Diferentes padrões de mediação e suas repercussões nas aprendizagens dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4168 |
Resumo: | Analisaram-se, durante três anos consecutivos, as práticas de ensino de dois professores de Física e Química tendo como referência as práticas de ensino de um professor mais experiente. Pretendia-se levar estes dois professores a refletirem nas suas práticas de ensino no sentido de as melhorarem de modo a promoverem aprendizagens mais eficazes nos seus alunos. Este estudo decorreu durante 3 fases distintas, mas que se complementam: a 1ª e 3ª fase são consideradas de fases avaliativas; a 2ª fase é de intervenção direta com a participação do investigador no sentido ajudar os professores a refletirem nas suas práticas, tendo como suporte narrações multimodais das suas aulas e ferramentas de ajuda. Deste modo, as duas primeiras fases correspondem a um ciclo completo de investigação-ação. Durante este estudo foram identificados 9 padrões de mediação, denominados de E1 a E9, de acordo com a qualidade crescente dos mesmos. Verificou-se que a mediação do professor, nomeadamente no modo como apresenta a tarefa e utiliza os mediadores, é determinante para envolver os alunos em atividades sociais de produção, comunicação e avaliação do conhecimento científico, ou seja, em práticas epistémicas. |
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Diferentes padrões de mediação e suas repercussões nas aprendizagens dos alunosEducação; Investigação; DidáticaPadrões de mediação; Práticas epistémicas; Narração multimodal; Tarefa; Reflexão.Analisaram-se, durante três anos consecutivos, as práticas de ensino de dois professores de Física e Química tendo como referência as práticas de ensino de um professor mais experiente. Pretendia-se levar estes dois professores a refletirem nas suas práticas de ensino no sentido de as melhorarem de modo a promoverem aprendizagens mais eficazes nos seus alunos. Este estudo decorreu durante 3 fases distintas, mas que se complementam: a 1ª e 3ª fase são consideradas de fases avaliativas; a 2ª fase é de intervenção direta com a participação do investigador no sentido ajudar os professores a refletirem nas suas práticas, tendo como suporte narrações multimodais das suas aulas e ferramentas de ajuda. Deste modo, as duas primeiras fases correspondem a um ciclo completo de investigação-ação. Durante este estudo foram identificados 9 padrões de mediação, denominados de E1 a E9, de acordo com a qualidade crescente dos mesmos. Verificou-se que a mediação do professor, nomeadamente no modo como apresenta a tarefa e utiliza os mediadores, é determinante para envolver os alunos em atividades sociais de produção, comunicação e avaliação do conhecimento científico, ou seja, em práticas epistémicas.Universidade Metodista de PiracicabaBranco, Maria Júlia2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigação Didáticaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/416810.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p127-143Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 127-1432238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4168/2341EuropaSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4168Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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Analisaram-se, durante três anos consecutivos, as práticas de ensino de dois professores de Física e Química tendo como referência as práticas de ensino de um professor mais experiente. Pretendia-se levar estes dois professores a refletirem nas suas práticas de ensino no sentido de as melhorarem de modo a promoverem aprendizagens mais eficazes nos seus alunos. Este estudo decorreu durante 3 fases distintas, mas que se complementam: a 1ª e 3ª fase são consideradas de fases avaliativas; a 2ª fase é de intervenção direta com a participação do investigador no sentido ajudar os professores a refletirem nas suas práticas, tendo como suporte narrações multimodais das suas aulas e ferramentas de ajuda. Deste modo, as duas primeiras fases correspondem a um ciclo completo de investigação-ação. Durante este estudo foram identificados 9 padrões de mediação, denominados de E1 a E9, de acordo com a qualidade crescente dos mesmos. Verificou-se que a mediação do professor, nomeadamente no modo como apresenta a tarefa e utiliza os mediadores, é determinante para envolver os alunos em atividades sociais de produção, comunicação e avaliação do conhecimento científico, ou seja, em práticas epistémicas. |
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