Mediação em sala de aula do professor de física e química: uma perspectiva de desenvolvimento profissional baseado em narrações multimodais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Serafim Leal de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6990
Resumo: O presente estudo versa sobre o desenvolvimento profissional do professor de Ciências usando a Narração Multimodal (NM) como ferramenta de trabalho para esse fim. Esta ferramenta foi recentemente desenvolvida por Lopes e colegas (2010) e é um contributo importante destes investigadores para ajudar os professores que desejem desenvolver-se profissionalmente no domínio da mediação do professor de Ciências em sala de aula. O estudo foi feito por um professor estagiário, que ainda não iniciou a sua carreira profissional, e teve a sua origem nas reflexões partilhadas e auto-reflexões que fez no decorrer do seu estágio profissional, donde emergiu a necessidade de proceder à identificação, análise e tomada de consciência da indispensabilidade de alterar aspectos relacionados com as suas técnicas, metodologias, atitudes, etc. Destas reflexões, e de acordo com esquema geral de desenvolvimento da investigação sobre a mediação do professor de Ciências (Lopes et al., 2010: 6), constatou-se que a maior parte dos constrangimentos observados se enquadravam num dos dez ângulos de análise possíveis da mediação do professor em sala de aula: suporte e autoridade concedidos aos alunos. Consequentemente, o estudo incide sobre este ângulo de análise ou dimensão. Resumidamente, os aspectos de desenvolvimento profissional visados neste estudo são essencialmente os seguintes: A importância da reflexão partilhada e auto-reflexão; Revisão bibliográfica sobre: _ Didáctica no ensino de Ciências; _ Aprendizagem conceptual; _ Organização do ensino: a situação formativa; _ Mediação do professor em sala de aula; _ Narrações Multimodais; _ Desenvolvimento profissional de professores; Construção e análise de Narrações Multimodais; Como fonte de dados para o estudo, foram utilizadas gravações áudio de aulas leccionadas por um professor profissionalmente mais experiente e que desenvolve investigação que o leva a estar em contacto com os avanços mais recentes no domínio da investigação sobre a mediação de professores de Ciências em sala de aula. O estudo foi desenvolvido em quatro fases. Na primeira fase, foi feita a análise das reflexões partilhadas e auto-reflexões desenvolvidas no decorrer do estágio profissional pelo professor estagiário, a qual definiu este estudo no ângulo de análise do “suporte e autoridade concedidos aos alunos”. Numa segunda fase foi feita a recolha de dados. As gravações áudio foram recolhidas nas aulas de Física e Química dos níveis escolares de 8ºano e 11ºano de uma escola do 3º ciclo do ensino Básico e ensino secundário, e foram todas leccionadas pelo mesmo professor. Paralelamente, foram recolhidos os correspondentes protocolos experimentais que os alunos completaram com a descrição de todas as actividades que desenvolveram ao longo das aulas. Na terceira fase procedeu-se à análise dos dados recolhidos e à construção das NMs. A descrição dos episódios referentes a estas NM´s foi enriquecida com elementos suplementares fornecidos pelo professor e com as notas pessoais recolhidas pelo professor estagiário nessas aulas a que assistiu. No final, foi feita uma revisão das NM´s pelo professor e feitas as alterações e correcções sugeridas, tendo por último sido submetidas à apreciação de professor-investigador orientador de Mestrado para verificação sua fiabilidade, validade e facilidade de leitura. Finalmente, na quarta e última fase, procedeu-se à análise das NMs anteriormente construídas e validadas. Este processo desenvolveu-se em três etapas e foram todas revistas e validadas pelo professorinvestigador orientador de Mestrado: 1. Identificação extensiva das dimensões e definição de categorias e sub-dimensões; 2. Identificação intensiva das evidências sinalizadas enquadradas nas categorias e sub-dimensões em estudo; 3. Análise qualitativa e quantitativa das evidências guiada por questões de desenvolvimento profissional; No último capítulo do trabalho é feita uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido pelo professor estagiário. Foi uma oportunidade muito importante de reflexão, de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional na perspectiva de futuro professor. Proporcionou a oportunidade de desenvolver conhecimentos e competências, mas foi também uma excelente oportunidade de confronto com a realidade profissional.
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No final, foi feita uma revisão das NM´s pelo professor e feitas as alterações e correcções sugeridas, tendo por último sido submetidas à apreciação de professor-investigador orientador de Mestrado para verificação sua fiabilidade, validade e facilidade de leitura. Finalmente, na quarta e última fase, procedeu-se à análise das NMs anteriormente construídas e validadas. Este processo desenvolveu-se em três etapas e foram todas revistas e validadas pelo professorinvestigador orientador de Mestrado: 1. Identificação extensiva das dimensões e definição de categorias e sub-dimensões; 2. Identificação intensiva das evidências sinalizadas enquadradas nas categorias e sub-dimensões em estudo; 3. Análise qualitativa e quantitativa das evidências guiada por questões de desenvolvimento profissional; No último capítulo do trabalho é feita uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido pelo professor estagiário. Foi uma oportunidade muito importante de reflexão, de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional na perspectiva de futuro professor. Proporcionou a oportunidade de desenvolver conhecimentos e competências, mas foi também uma excelente oportunidade de confronto com a realidade profissional.This study is about the professional development of Science teachers, using Multimodal Narration (NM) as tool for this purpose. This tool was recently developed by Lopes and colleagues (2010) and is an important contribution of these researchers to help teachers who wish to develop professionally in the field of Science teachers mediation in the classroom. The study was done by a trainee teacher, who has not yet started his professional career, and had its genesis in shared reflections and self-reflections made in the course of his apprenticeship, from which emerged the need for the identification, analysis and awareness of the necessity to change aspects of his techniques, methods, attitudes, etc.. From these reflections, and in accordance with the general scheme of research development about the mediation of the Science teacher (Lopes et al., 2010: 6), it was found that most of the constraints observed fit into one of the ten possible angles of reflection about mediation of the teacher in the classroom: support and authority granted to the students. Consequently, the study focuses on this angle of analysis or dimension. Briefly, the aspects of professional development targeted in this study are essentially the following: The importance of shared reflection and self-reflection; Literature review on: _ Teaching in Science education; _ Conceptual learning; _ Organization of education: the formative situation; _ Teacher mediation in the classroom; _ Multimodal Narrations; _ Teachers professional development; Construction and analysis of Multimodal Narrations; The data source for this study were audio recordings of classes taught by a savvy professionally teacher and which develops research that leads him to be in permanent touch with the latest advances in mediation research of Science teachers in the classroom. The study was conducted in four phases. In the first phase, the analysis was based on the shared reflections and self-reflections developed during the apprenticeship of the student teacher, which defined this study on the angle of analysis of the "support and authority granted to the students." In the second phase was made the data collection. The audio recordings were collected in classrooms of Physics and Chemistry of the educational levels of 8th grade and 11th grade at a school of the 3rd cycle of basic education and secondary education, and all of this were taught by the same teacher. In parallel, was collected the corresponding experimental protocols that students completed with a description of all activities that they have developed over the classes. In the third step was made the analysis of the collected data and the construction of NMs. The description of the episodes relating to these NM's was enriched with additional elements provided by the teacher and the personal notes taken by the student teacher who witnessed these classes. In the end, the teacher has made review of all the NM's and suggested changes and corrections, and finally has been submitted to the teacher-researcher mentor master to verify their reliability, validity and ease of reading. Finally, in the fourth and final phase, was made the analysis of NMs previously constructed and validated. This process was developed in three stages and all were reviewed and validated by the teacherresearcher mentor master: 1. Extensive identification of the dimensions and definition of categories and sub-dimensions; 2. Intensive identification of the flagged evidences framed at the categories and sub-dimensions previously identified; 3. Qualitative and quantitative analysis of the evidences led by issues of professional development; In the last chapter of the work is done a reflective analysis of the entire work of the student teacher. It was a very important opportunity for reflection, learning and personal and professional growth in the perspective of the future teacher. Provided an opportunity to develop knowledge and skills, but it was also an excellent opportunity for confrontation with the professional reality.2016-12-05T11:09:52Z2016-12-05T00:00:00Z2016-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6990porOliveira, Carlos Serafim Leal deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:12.985337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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