A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Neuza Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10060
Resumo: A escrita é um dos maiores e mais importantes pilares da Educação. É através dela que se desenrola toda a panóplia de conhecimentos que as crianças vão adquirindo ao longo do seu percurso académico. Esta, ao contrário de muitas outras aprendizagens não se faz de um dia para o outro. A escrita obedece a várias regras e é importante que os professores estejam cientes da complexidade que é ensinar a escrever. O ensino da escrita tem início no primeiro ano de frequência na Escola Básica e continua ao longo de todo o percurso escolar. Os alunos devem ter conhecimento de todas as regras, para escrever com coerência e coesão, mas, também, devem ter noção de que podem usar a sua imaginação para criar vários tipos de textos, neste caso específico textos narrativos. O professor assume aqui um papel decisivo na aprendizagem da escrita e na planificação de atividades que impulsionem o trabalho da escrita nas suas várias vertentes. Este tem que ser moderador das aprendizagens para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades. Este trabalho procura compreender a importância da utilização de atividades preparatórias e de alguns estímulos na escrita de textos narrativos. O estudo em questão insere-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia muito próxima da investigação-ação. A recolha dos dados foi feita através da observação e da análise de documentos que recolhi numa turma de 2º ano de uma escola do 1º ciclo. Para o estudo foram considerados 6 alunos. A análise que foi feita aos dados permitiu constatar que os estímulos e as catividades preparatória que foram utilizados não foram muito relevantes para a abordagem dos textos narrativos, uma vez que os alunos que participaram no estudo revelaram bastantes dificuldades em todas as atividades e só em casos pontuais conseguiram escrever textos que se aproximavam da narrativa.
id RCAP_31a1bb57e69ef3a60966f07f30faa695
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básicoEscritaEstímulosTextos narrativos1º Ciclo do ensino básicoAtividades preparatóriasRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioWritingStimulatingNarrative textsElementary SchoolPreparatory activitiesA escrita é um dos maiores e mais importantes pilares da Educação. É através dela que se desenrola toda a panóplia de conhecimentos que as crianças vão adquirindo ao longo do seu percurso académico. Esta, ao contrário de muitas outras aprendizagens não se faz de um dia para o outro. A escrita obedece a várias regras e é importante que os professores estejam cientes da complexidade que é ensinar a escrever. O ensino da escrita tem início no primeiro ano de frequência na Escola Básica e continua ao longo de todo o percurso escolar. Os alunos devem ter conhecimento de todas as regras, para escrever com coerência e coesão, mas, também, devem ter noção de que podem usar a sua imaginação para criar vários tipos de textos, neste caso específico textos narrativos. O professor assume aqui um papel decisivo na aprendizagem da escrita e na planificação de atividades que impulsionem o trabalho da escrita nas suas várias vertentes. Este tem que ser moderador das aprendizagens para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades. Este trabalho procura compreender a importância da utilização de atividades preparatórias e de alguns estímulos na escrita de textos narrativos. O estudo em questão insere-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia muito próxima da investigação-ação. A recolha dos dados foi feita através da observação e da análise de documentos que recolhi numa turma de 2º ano de uma escola do 1º ciclo. Para o estudo foram considerados 6 alunos. A análise que foi feita aos dados permitiu constatar que os estímulos e as catividades preparatória que foram utilizados não foram muito relevantes para a abordagem dos textos narrativos, uma vez que os alunos que participaram no estudo revelaram bastantes dificuldades em todas as atividades e só em casos pontuais conseguiram escrever textos que se aproximavam da narrativa.To our knowledge, writing is one of the biggest standards in Education. Through Education children acquire a lot of guidelines along their academic path. This learning procedure, unlike others, doesn’t come out easily. Writing comes along with lots of rules and it is important for teachers to be conscious of its complexity. Learning how to write begins in the first year of the Elementary School and goes through all the education process. Students must know all the rules to write with consistency and cohesion. They must also be conscious that they can use their imagination to create different types of texts, in this particular case, narrative texts. In this process of learning how to write and how to plan their activities to develop writing assignments, the teacher has a very important role. He must assure that all the students have the same opportunities. This work aims to understand the utility of preparatory activities and the importance of stimulating interest on narrative texts writing. To achieve this propose we will use a qualitative approach, with a methodology very close to research procedures. The data collection was made through the observation and analyses of sources that were collected in a second grade class in an Elementary School. For this case study six students were considered. The analyses made to the data allowed to conclude that the stimulating and preparatory activities which were used were not relevant to the approach to narrative texts, once the students who participated in the case study revealed lots of difficulties in all the activities. Just in some cases they achieved to write texts which approached to a narrative.Pereira, LucianoRepositório ComumNeto, Neuza Cardoso2015-10-27T15:06:17Z2015-072015-102015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10060TID:201192756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:52.742618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico
title A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico
Neto, Neuza Cardoso
Escrita
Estímulos
Textos narrativos
1º Ciclo do ensino básico
Atividades preparatórias
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Stimulating
Narrative texts
Elementary School
Preparatory activities
title_short A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico
title_full A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico
author Neto, Neuza Cardoso
author_facet Neto, Neuza Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Luciano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Neuza Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Estímulos
Textos narrativos
1º Ciclo do ensino básico
Atividades preparatórias
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Stimulating
Narrative texts
Elementary School
Preparatory activities
topic Escrita
Estímulos
Textos narrativos
1º Ciclo do ensino básico
Atividades preparatórias
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Stimulating
Narrative texts
Elementary School
Preparatory activities
description A escrita é um dos maiores e mais importantes pilares da Educação. É através dela que se desenrola toda a panóplia de conhecimentos que as crianças vão adquirindo ao longo do seu percurso académico. Esta, ao contrário de muitas outras aprendizagens não se faz de um dia para o outro. A escrita obedece a várias regras e é importante que os professores estejam cientes da complexidade que é ensinar a escrever. O ensino da escrita tem início no primeiro ano de frequência na Escola Básica e continua ao longo de todo o percurso escolar. Os alunos devem ter conhecimento de todas as regras, para escrever com coerência e coesão, mas, também, devem ter noção de que podem usar a sua imaginação para criar vários tipos de textos, neste caso específico textos narrativos. O professor assume aqui um papel decisivo na aprendizagem da escrita e na planificação de atividades que impulsionem o trabalho da escrita nas suas várias vertentes. Este tem que ser moderador das aprendizagens para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades. Este trabalho procura compreender a importância da utilização de atividades preparatórias e de alguns estímulos na escrita de textos narrativos. O estudo em questão insere-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia muito próxima da investigação-ação. A recolha dos dados foi feita através da observação e da análise de documentos que recolhi numa turma de 2º ano de uma escola do 1º ciclo. Para o estudo foram considerados 6 alunos. A análise que foi feita aos dados permitiu constatar que os estímulos e as catividades preparatória que foram utilizados não foram muito relevantes para a abordagem dos textos narrativos, uma vez que os alunos que participaram no estudo revelaram bastantes dificuldades em todas as atividades e só em casos pontuais conseguiram escrever textos que se aproximavam da narrativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-27T15:06:17Z
2015-07
2015-10
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10060
TID:201192756
url http://hdl.handle.net/10400.26/10060
identifier_str_mv TID:201192756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135336311291904