de implantação de dashboard composto pelos indicadores de desempenho estabelecidos no Acórdão nº 2.267/2005 de autoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disto, pretende também investigar os possíveis impactos desta implementação na maneira em que os gestores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) gerenciam e tomam decisões perante os desafios presentes em suas áreas de atuação. O estudo fundamenta-se em referencias bibliográficas e na utilização da metodologia investigação-ação no qual foi desenvolvido um protótipo de dashboard e disponibilizado para apreciação dos gestores do IFTM. Após este período, foi realizado uma entrevista com os gestores da instituição com a finalidade de levantar os possíveis impactos da implantação do dashboard proposto. Os resultados sugerem que todos os gestores possuem opiniões favoráveis a implantação e que julgam existir apenas aspectos e impactos positivos na sua maneira de gerir a instituição, como por exemplo a possibilidade de tomada de decisões mais assertivas. Após a aplicação deste estudo, foi possível observar uma maior consciência destes gestores sobre a importância da utilização de indicadores de desempenho em sua gestão. |
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