Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15503 |
Resumo: | Na modernização das organizações actuais, com especial destaque das públicas, a utilização de Sistemas e Tecnologias de Informação é uma realidade incontomável na sua gestão, como também o é, encarar a informação como um recurso que necessariamente tem que ser gerido como outro qualquer, com a finalidade de potenciar as suas capacidades. Com base em inquéritos apresentados a diversos responsáveis, pretendeu-se determinar como é encarada a utilização da informação nas organizações educativas. Foi possível concluir que embora sendo um tema relevante e que preocupa os responsáveis, não existe uma correcta noção de como fazer. Este trabalho procura trazer à ribalta uma forma de encarar as Escolas, que não sendo nova, anda um pouco arredada das discussões actuais, ou seja, numa óptica holística. No entanto pretende acrescentar uma nova abordagem, de base tecnológica, que procura beneficiar de competências existentes reforçando-as no sentido de lhe dar visibilidade. /*** Abstract - In the process of modernizing current organizations, particularly public ones, the use of Information Systems and Technology in their management is an indisputable reality, as is taking information to be a resource that, like any other, requires management to tap its full potential. Based on surveys presented to a variety of educational managers, this project sought to determine how the use of information is regarded in such organizations. It has been possible to conclude that, though a significant concern, there is no adequate notion of how information might be properly used. This project seeks to bring to light methods for understanding schools holistically, an approach which, though not new, has slipped to the margins of contemporary debate. However, the project aims to add to this a new approach, technologically-based, focused on improving existing competencies and strengthening them by providing them with greater visibility. |
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