Relação entre escola e família no processo de inclusão do aluno com perturbação do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laura, Maria Aparecida Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11049
Resumo: O presente estudo procura aprofundar a importância da relação escola/família no processo de inclusão do aluno com Perturbação do Espectro do Autismo” (PEA). Ao longo da fundamentação teórica foi possível percorrer sobre o diagnóstico e o tratamento do aluno com PEA, bem como, as rotinas das famílias, as dificuldades enfrentadas por elas e o acompanhamento no processo de aprendizagem do aluno com estas características. Pelo exposto, esta investigação buscou responder a duas questões: 1. Em que momento a escola promove e articula trabalhos com pais e professores para tratar da inclusão do aluno com PEA? 2. Que ações a escola implementa para eliminar as barreiras atitudinais e promover a inclusão do aluno com PEA? Com o intuito de responder a estes questionamentos, foram elencados três objectivos específicos: 1. Identificar como a família contribui com o processo de inclusão do aluno com PEA na educação regular. 2. Verificar como a escola proporciona a inserção das famílias no processo de inclusão do aluno com PEA. 3. Verificar se a relação escola e família pode interferir no processo de aprendizagem do aluno. A orientação metodológica adotada relaciona-se com uma abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa, 13 (treze) professores do Ensino Regular (Regente), 05 (cinco) professores de Apoio, 01 (um) coordenador pedagógico e 01 (um) diretor. Tivemos também, como participantes 05 (cinco) famílias, cujos filhos têm PEA. Como instrumento de recolha de dados, utilizou-se uma entrevista para os profissionais da escola e uma entrevista para as famílias. Os resultados alcançados demonstraram-nos a importância da relação entre a escola e a família para o processo de aprendizagem do aluno com PEA. Quando a família se mostra presente, o aluno tem condições de avançar e evoluir no processo de socialização e aprendizagem na escola.
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