MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana Rita Camões
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17181
Resumo: Mise En Son é um produto de Mise en Son, Mise en Sens, Mise en Scéne, numa tradução livre, Por no Som, Por no(s) Sentido(s), Por em Cena, proposta de Mestrado em Artes Cénicas pela ESMAE (Porto, PT) de Rita Camões em co-criação com Dayana Guzmán, tendo como foco principal a criação de um laboratório de experimentação onde, a partir do som como provocador dos sentidos, se chega à composição cénica, refletindo sobre o potencial dramatúrgico do som, numa tentativa de dar destaque ao aural em diálogo com o visual. Pretende ser, também, uma reflexão sobre o papel do som no nosso dia-a-dia, seja como criadores ou meros habitantes da terra.
id RCAP_31923ae9e0af053787c9e6b955c6e422
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17181
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénicaMise En SonDramaturgia sonoraLaboratório de criaçãoMicro e macro som/gestoCo-criaçãoPaisagens sonorasSensorialEscutaSound dramaturgyPerformance making laboratoryMicro and macro sound/gestureCo-creationSound landscapesSensorialListeningMise En Son é um produto de Mise en Son, Mise en Sens, Mise en Scéne, numa tradução livre, Por no Som, Por no(s) Sentido(s), Por em Cena, proposta de Mestrado em Artes Cénicas pela ESMAE (Porto, PT) de Rita Camões em co-criação com Dayana Guzmán, tendo como foco principal a criação de um laboratório de experimentação onde, a partir do som como provocador dos sentidos, se chega à composição cénica, refletindo sobre o potencial dramatúrgico do som, numa tentativa de dar destaque ao aural em diálogo com o visual. Pretende ser, também, uma reflexão sobre o papel do som no nosso dia-a-dia, seja como criadores ou meros habitantes da terra.Mise En Son is a product of Mise en Son, Mise en Sens, Mise en Scéne, in a free translation, to Put in the Sound, to Put in the Sense(s), to Put on Scene, proposal for the Master in Performing Arts by ESMAE ( Porto, PT) by Rita Camões in co-creation with Dayana Guzmán, having as main focus the creation of an experimentation laboratory where, from the sound as a provocateur of the senses, one arrives at the scenic composition, reflecting on the dramaturgical potential of the sound, in an attempt to highlight the aural in dialogue with the visual. It also intends to be a reflection on the role of sound in our daily lives, whether as creators or mere inhabitants of the earth.Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoReis, Ana Rita Camões2021-02-26T15:51:20Z2021-02-112021-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17181TID:202645975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:14.617138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
title MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
spellingShingle MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
Reis, Ana Rita Camões
Mise En Son
Dramaturgia sonora
Laboratório de criação
Micro e macro som/gesto
Co-criação
Paisagens sonoras
Sensorial
Escuta
Sound dramaturgy
Performance making laboratory
Micro and macro sound/gesture
Co-creation
Sound landscapes
Sensorial
Listening
title_short MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
title_full MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
title_fullStr MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
title_full_unstemmed MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
title_sort MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
author Reis, Ana Rita Camões
author_facet Reis, Ana Rita Camões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ana Rita Camões
dc.subject.por.fl_str_mv Mise En Son
Dramaturgia sonora
Laboratório de criação
Micro e macro som/gesto
Co-criação
Paisagens sonoras
Sensorial
Escuta
Sound dramaturgy
Performance making laboratory
Micro and macro sound/gesture
Co-creation
Sound landscapes
Sensorial
Listening
topic Mise En Son
Dramaturgia sonora
Laboratório de criação
Micro e macro som/gesto
Co-criação
Paisagens sonoras
Sensorial
Escuta
Sound dramaturgy
Performance making laboratory
Micro and macro sound/gesture
Co-creation
Sound landscapes
Sensorial
Listening
description Mise En Son é um produto de Mise en Son, Mise en Sens, Mise en Scéne, numa tradução livre, Por no Som, Por no(s) Sentido(s), Por em Cena, proposta de Mestrado em Artes Cénicas pela ESMAE (Porto, PT) de Rita Camões em co-criação com Dayana Guzmán, tendo como foco principal a criação de um laboratório de experimentação onde, a partir do som como provocador dos sentidos, se chega à composição cénica, refletindo sobre o potencial dramatúrgico do som, numa tentativa de dar destaque ao aural em diálogo com o visual. Pretende ser, também, uma reflexão sobre o papel do som no nosso dia-a-dia, seja como criadores ou meros habitantes da terra.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26T15:51:20Z
2021-02-11
2021-02-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17181
TID:202645975
url http://hdl.handle.net/10400.22/17181
identifier_str_mv TID:202645975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131471848407040