A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369 |
Resumo: | O artigo apresenta uma reflexão sobre a responsabilidade das organizações ao disseminarem seus discursos nas mídias sociais. O objetivo é demonstrar como a comunicação organizacional, diante de seu impacto social, pode dialogar sobre questões éticas que estimulem respeito na sociedade a partir das relações estabelecidas em comunidades virtuais. Para isso, foi desenvolvida uma análise de conteúdo das interações dos públicos nas campanhas da Skol e da Alezzia no Facebook. |
id |
USP-72_073749205e336e82b47ed5fa46ceff2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139369 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtualLa responsabilidad de las organizaciones delante del impacto social de su comunicación en el ambiente virtualThe responsibility of the organizations due to the social impact of their communication in the virtual environmentMídias Sociais • Comunidades Virtuais • Comunicação Organizacional • Responsabilidade Social.Social Media • Virtual Communities • Organizational Communication • Social Responsibility.Redes Sociales • Comunidades Virtuales • Comunicación Organizacional • Responsabilidad Social.O artigo apresenta uma reflexão sobre a responsabilidade das organizações ao disseminarem seus discursos nas mídias sociais. O objetivo é demonstrar como a comunicação organizacional, diante de seu impacto social, pode dialogar sobre questões éticas que estimulem respeito na sociedade a partir das relações estabelecidas em comunidades virtuais. Para isso, foi desenvolvida uma análise de conteúdo das interações dos públicos nas campanhas da Skol e da Alezzia no Facebook.The article presents an analysis about the responsibility of organizations when disseminating their speeches in social media. The purpose is to demonstrate how organizational communication, in view of its social impact, can dialogue on ethical topics that stimulate respect in society, based on relationships established in virtual communities. Focused on that, a content analysis was developed, considering the interactions of the audiences in Skol and Alezzia campaigns on Facebook.El artículo reflexiona acerca de la responsabilidad de las organizaciones cuando diseminan sus discursos en las redes sociales online. El objetivo es demostrar cómo la comunicación organizacional, delante de su impacto social, puede dialogar sobre cuestiones éticas que estimulan respeto en la sociedad a partir de las relaciones establecidas en comunidades virtuales. Así, fue desarrollado un análisis de contenido de las interacciones de los públicos en las campañas de Skol y Alezzia en Facebook.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13936910.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139369Organicom; v. 14 n. 26 (2017): Comunicação, relações públicas comunitárias e terceiro setor; 214-2272238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369/134710Copyright (c) 2017 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessCarareto, MarianaCalonego, RenataAndrelo, Roseane2017-11-14T17:47:07Zoai:revistas.usp.br:article/139369Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:43.510552Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual La responsabilidad de las organizaciones delante del impacto social de su comunicación en el ambiente virtual The responsibility of the organizations due to the social impact of their communication in the virtual environment |
title |
A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual |
spellingShingle |
A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual Carareto, Mariana Mídias Sociais • Comunidades Virtuais • Comunicação Organizacional • Responsabilidade Social. Social Media • Virtual Communities • Organizational Communication • Social Responsibility. Redes Sociales • Comunidades Virtuales • Comunicación Organizacional • Responsabilidad Social. |
title_short |
A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual |
title_full |
A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual |
title_fullStr |
A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual |
title_full_unstemmed |
A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual |
title_sort |
A responsabilidade das organizações diante do impacto social de sua comunicação no ambiente virtual |
author |
Carareto, Mariana |
author_facet |
Carareto, Mariana Calonego, Renata Andrelo, Roseane |
author_role |
author |
author2 |
Calonego, Renata Andrelo, Roseane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carareto, Mariana Calonego, Renata Andrelo, Roseane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias Sociais • Comunidades Virtuais • Comunicação Organizacional • Responsabilidade Social. Social Media • Virtual Communities • Organizational Communication • Social Responsibility. Redes Sociales • Comunidades Virtuales • Comunicación Organizacional • Responsabilidad Social. |
topic |
Mídias Sociais • Comunidades Virtuais • Comunicação Organizacional • Responsabilidade Social. Social Media • Virtual Communities • Organizational Communication • Social Responsibility. Redes Sociales • Comunidades Virtuales • Comunicación Organizacional • Responsabilidad Social. |
description |
O artigo apresenta uma reflexão sobre a responsabilidade das organizações ao disseminarem seus discursos nas mídias sociais. O objetivo é demonstrar como a comunicação organizacional, diante de seu impacto social, pode dialogar sobre questões éticas que estimulem respeito na sociedade a partir das relações estabelecidas em comunidades virtuais. Para isso, foi desenvolvida uma análise de conteúdo das interações dos públicos nas campanhas da Skol e da Alezzia no Facebook. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139369 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139369/134710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 14 n. 26 (2017): Comunicação, relações públicas comunitárias e terceiro setor; 214-227 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047110307151872 |