Processo de inclusão : o papel do núcleo de atendimento pedagógico especializado na percepção dos seus profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Flaviana Costa Gondim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13492
Resumo: Objetivou-se com a pesquisa analisar como os profissionais do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) percebem o papel do NAPE no processo de Inclusão na comunidade onde está inserido. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa. De acordo com Minayo (2012), é uma atividade da ciência, construtora da realidade em um nível que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados e outros construtos profundos das relações, não podendo ser reduzida à operacionalização de variáveis. Foram selecionados 06 (seis) sujeitos para a pesquisa empírica: 03 (três) psicopedagogas, 01 (um) professor de informática, 01 (uma) terapeuta ocupacional e a diretora do NAPE. Uma das técnicas utilizadas para recolher os dados foi a Roda de Conversa que de acordo com Campos (2000), é uma técnica para analisar a dinâmica dos coletivos. E a outra foi o Projeto Político Pedagógico (PPP) do NAPE. Conforme o documento, a proposta de inclusão preconiza o Plano Educacional Individualizado, a avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos, a avaliação por desempenho de alunos com dificuldade de aprendizagem e a adaptação curricular. Baseado nisso, o NAPE, através de sua equipe multidisciplinar, tem promovido encontros com temas sobre educação inclusiva. Também, mediante os encaminhamentos realizados pelas escolas, tem realizado visita institucional para prestar auxílio ao professor, orientando acerca de estratégias pedagógicas em sala de aula aos alunos que estejam em atendimento no referido núcleo. Portanto, os profissionais do NAPE o veem, nesse processo de inclusão no município, como apoio, promovendo autonomia nos alunos atendidos.
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