Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, Joana, Constante, Patrícia, Pinto, Patrícia, Almeida, Marta, Lopes, Elisa, Silva, Cristiana, Macedo, Ana, Monteiro, Liliana, Oliveira, Teresa, Cruz, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7475
Resumo: Tem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade préescolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica. Palavras-chave: Competências matemáticas; Educação pré-escolar; Linguagem oral; Literacia emergente.   ABSTRACT It has been well documented the importance of the implementation of preschool interventions that facilitate the development of oral language, phonological awareness, written language and math skills, as well as the need of an early identification of children at educational risk. The aim of the present study is to examine the relationship between children’s competence in oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies in preschool years. A total of 99 children participated in this study. Correlational analysis was used to understand the relation between the variables in the study. The results suggest that oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies are correlated. No statistical differences were found among boys and girls. These findings suggest that the growth in these skills may be related to contextual influences. These findings highlighted the implications to psychological evaluation and for pedagogic practice. Keywords: Math skills; Kindergarten; Oral language; Emergent literacy
id RCAP_31ea3ade582c927ff63d0f2ae337746a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacionalCompetências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacionalArtigosTem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade préescolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica. Palavras-chave: Competências matemáticas; Educação pré-escolar; Linguagem oral; Literacia emergente.   ABSTRACT It has been well documented the importance of the implementation of preschool interventions that facilitate the development of oral language, phonological awareness, written language and math skills, as well as the need of an early identification of children at educational risk. The aim of the present study is to examine the relationship between children’s competence in oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies in preschool years. A total of 99 children participated in this study. Correlational analysis was used to understand the relation between the variables in the study. The results suggest that oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies are correlated. No statistical differences were found among boys and girls. These findings suggest that the growth in these skills may be related to contextual influences. These findings highlighted the implications to psychological evaluation and for pedagogic practice. Keywords: Math skills; Kindergarten; Oral language; Emergent literacyIt has been well documented the importance of the implementation of preschool interventions that facilitate the development of oral language, phonological awareness, written language and math skills, as well as the need of an early identification of children at educational risk. The aim of the present study is to examine the relationship between children’s competence in oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies in preschool years. A total of 99 children participated in this study. Correlational analysis was used to understand the relation between the variables in the study. The results suggest that oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies are correlated. No statistical differences were found among boys and girls. These findings suggest that the growth in these skills may be related to contextual influences. These findings highlighted the implications to psychological evaluation and for pedagogic practice. Keywords: Math skills; Kindergarten; Oral language; Emergent literacyInstituto de Educação - Universidade do Minho2017-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7475por2183-04520871-9187Amaral, JoanaCruz, JoanaConstante, PatríciaPinto, PatríciaAlmeida, MartaLopes, ElisaSilva, CristianaMacedo, AnaMonteiro, LilianaOliveira, TeresaCruz, Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-14T03:30:27Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:44.206825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
spellingShingle Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
Amaral, Joana
Artigos
title_short Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title_full Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title_fullStr Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title_full_unstemmed Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title_sort Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
author Amaral, Joana
author_facet Amaral, Joana
Cruz, Joana
Constante, Patrícia
Pinto, Patrícia
Almeida, Marta
Lopes, Elisa
Silva, Cristiana
Macedo, Ana
Monteiro, Liliana
Oliveira, Teresa
Cruz, Filipa
author_role author
author2 Cruz, Joana
Constante, Patrícia
Pinto, Patrícia
Almeida, Marta
Lopes, Elisa
Silva, Cristiana
Macedo, Ana
Monteiro, Liliana
Oliveira, Teresa
Cruz, Filipa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Joana
Cruz, Joana
Constante, Patrícia
Pinto, Patrícia
Almeida, Marta
Lopes, Elisa
Silva, Cristiana
Macedo, Ana
Monteiro, Liliana
Oliveira, Teresa
Cruz, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Tem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade préescolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica. Palavras-chave: Competências matemáticas; Educação pré-escolar; Linguagem oral; Literacia emergente.   ABSTRACT It has been well documented the importance of the implementation of preschool interventions that facilitate the development of oral language, phonological awareness, written language and math skills, as well as the need of an early identification of children at educational risk. The aim of the present study is to examine the relationship between children’s competence in oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies in preschool years. A total of 99 children participated in this study. Correlational analysis was used to understand the relation between the variables in the study. The results suggest that oral language, phonological awareness, written language and mathematic competencies are correlated. No statistical differences were found among boys and girls. These findings suggest that the growth in these skills may be related to contextual influences. These findings highlighted the implications to psychological evaluation and for pedagogic practice. Keywords: Math skills; Kindergarten; Oral language; Emergent literacy
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.7475
url https://doi.org/10.21814/rpe.7475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222737489920