Gamificação: como jogos e tecnologias podem ajudar no ensino de idiomas. Estudo de caso: uma escola pública do Estado do Amapá
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estação Científica (UNIFAP) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2423 |
Resumo: | Os jogos sempre despertaram a atenção das pessoas e hoje uma técnica que explora os elementos destes para aplicá-los em outros contextos que não são propriamente jogos, vêm contribuindo para uma relação mais participativa e envolvente com o cliente. Neste cenário novos paradigmas de programação são pensados para desenvolver sistemas que sejam atraentes, viciantes e que explorem as habilidades de cada usuário de forma eficiente. Propomos neste trabalho um estudo de caso em uma escola pública, para testar em um cenário real os efeitos de uma ferramenta gamificada, frente ao método tradicional de ensino, para isso vamos apresentar uma ferramenta que ensina idiomas que já é renomada no mercado o Duolingo. Com isso esperamos descobrir os benefícios ou não de se trabalhar com gamificação em sistemas de informação. |
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Gamificação: como jogos e tecnologias podem ajudar no ensino de idiomas. Estudo de caso: uma escola pública do Estado do AmapáGames: how games and technologies, can help in language teaching. Case study: a public school of the State of AmapáGamificação. Desenvolvimento. Games. MotivaçãoGamification; Development; Games; MotivationOs jogos sempre despertaram a atenção das pessoas e hoje uma técnica que explora os elementos destes para aplicá-los em outros contextos que não são propriamente jogos, vêm contribuindo para uma relação mais participativa e envolvente com o cliente. Neste cenário novos paradigmas de programação são pensados para desenvolver sistemas que sejam atraentes, viciantes e que explorem as habilidades de cada usuário de forma eficiente. Propomos neste trabalho um estudo de caso em uma escola pública, para testar em um cenário real os efeitos de uma ferramenta gamificada, frente ao método tradicional de ensino, para isso vamos apresentar uma ferramenta que ensina idiomas que já é renomada no mercado o Duolingo. Com isso esperamos descobrir os benefícios ou não de se trabalhar com gamificação em sistemas de informação.Games have always aroused the attention of people and today a technique that explores the elements of these for applies - them in other contexts that are not exactly games, have contributing for a Relationship participatory and engaging more with the client. In this scenario new programming paradigms are thought to develop systems that are attractive, and addictive, exploring skills of each user. We propose this work a case study in a public school, to test in a true scenario the effects gamificated tool front traditional teaching method, and for this we’re going to introduce a tool that teaches languages already and renowned any market the Duolingo. With that we expect discover benefits or not to work with gamification in Information Systems.Universidade Federal do AmapáPantoja, Ailton da SilvaMarques Pereira, Luandierison2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/242310.18468/estcien.2018v8n1.p111-120Estação Científica (UNIFAP); v. 8, n. 1 (2018); 111-120Estação Científica (UNIFAP); v. 8, n. 1 (2018); 111-1202179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/2423/ailtonv8n1.pdfDireitos autorais 2018 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-29T14:19:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2423Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2018-05-29T14:19:04Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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