MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17181 |
Resumo: | Mise En Son é um produto de Mise en Son, Mise en Sens, Mise en Scéne, numa tradução livre, Por no Som, Por no(s) Sentido(s), Por em Cena, proposta de Mestrado em Artes Cénicas pela ESMAE (Porto, PT) de Rita Camões em co-criação com Dayana Guzmán, tendo como foco principal a criação de um laboratório de experimentação onde, a partir do som como provocador dos sentidos, se chega à composição cénica, refletindo sobre o potencial dramatúrgico do som, numa tentativa de dar destaque ao aural em diálogo com o visual. Pretende ser, também, uma reflexão sobre o papel do som no nosso dia-a-dia, seja como criadores ou meros habitantes da terra. |
id |
RCAP_31923ae9e0af053787c9e6b955c6e422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17181 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénicaMise En SonDramaturgia sonoraLaboratório de criaçãoMicro e macro som/gestoCo-criaçãoPaisagens sonorasSensorialEscutaSound dramaturgyPerformance making laboratoryMicro and macro sound/gestureCo-creationSound landscapesSensorialListeningMise En Son é um produto de Mise en Son, Mise en Sens, Mise en Scéne, numa tradução livre, Por no Som, Por no(s) Sentido(s), Por em Cena, proposta de Mestrado em Artes Cénicas pela ESMAE (Porto, PT) de Rita Camões em co-criação com Dayana Guzmán, tendo como foco principal a criação de um laboratório de experimentação onde, a partir do som como provocador dos sentidos, se chega à composição cénica, refletindo sobre o potencial dramatúrgico do som, numa tentativa de dar destaque ao aural em diálogo com o visual. Pretende ser, também, uma reflexão sobre o papel do som no nosso dia-a-dia, seja como criadores ou meros habitantes da terra.Mise En Son is a product of Mise en Son, Mise en Sens, Mise en Scéne, in a free translation, to Put in the Sound, to Put in the Sense(s), to Put on Scene, proposal for the Master in Performing Arts by ESMAE ( Porto, PT) by Rita Camões in co-creation with Dayana Guzmán, having as main focus the creation of an experimentation laboratory where, from the sound as a provocateur of the senses, one arrives at the scenic composition, reflecting on the dramaturgical potential of the sound, in an attempt to highlight the aural in dialogue with the visual. It also intends to be a reflection on the role of sound in our daily lives, whether as creators or mere inhabitants of the earth.Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoReis, Ana Rita Camões2021-02-26T15:51:20Z2021-02-112021-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17181TID:202645975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:14.617138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica |
title |
MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica |
spellingShingle |
MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica Reis, Ana Rita Camões Mise En Son Dramaturgia sonora Laboratório de criação Micro e macro som/gesto Co-criação Paisagens sonoras Sensorial Escuta Sound dramaturgy Performance making laboratory Micro and macro sound/gesture Co-creation Sound landscapes Sensorial Listening |
title_short |
MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica |
title_full |
MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica |
title_fullStr |
MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica |
title_full_unstemmed |
MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica |
title_sort |
MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica |
author |
Reis, Ana Rita Camões |
author_facet |
Reis, Ana Rita Camões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ana Rita Camões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mise En Son Dramaturgia sonora Laboratório de criação Micro e macro som/gesto Co-criação Paisagens sonoras Sensorial Escuta Sound dramaturgy Performance making laboratory Micro and macro sound/gesture Co-creation Sound landscapes Sensorial Listening |
topic |
Mise En Son Dramaturgia sonora Laboratório de criação Micro e macro som/gesto Co-criação Paisagens sonoras Sensorial Escuta Sound dramaturgy Performance making laboratory Micro and macro sound/gesture Co-creation Sound landscapes Sensorial Listening |
description |
Mise En Son é um produto de Mise en Son, Mise en Sens, Mise en Scéne, numa tradução livre, Por no Som, Por no(s) Sentido(s), Por em Cena, proposta de Mestrado em Artes Cénicas pela ESMAE (Porto, PT) de Rita Camões em co-criação com Dayana Guzmán, tendo como foco principal a criação de um laboratório de experimentação onde, a partir do som como provocador dos sentidos, se chega à composição cénica, refletindo sobre o potencial dramatúrgico do som, numa tentativa de dar destaque ao aural em diálogo com o visual. Pretende ser, também, uma reflexão sobre o papel do som no nosso dia-a-dia, seja como criadores ou meros habitantes da terra. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-26T15:51:20Z 2021-02-11 2021-02-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17181 TID:202645975 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17181 |
identifier_str_mv |
TID:202645975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131471848407040 |