A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roseta, Maria Rita Prates
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6764
Resumo: A escrita é um dos grandes pilares da Educação e do Ensino. É fundamental para todos, sendo necessário trabalhar com os alunos desde cedo, de modo a ajudá-los a compreender tudo o que a escrita significa, bem como a escrever, com regras, mas também com criatividade. Para isso a avaliação formativa pode ter um papel muito importante, uma vez que permite que uma maior interação professor/aluno e aluno/professor, que permite ao aluno ter um maior apoio. Assim, o aluno tem a oportunidade de aprender de forma diferenciada. Neste quadro o professor funciona como um suporte à aprendizagem de cada aluno. Um dos instrumentos que o professor pode utilizar para servir de apoio ao aluno é, justamente, o feedback, escrito e/ou oral. O feedback cria uma ponte entre o professor e o aluno, ajudando o aluno a melhorar as suas produções textuais através das sugestões do professor, e, permitindo ao professor compreender melhor as possíveis dificuldades e os sucessos alcançados. Como a escrita deve ser uma atividade bem planeada, de modo a permitir ao aluno a possibilidade de pensar sobre o que vai escrever, escrever e rever o que escreveu, é importante que existam algumas linhas orientadoras para os textos. Assim, os guiões de estruturação de texto narrativo são instrumentos pertinentes, uma vez que o aluno pode apropriar-se dos constituintes do texto narrativo através dos itens neles presentes. Este estudo procura compreender a importância da utilização de guiões de estruturação de texto na produção textual e procura estudar como os alunos se apropriam dos feedbacks e os utilizam para melhorar as suas produções. Insere-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia próxima da investigação-ação. A recolha de dados é feita através da observação, entrevistas e análise de documentos. O estudo foi desenvolvido numa escola do 1º ciclo numa turma com alunos do 2º e 3º ano de escolaridade. Foram escolhidos três alunos. A análise de dados permite constatar que os instrumentos utilizados revelam ser importantes para a melhoria das produções textuais dos alunos, uma vez que os alunos que participaram no estudo revelaram alguns progressos nas suas produções textuais, refletindo sobre esses progressos em relação com os guiões e com os feedbacks.
id RCAP_b676488218f981eb5b8fe451a600551a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunosEscritaGuiões de estruturação de texto narrativoAvaliação formativa1º Ciclo do ensino básicoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioFeedbackWritingGuidelines for structuring narrative textsFormative assessment1st Cycle of basic educationA escrita é um dos grandes pilares da Educação e do Ensino. É fundamental para todos, sendo necessário trabalhar com os alunos desde cedo, de modo a ajudá-los a compreender tudo o que a escrita significa, bem como a escrever, com regras, mas também com criatividade. Para isso a avaliação formativa pode ter um papel muito importante, uma vez que permite que uma maior interação professor/aluno e aluno/professor, que permite ao aluno ter um maior apoio. Assim, o aluno tem a oportunidade de aprender de forma diferenciada. Neste quadro o professor funciona como um suporte à aprendizagem de cada aluno. Um dos instrumentos que o professor pode utilizar para servir de apoio ao aluno é, justamente, o feedback, escrito e/ou oral. O feedback cria uma ponte entre o professor e o aluno, ajudando o aluno a melhorar as suas produções textuais através das sugestões do professor, e, permitindo ao professor compreender melhor as possíveis dificuldades e os sucessos alcançados. Como a escrita deve ser uma atividade bem planeada, de modo a permitir ao aluno a possibilidade de pensar sobre o que vai escrever, escrever e rever o que escreveu, é importante que existam algumas linhas orientadoras para os textos. Assim, os guiões de estruturação de texto narrativo são instrumentos pertinentes, uma vez que o aluno pode apropriar-se dos constituintes do texto narrativo através dos itens neles presentes. Este estudo procura compreender a importância da utilização de guiões de estruturação de texto na produção textual e procura estudar como os alunos se apropriam dos feedbacks e os utilizam para melhorar as suas produções. Insere-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia próxima da investigação-ação. A recolha de dados é feita através da observação, entrevistas e análise de documentos. O estudo foi desenvolvido numa escola do 1º ciclo numa turma com alunos do 2º e 3º ano de escolaridade. Foram escolhidos três alunos. A análise de dados permite constatar que os instrumentos utilizados revelam ser importantes para a melhoria das produções textuais dos alunos, uma vez que os alunos que participaram no estudo revelaram alguns progressos nas suas produções textuais, refletindo sobre esses progressos em relação com os guiões e com os feedbacks.Writing is one of the great pillars of Education. It’s fundamental for all, being important to work with students from the beginning so they can understand all that writing means and know how to write with rules and creativity. For that, formative assessment can have a decisive role, because it allows interaction between teacher/student and student/teacher. Thus, students have the opportunity to learn in a differentiated way and teachers are a learning support for students. In this context, feedback is an important device, because it is like a bridge between teachers and students: helping students to improve their writing, with teachers’ suggestions, and allowing teachers to understand better students’ needs and successes. Because writing must be a well planned activity, it’s important to develop guidelines to guide students when they are working in their texts. So, guidelines for structuring narrative texts are important devices, because they allow students to understand narrative components. This study tries to understand the importance of guidelines for structuring narrative texts in textual production and how feedbacks are appropriated by students and how they use feedbacks to improve their texts. The study is part of a qualitative approach, with a methodology near research-action dialectics. Data collection is done through observation, interviews and documentary analyses. The study was developed in a 1st cycle school, in a class with 2nd and 3rd grade students. There were chosen three students. Data analyses allows to find that these devices are important to the improvement of students texts, because those students who participated in the study showed some progresses in their texts, reflecting on the relation with those progresses and the guidelines and feedback.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS)Pinto, JorgeSequeira, AnaRepositório ComumRoseta, Maria Rita Prates2014-10-01T14:37:49Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6764TID:203262395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:56.794443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
title A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
spellingShingle A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
Roseta, Maria Rita Prates
Escrita
Guiões de estruturação de texto narrativo
Avaliação formativa
1º Ciclo do ensino básico
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Feedback
Writing
Guidelines for structuring narrative texts
Formative assessment
1st Cycle of basic education
title_short A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
title_full A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
title_fullStr A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
title_full_unstemmed A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
title_sort A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos
author Roseta, Maria Rita Prates
author_facet Roseta, Maria Rita Prates
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Sequeira, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Roseta, Maria Rita Prates
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Guiões de estruturação de texto narrativo
Avaliação formativa
1º Ciclo do ensino básico
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Feedback
Writing
Guidelines for structuring narrative texts
Formative assessment
1st Cycle of basic education
topic Escrita
Guiões de estruturação de texto narrativo
Avaliação formativa
1º Ciclo do ensino básico
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Feedback
Writing
Guidelines for structuring narrative texts
Formative assessment
1st Cycle of basic education
description A escrita é um dos grandes pilares da Educação e do Ensino. É fundamental para todos, sendo necessário trabalhar com os alunos desde cedo, de modo a ajudá-los a compreender tudo o que a escrita significa, bem como a escrever, com regras, mas também com criatividade. Para isso a avaliação formativa pode ter um papel muito importante, uma vez que permite que uma maior interação professor/aluno e aluno/professor, que permite ao aluno ter um maior apoio. Assim, o aluno tem a oportunidade de aprender de forma diferenciada. Neste quadro o professor funciona como um suporte à aprendizagem de cada aluno. Um dos instrumentos que o professor pode utilizar para servir de apoio ao aluno é, justamente, o feedback, escrito e/ou oral. O feedback cria uma ponte entre o professor e o aluno, ajudando o aluno a melhorar as suas produções textuais através das sugestões do professor, e, permitindo ao professor compreender melhor as possíveis dificuldades e os sucessos alcançados. Como a escrita deve ser uma atividade bem planeada, de modo a permitir ao aluno a possibilidade de pensar sobre o que vai escrever, escrever e rever o que escreveu, é importante que existam algumas linhas orientadoras para os textos. Assim, os guiões de estruturação de texto narrativo são instrumentos pertinentes, uma vez que o aluno pode apropriar-se dos constituintes do texto narrativo através dos itens neles presentes. Este estudo procura compreender a importância da utilização de guiões de estruturação de texto na produção textual e procura estudar como os alunos se apropriam dos feedbacks e os utilizam para melhorar as suas produções. Insere-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia próxima da investigação-ação. A recolha de dados é feita através da observação, entrevistas e análise de documentos. O estudo foi desenvolvido numa escola do 1º ciclo numa turma com alunos do 2º e 3º ano de escolaridade. Foram escolhidos três alunos. A análise de dados permite constatar que os instrumentos utilizados revelam ser importantes para a melhoria das produções textuais dos alunos, uma vez que os alunos que participaram no estudo revelaram alguns progressos nas suas produções textuais, refletindo sobre esses progressos em relação com os guiões e com os feedbacks.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01T14:37:49Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6764
TID:203262395
url http://hdl.handle.net/10400.26/6764
identifier_str_mv TID:203262395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135324671049728