Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Vanessa Cristina Brísido de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40519
Resumo: O presente Relatório Final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se dividido em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Introdução incide no enquadramento dos estágios curriculares realizados bem como é feita uma descrição sucinta das turmas onde os mesmos decorreram. Neste capítulo faz-se, também, uma breve análise sobre os conceitos de observação, planificação e reflexão sobre a prática de ensino. Na Componente Investigativa apresenta-se o desenvolvimento do estudo realizado, com o intuito de dar resposta ao problema de investigação: Que tipo de conhecimento didático mobilizaram os futuros professores para promover aprendizagens significativas, no âm-bito da Organização e Tratamento de Dados? A sequência didática sobre o domínio ma-temático referido foi elaborada recorrendo aos recursos digitais da Plataforma Hypatia-mat para, primeiramente, recolher conceções prévias dos alunos sobre o tema e, numa segunda fase, sistematizar os conhecimentos resolvendo algumas tarefas. De seguida foi construída uma Narração Multimodal da prática pedagógica, através dos dados recolhi-dos por gravação de áudio e de documentos escritos. Posteriormente foi analisado o conhecimento estatístico que os professores estagiários mobilizaram durante a sessão. A análise foi feita com base no quadro concetual sobre o conhecimento didático do professor em Estatística. A metodologia de investigação teve por base os pressupostos de uma investigação qualitativa, de índole interpretativo e design de estudo de caso. Os resulta-dos evidenciaram que os futuros professores possuem um conhecimento didático para lecionar Estatística, pois foram identificados aspetos positivos referentes a esse conhecimento, com base nas dimensões do quadro concetual “Conhecimento Didático do Professor em Estatística”. A unidade de análise "Dão autonomia", pertencente à dimensão conhecimento da prática educativa, destaca-se pela positiva, pois é a variável que apresenta um maior número de evidências. Nas quatro variáveis de análise da dimensão conhecimento da Estatística para a promoção de aprendizagens, a utilização de vocabulário adequado e de conceitos estatísticos foi notória, o que evidencia que os futuros professores possuem, neste âmbito, conhecimento didático para lecionar Estatística. A Componente Reflexiva é constituída por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados: Ensino do 1.º CEB, Ensino de Matemática no 2.º CEB e Ensino de Ciências Naturais no 2.º CEB. Em cada uma destas reflexões procurou-se destacar os aspetos que mais contribuíram para o desenvolvimento profissional da professora estagiária, tendo sido também investigadora no presente trabalho.
id RCAP_a3355e517a8898b340639ea9e02ecd77
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodalConhecimento Didático do Professor em EstatísticaNarração MultimodalReflexãoEnsino Básico 1º CicloO presente Relatório Final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se dividido em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Introdução incide no enquadramento dos estágios curriculares realizados bem como é feita uma descrição sucinta das turmas onde os mesmos decorreram. Neste capítulo faz-se, também, uma breve análise sobre os conceitos de observação, planificação e reflexão sobre a prática de ensino. Na Componente Investigativa apresenta-se o desenvolvimento do estudo realizado, com o intuito de dar resposta ao problema de investigação: Que tipo de conhecimento didático mobilizaram os futuros professores para promover aprendizagens significativas, no âm-bito da Organização e Tratamento de Dados? A sequência didática sobre o domínio ma-temático referido foi elaborada recorrendo aos recursos digitais da Plataforma Hypatia-mat para, primeiramente, recolher conceções prévias dos alunos sobre o tema e, numa segunda fase, sistematizar os conhecimentos resolvendo algumas tarefas. De seguida foi construída uma Narração Multimodal da prática pedagógica, através dos dados recolhi-dos por gravação de áudio e de documentos escritos. Posteriormente foi analisado o conhecimento estatístico que os professores estagiários mobilizaram durante a sessão. A análise foi feita com base no quadro concetual sobre o conhecimento didático do professor em Estatística. A metodologia de investigação teve por base os pressupostos de uma investigação qualitativa, de índole interpretativo e design de estudo de caso. Os resulta-dos evidenciaram que os futuros professores possuem um conhecimento didático para lecionar Estatística, pois foram identificados aspetos positivos referentes a esse conhecimento, com base nas dimensões do quadro concetual “Conhecimento Didático do Professor em Estatística”. A unidade de análise "Dão autonomia", pertencente à dimensão conhecimento da prática educativa, destaca-se pela positiva, pois é a variável que apresenta um maior número de evidências. Nas quatro variáveis de análise da dimensão conhecimento da Estatística para a promoção de aprendizagens, a utilização de vocabulário adequado e de conceitos estatísticos foi notória, o que evidencia que os futuros professores possuem, neste âmbito, conhecimento didático para lecionar Estatística. A Componente Reflexiva é constituída por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados: Ensino do 1.º CEB, Ensino de Matemática no 2.º CEB e Ensino de Ciências Naturais no 2.º CEB. Em cada uma destas reflexões procurou-se destacar os aspetos que mais contribuíram para o desenvolvimento profissional da professora estagiária, tendo sido também investigadora no presente trabalho.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumJesus, Vanessa Cristina Brísido de2022-05-12T09:00:10Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40519203007328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:35.664142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal
title Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal
spellingShingle Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal
Jesus, Vanessa Cristina Brísido de
Conhecimento Didático do Professor em Estatística
Narração Multimodal
Reflexão
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal
title_full Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal
title_fullStr Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal
title_full_unstemmed Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal
title_sort Conhecimento didático de futuros professores a partir de uma narração multimodal
author Jesus, Vanessa Cristina Brísido de
author_facet Jesus, Vanessa Cristina Brísido de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Vanessa Cristina Brísido de
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Didático do Professor em Estatística
Narração Multimodal
Reflexão
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Conhecimento Didático do Professor em Estatística
Narração Multimodal
Reflexão
Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente Relatório Final é resultado do trabalho desenvolvido ao longo das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se dividido em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Introdução incide no enquadramento dos estágios curriculares realizados bem como é feita uma descrição sucinta das turmas onde os mesmos decorreram. Neste capítulo faz-se, também, uma breve análise sobre os conceitos de observação, planificação e reflexão sobre a prática de ensino. Na Componente Investigativa apresenta-se o desenvolvimento do estudo realizado, com o intuito de dar resposta ao problema de investigação: Que tipo de conhecimento didático mobilizaram os futuros professores para promover aprendizagens significativas, no âm-bito da Organização e Tratamento de Dados? A sequência didática sobre o domínio ma-temático referido foi elaborada recorrendo aos recursos digitais da Plataforma Hypatia-mat para, primeiramente, recolher conceções prévias dos alunos sobre o tema e, numa segunda fase, sistematizar os conhecimentos resolvendo algumas tarefas. De seguida foi construída uma Narração Multimodal da prática pedagógica, através dos dados recolhi-dos por gravação de áudio e de documentos escritos. Posteriormente foi analisado o conhecimento estatístico que os professores estagiários mobilizaram durante a sessão. A análise foi feita com base no quadro concetual sobre o conhecimento didático do professor em Estatística. A metodologia de investigação teve por base os pressupostos de uma investigação qualitativa, de índole interpretativo e design de estudo de caso. Os resulta-dos evidenciaram que os futuros professores possuem um conhecimento didático para lecionar Estatística, pois foram identificados aspetos positivos referentes a esse conhecimento, com base nas dimensões do quadro concetual “Conhecimento Didático do Professor em Estatística”. A unidade de análise "Dão autonomia", pertencente à dimensão conhecimento da prática educativa, destaca-se pela positiva, pois é a variável que apresenta um maior número de evidências. Nas quatro variáveis de análise da dimensão conhecimento da Estatística para a promoção de aprendizagens, a utilização de vocabulário adequado e de conceitos estatísticos foi notória, o que evidencia que os futuros professores possuem, neste âmbito, conhecimento didático para lecionar Estatística. A Componente Reflexiva é constituída por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados: Ensino do 1.º CEB, Ensino de Matemática no 2.º CEB e Ensino de Ciências Naturais no 2.º CEB. Em cada uma destas reflexões procurou-se destacar os aspetos que mais contribuíram para o desenvolvimento profissional da professora estagiária, tendo sido também investigadora no presente trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12T09:00:10Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40519
203007328
url http://hdl.handle.net/10400.26/40519
identifier_str_mv 203007328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130037826355200