Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Cátia Sofía Tomás
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32395
Resumo: O presente relatório pretende refletir a dimensão investigativa no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar e à Prática de Ensino Supervisionado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No presente relatório apresenta-se uma reflexão da prática educacional que teve como principal enfase a participação das crianças nos seus processos de aprendizagem atribuindo a devida importância à escuta das suas narrativas e das suas conceções, de como a avaliação formativa pode ser um fator importante de compreensão do processo de aprendizagem, terá também enfase na promoção de ambientes estimulantes de aprendizagens com base em princípios de avaliação formativa mas, principalmente, tendo em consideração as narrativas das crianças através de uma escuta ativa e intencional da minha parte enquanto futura profissional de educação. Por essa razão, destacam-se assim alguns objetivos que estiveram presentes na dimensão investigativa, tais como: conhecer e compreender representações e atitudes de crianças sobre o seu processo de aprendizagem, organizando ambientes de aprendizagem, participativos e ativos, tendo em conta os conceitos da avaliação formativa para as crianças bem como, a formação enquanto educadora/professora através do processo de prática/reflexão/investigação. A principal finalidade desta investigação-ação-formação incidiu na promoção de ambientes educativos participativos e ativos, partindo de narrativas das crianças, da escuta atenta, de modo a fazerem parte do seu processo de aprendizagem, trabalhando ao mesmo tempo a minha formação enquanto futura profissional de educação; SUPERVISED TEACHING PRATICE IN PRE-SCHOOL EDUCATION AND 1ST CYCLE OF PRIMARY EDUCATION: ASSESSING AND LEARNING WITH CHILDREN ABSTRACT: This report intends to reflect the investigative dimension within the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and the Supervised Teaching Practice in Primary School Education. This report presents a reflection of educational practice that had as its main emphasis the understanding of how formative evaluation can have a crucial impact on children's learning, starting from their conceptions and narratives with the aim of promoting stimulating learning environments based on the ideas of formative evaluation, thus contributing to the development of children in the different learning that the context allows them to drain. For this reason, some objectives that were present in the investigative dimension are highlighted, such as: to know and understand representations and attitudes of children about what evaluation is, organizing learning environments, participative and active, taking into account the concepts of formative evaluation for children. The main purpose of this action-research focused on the promotion of participative and active educational environments, starting from children's narratives, in order to understand and put into action the basic conceptions of what formative evaluation is, so that learning is more conscious and meaningful for children, working at the same time my formation as a future professional of education.
id RCAP_319e8056b382dd67fcb03d34c7116922
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolarAprendizagemAvaliação formativaNarrativas das criançasEscutaLearningFormative assessmentChildren's narrativesConceptionsEducational environmentsO presente relatório pretende refletir a dimensão investigativa no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar e à Prática de Ensino Supervisionado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No presente relatório apresenta-se uma reflexão da prática educacional que teve como principal enfase a participação das crianças nos seus processos de aprendizagem atribuindo a devida importância à escuta das suas narrativas e das suas conceções, de como a avaliação formativa pode ser um fator importante de compreensão do processo de aprendizagem, terá também enfase na promoção de ambientes estimulantes de aprendizagens com base em princípios de avaliação formativa mas, principalmente, tendo em consideração as narrativas das crianças através de uma escuta ativa e intencional da minha parte enquanto futura profissional de educação. Por essa razão, destacam-se assim alguns objetivos que estiveram presentes na dimensão investigativa, tais como: conhecer e compreender representações e atitudes de crianças sobre o seu processo de aprendizagem, organizando ambientes de aprendizagem, participativos e ativos, tendo em conta os conceitos da avaliação formativa para as crianças bem como, a formação enquanto educadora/professora através do processo de prática/reflexão/investigação. A principal finalidade desta investigação-ação-formação incidiu na promoção de ambientes educativos participativos e ativos, partindo de narrativas das crianças, da escuta atenta, de modo a fazerem parte do seu processo de aprendizagem, trabalhando ao mesmo tempo a minha formação enquanto futura profissional de educação; SUPERVISED TEACHING PRATICE IN PRE-SCHOOL EDUCATION AND 1ST CYCLE OF PRIMARY EDUCATION: ASSESSING AND LEARNING WITH CHILDREN ABSTRACT: This report intends to reflect the investigative dimension within the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and the Supervised Teaching Practice in Primary School Education. This report presents a reflection of educational practice that had as its main emphasis the understanding of how formative evaluation can have a crucial impact on children's learning, starting from their conceptions and narratives with the aim of promoting stimulating learning environments based on the ideas of formative evaluation, thus contributing to the development of children in the different learning that the context allows them to drain. For this reason, some objectives that were present in the investigative dimension are highlighted, such as: to know and understand representations and attitudes of children about what evaluation is, organizing learning environments, participative and active, taking into account the concepts of formative evaluation for children. The main purpose of this action-research focused on the promotion of participative and active educational environments, starting from children's narratives, in order to understand and put into action the basic conceptions of what formative evaluation is, so that learning is more conscious and meaningful for children, working at the same time my formation as a future professional of education.Universidade de Évora2022-08-17T11:22:56Z2022-08-172022-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32395http://hdl.handle.net/10174/32395TID:203024532porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocatia_s_@hotmail.com670Machado, Cátia Sofía Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:26.046530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolar
title Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolar
spellingShingle Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolar
Machado, Cátia Sofía Tomás
Aprendizagem
Avaliação formativa
Narrativas das crianças
Escuta
Learning
Formative assessment
Children's narratives
Conceptions
Educational environments
title_short Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolar
title_full Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolar
title_fullStr Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolar
title_full_unstemmed Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolar
title_sort Escutando as crianças e aprendendo em conjunto em contexto escolar
author Machado, Cátia Sofía Tomás
author_facet Machado, Cátia Sofía Tomás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Cátia Sofía Tomás
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Avaliação formativa
Narrativas das crianças
Escuta
Learning
Formative assessment
Children's narratives
Conceptions
Educational environments
topic Aprendizagem
Avaliação formativa
Narrativas das crianças
Escuta
Learning
Formative assessment
Children's narratives
Conceptions
Educational environments
description O presente relatório pretende refletir a dimensão investigativa no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar e à Prática de Ensino Supervisionado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No presente relatório apresenta-se uma reflexão da prática educacional que teve como principal enfase a participação das crianças nos seus processos de aprendizagem atribuindo a devida importância à escuta das suas narrativas e das suas conceções, de como a avaliação formativa pode ser um fator importante de compreensão do processo de aprendizagem, terá também enfase na promoção de ambientes estimulantes de aprendizagens com base em princípios de avaliação formativa mas, principalmente, tendo em consideração as narrativas das crianças através de uma escuta ativa e intencional da minha parte enquanto futura profissional de educação. Por essa razão, destacam-se assim alguns objetivos que estiveram presentes na dimensão investigativa, tais como: conhecer e compreender representações e atitudes de crianças sobre o seu processo de aprendizagem, organizando ambientes de aprendizagem, participativos e ativos, tendo em conta os conceitos da avaliação formativa para as crianças bem como, a formação enquanto educadora/professora através do processo de prática/reflexão/investigação. A principal finalidade desta investigação-ação-formação incidiu na promoção de ambientes educativos participativos e ativos, partindo de narrativas das crianças, da escuta atenta, de modo a fazerem parte do seu processo de aprendizagem, trabalhando ao mesmo tempo a minha formação enquanto futura profissional de educação; SUPERVISED TEACHING PRATICE IN PRE-SCHOOL EDUCATION AND 1ST CYCLE OF PRIMARY EDUCATION: ASSESSING AND LEARNING WITH CHILDREN ABSTRACT: This report intends to reflect the investigative dimension within the Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and the Supervised Teaching Practice in Primary School Education. This report presents a reflection of educational practice that had as its main emphasis the understanding of how formative evaluation can have a crucial impact on children's learning, starting from their conceptions and narratives with the aim of promoting stimulating learning environments based on the ideas of formative evaluation, thus contributing to the development of children in the different learning that the context allows them to drain. For this reason, some objectives that were present in the investigative dimension are highlighted, such as: to know and understand representations and attitudes of children about what evaluation is, organizing learning environments, participative and active, taking into account the concepts of formative evaluation for children. The main purpose of this action-research focused on the promotion of participative and active educational environments, starting from children's narratives, in order to understand and put into action the basic conceptions of what formative evaluation is, so that learning is more conscious and meaningful for children, working at the same time my formation as a future professional of education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17T11:22:56Z
2022-08-17
2022-06-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32395
http://hdl.handle.net/10174/32395
TID:203024532
url http://hdl.handle.net/10174/32395
identifier_str_mv TID:203024532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
catia_s_@hotmail.com
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136695663198208