Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carareto,Mariana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Calonego,Renata, Andrelo,Roseane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622019000100020
Resumo: Em busca de legitimação, empresas desenvolvem estratégias de comunicação apropriando-se dos contextos históricos e socioculturais para construir significados sobre elas, como é o caso da publicidade. Este trabalho, ao olhar para a conjuntura política vivenciada pelo Brasil após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, objetiva refletir sobre os impactos dos posicionamentos políticos disseminados em publicidades, considerando que as empresas possuem grande responsabilidade ao se comunicarem com a sociedade. Para isso, são analisadas as campanhas publicitárias do Habib’s e da Havan, que disseminam discursos sobre o contexto político brasileiro, tendo como fundamentação teórico-metodológica a análise de discurso midiático proposta por Charaudeau.
id RCAP_31f6848d0884722ae241c992ce8145a3
oai_identifier_str oai:scielo:S2183-54622019000100020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileirocomunicação organizacionalresponsabilidadeorganizações privadasposicionamento políticopublicidadeEm busca de legitimação, empresas desenvolvem estratégias de comunicação apropriando-se dos contextos históricos e socioculturais para construir significados sobre elas, como é o caso da publicidade. Este trabalho, ao olhar para a conjuntura política vivenciada pelo Brasil após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, objetiva refletir sobre os impactos dos posicionamentos políticos disseminados em publicidades, considerando que as empresas possuem grande responsabilidade ao se comunicarem com a sociedade. Para isso, são analisadas as campanhas publicitárias do Habib’s e da Havan, que disseminam discursos sobre o contexto político brasileiro, tendo como fundamentação teórico-metodológica a análise de discurso midiático proposta por Charaudeau.Centro de Investigação Media e JornalismoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa2019-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622019000100020Media & Jornalismo v.19 n.34 2019reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622019000100020Carareto,MarianaCalonego,RenataAndrelo,Roseaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:46Zoai:scielo:S2183-54622019000100020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:09.037895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro
title Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro
spellingShingle Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro
Carareto,Mariana
comunicação organizacional
responsabilidade
organizações privadas
posicionamento político
publicidade
title_short Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro
title_full Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro
title_fullStr Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro
title_full_unstemmed Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro
title_sort Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro
author Carareto,Mariana
author_facet Carareto,Mariana
Calonego,Renata
Andrelo,Roseane
author_role author
author2 Calonego,Renata
Andrelo,Roseane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carareto,Mariana
Calonego,Renata
Andrelo,Roseane
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação organizacional
responsabilidade
organizações privadas
posicionamento político
publicidade
topic comunicação organizacional
responsabilidade
organizações privadas
posicionamento político
publicidade
description Em busca de legitimação, empresas desenvolvem estratégias de comunicação apropriando-se dos contextos históricos e socioculturais para construir significados sobre elas, como é o caso da publicidade. Este trabalho, ao olhar para a conjuntura política vivenciada pelo Brasil após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, objetiva refletir sobre os impactos dos posicionamentos políticos disseminados em publicidades, considerando que as empresas possuem grande responsabilidade ao se comunicarem com a sociedade. Para isso, são analisadas as campanhas publicitárias do Habib’s e da Havan, que disseminam discursos sobre o contexto político brasileiro, tendo como fundamentação teórico-metodológica a análise de discurso midiático proposta por Charaudeau.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622019000100020
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622019000100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622019000100020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Media & Jornalismo v.19 n.34 2019
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137398300344320