O papel dos jogos no envolvimento dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Latourrette, Ivo Filipe de Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24796
Resumo: O presente estudo tem como objetivo fornecer uma revisão abrangente da literatura sobre gamificação, jogos sérios e envolvimento dos alunos, a fim de sintetizar a informação disponível e determinar o papel da gamificação e da implementação de jogos no processo de aprendizagem para aumentar o envolvimento dos alunos. O estudo examinará o contexto da gamificação e dos jogos sérios na educação, explorará o problema do desinteresse dos alunos nas abordagens de aprendizagem tradicionais e investigará a forma como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos podem resolver este problema. A questão de investigação que orienta este estudo é: "Qual é o papel da gamificação e da implementação de jogos no processo de aprendizagem no envolvimento e motivação dos alunos?" Para responder à questão de investigação, será efetuada uma revisão narrativa da literatura. Estudos, artigos e publicações relevantes serão reunidos e analisados para identificar as principais conclusões e tendências relativas à eficácia da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos no reforço do envolvimento dos alunos. A metodologia envolverá a realização de um questionário abrangente que avaliará as perceções dos alunos e dos professores sobre a gamificação e a implementação de jogos no processo de aprendizagem, bem como o impacto dos jogos na aprendizagem, e analisará os dados extraídos. Espera-se que os principais resultados deste estudo forneçam informações sobre os benefícios e desafios da utilização da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos na educação. Prevê-se que os resultados demonstrem o impacto positivo da gamificação no envolvimento, motivação e resultados de aprendizagem dos alunos. Além disso, o estudo explorará fatores que contribuem para a implementação bem-sucedida de estratégias de gamificação, como a conceção dos elementos do jogo, o alinhamento da mecânica do jogo com os objetivos de aprendizagem e a importância de incorporar feedback e recompensas. A investigação também irá lançar luz sobre potenciais limitações e barreiras à utilização eficaz da gamificação na sala de aula. Este estudo tem implicações para educadores, designers instrucionais e decisores políticos no domínio da educação. Os resultados informarão o desenvolvimento de melhores práticas e diretrizes para a incorporação da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos em contextos educativos, com o objetivo de aumentar o envolvimento dos alunos e promover experiências de aprendizagem significativas.
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Para responder à questão de investigação, será efetuada uma revisão narrativa da literatura. Estudos, artigos e publicações relevantes serão reunidos e analisados para identificar as principais conclusões e tendências relativas à eficácia da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos no reforço do envolvimento dos alunos. A metodologia envolverá a realização de um questionário abrangente que avaliará as perceções dos alunos e dos professores sobre a gamificação e a implementação de jogos no processo de aprendizagem, bem como o impacto dos jogos na aprendizagem, e analisará os dados extraídos. Espera-se que os principais resultados deste estudo forneçam informações sobre os benefícios e desafios da utilização da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos na educação. Prevê-se que os resultados demonstrem o impacto positivo da gamificação no envolvimento, motivação e resultados de aprendizagem dos alunos. Além disso, o estudo explorará fatores que contribuem para a implementação bem-sucedida de estratégias de gamificação, como a conceção dos elementos do jogo, o alinhamento da mecânica do jogo com os objetivos de aprendizagem e a importância de incorporar feedback e recompensas. A investigação também irá lançar luz sobre potenciais limitações e barreiras à utilização eficaz da gamificação na sala de aula. Este estudo tem implicações para educadores, designers instrucionais e decisores políticos no domínio da educação. Os resultados informarão o desenvolvimento de melhores práticas e diretrizes para a incorporação da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos em contextos educativos, com o objetivo de aumentar o envolvimento dos alunos e promover experiências de aprendizagem significativas.The present study aims to provide a comprehensive review of the literature on gamification, serious games, and student engagement in order to synthesize the available information and determine the role of gamification and game implementation in the learning process to increase student engagement. The study will examine the context of gamification and serious games in education, explore the problem of student disengagement in traditional learning approaches, and investigate how gamification and game-based learning can address this issue. The research question that guides this study is: "What is the role of gamification and the implementation of games in the learning process on student engagement and motivation?" To address the research question, a systematic review of the literature will be conducted. Relevant studies, articles, and publications will be gathered and analyzed to identify key findings and trends regarding the effectiveness of gamification and game-based learning in enhancing student engagement. The methodology will involve conducting a comprehensive questionaire evaluating student and teacher perceptions on gamification and the implementation of games in the learning process as well as the impact of games on learning and analyzing the data extracted from these. The main results of this study are expected to provide insights into the benefits and challenges of using gamification and game-based learning in education. It is anticipated that the findings will demonstrate the positive impact of gamification on student engagement, motivation, and learning outcomes. Additionally, the study will explore factors that contribute to the successful implementation of gamification strategies, such as the design of game elements, the alignment of game mechanics with learning objectives, and the importance of incorporating feedback and rewards. The research will also shed light on potential limitations and barriers to the effective use of gamification in the classroom. This study has implications for educators, instructional designers, and policymakers in the field of education. The findings will inform the development of best practices and guidelines for incorporating gamification and game-based learning into educational settings, with the aim of enhancing student engagement and promoting meaningful learning experiences.Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLatourrette, Ivo Filipe de Castro2024-01-29T14:37:40Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24796TID:203486412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:51:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:09.573147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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