A equitação terapêutica como benefício na melhoria do processo de aprendizagem de alunos com NEE incluídos em escolas comuns
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10324 |
Resumo: | A Equitação Terapêutica é um método, dentro de uma visão holística e interdisciplinar, que utiliza o cavalo como principal agente de promoção do desenvolvimento da saúde e da educação, dentro do contexto biopsicossocial, em pessoas com necessidades especiais. Na Educação Especial, a Equitação Terapêutica busca trabalhar, principalmente, os aspectos cognitivos e motores, além de tratar das áreas comportamental e afetiva em contribuição à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em escolas comuns ou regulares. O objetivo do trabalho foi verificar se a Equitação Terapêutica realmente é eficaz para a aprendizagem dos alunos com NEE. Foram avaliados 9 alunos de ambos os sexos (33,33% do sexo feminino e 66,67% do sexo masculino), com idades entre 7 e 13 anos e patologias variadas, incluídos em 6 escolas estaduais de ensino regular da cidade de Barbacena, Minas Gerais – Brasil. Esta abordagem contou também com a participação de 19 professores entre regentes de aula, regentes de turma e professores de apoio, os quais responderam a um questionário contendo 50 perguntas a respeito do dia a dia dos referidos alunos dentro da sala de aula. O questionário feito com o objetivo de investigar os efeitos do uso do cavalo de Equitação Terapêutica como agente promotor da melhoria do ganho pedagógico dos alunos com NEE nas escolas comuns, foi aplicado em 2 momentos, períodos pré-estudo e pós-estudo, entre os quais foi feita a intervenção com os alunos em um Centro de Equoterapia. Os resultados obtidos tanto na parte cognitiva quanto na parte motora, apresentaram respostas positivas em 80% das perguntas desenvolvidas e investigadas durante o estudo, sendo que os 20% restantes permaneceram sem alteração. Faz-se, porém, necessária à continuidade de estudos que corroborem outros resultados menos frequentemente encontrados. |
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A equitação terapêutica como benefício na melhoria do processo de aprendizagem de alunos com NEE incluídos em escolas comunsEquitação terapêuticaNecessidades educativas especiaisDesenvolvimento cognitivo e motorTherapeutic ridingSpecial educative needsCognitive and motor developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Equitação Terapêutica é um método, dentro de uma visão holística e interdisciplinar, que utiliza o cavalo como principal agente de promoção do desenvolvimento da saúde e da educação, dentro do contexto biopsicossocial, em pessoas com necessidades especiais. Na Educação Especial, a Equitação Terapêutica busca trabalhar, principalmente, os aspectos cognitivos e motores, além de tratar das áreas comportamental e afetiva em contribuição à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em escolas comuns ou regulares. O objetivo do trabalho foi verificar se a Equitação Terapêutica realmente é eficaz para a aprendizagem dos alunos com NEE. Foram avaliados 9 alunos de ambos os sexos (33,33% do sexo feminino e 66,67% do sexo masculino), com idades entre 7 e 13 anos e patologias variadas, incluídos em 6 escolas estaduais de ensino regular da cidade de Barbacena, Minas Gerais – Brasil. Esta abordagem contou também com a participação de 19 professores entre regentes de aula, regentes de turma e professores de apoio, os quais responderam a um questionário contendo 50 perguntas a respeito do dia a dia dos referidos alunos dentro da sala de aula. O questionário feito com o objetivo de investigar os efeitos do uso do cavalo de Equitação Terapêutica como agente promotor da melhoria do ganho pedagógico dos alunos com NEE nas escolas comuns, foi aplicado em 2 momentos, períodos pré-estudo e pós-estudo, entre os quais foi feita a intervenção com os alunos em um Centro de Equoterapia. Os resultados obtidos tanto na parte cognitiva quanto na parte motora, apresentaram respostas positivas em 80% das perguntas desenvolvidas e investigadas durante o estudo, sendo que os 20% restantes permaneceram sem alteração. Faz-se, porém, necessária à continuidade de estudos que corroborem outros resultados menos frequentemente encontrados.Therapeutic Riding is a method, within a holistic and interdisciplinary view, that uses the horse as the main agent to promote the development of health and education, within the biopsychosocial context, in people with special needs. In Special Education, Therapeutic Riding seeks to work mainly on cognitive and motor aspects, in addition to addressing the behavioral and affective areas in contributing to the inclusion of students with special educational needs in regular or regular schools. The objective of the work was to verify if Therapeutic Riding is really effective for the learning of students with SEN. Nine students of both sexes (33.33% female and 66.67% male) were evaluated, aged between 7 and 13 years and varied pathologies, included in 6 state schools of regular education in the city of Barbacena, Minas Gerais, Brazil. This approach also counted on the participation of 19 teachers, including classroom teachers, classroom teachers and support teachers, who answered a questionnaire containing 50 questions about the daily lives of these students within the classroom. The questionnaire made with the objective of investigating the effects of the use of the Therapeutic Riding horse as an agent promoting the improvement of the pedagogical gain of students with SEN in ordinary schools, was applied in 2 moments, pre-study and post-study periods, between which the intervention was made with the students in a Riding Therapy Center. The results obtained both in the cognitive and motor parts, presented positive answers in 80% of the questions developed and investigated during the study, and the remaining 20% remained unchanged. However, it is necessary to continue studies that corroborate other results less frequently found.Silva, RaquelRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLopes, Cerise Malachias Paes Ferreira2021-10-19T11:09:43Z2021-10-082021-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10324TID:202980103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:30Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:04.435223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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