A equitação terapêutica como benefício na melhoria do processo de aprendizagem de alunos com NEE incluídos em escolas comuns

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cerise Malachias Paes Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10324
Resumo: A Equitação Terapêutica é um método, dentro de uma visão holística e interdisciplinar, que utiliza o cavalo como principal agente de promoção do desenvolvimento da saúde e da educação, dentro do contexto biopsicossocial, em pessoas com necessidades especiais. Na Educação Especial, a Equitação Terapêutica busca trabalhar, principalmente, os aspectos cognitivos e motores, além de tratar das áreas comportamental e afetiva em contribuição à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em escolas comuns ou regulares. O objetivo do trabalho foi verificar se a Equitação Terapêutica realmente é eficaz para a aprendizagem dos alunos com NEE. Foram avaliados 9 alunos de ambos os sexos (33,33% do sexo feminino e 66,67% do sexo masculino), com idades entre 7 e 13 anos e patologias variadas, incluídos em 6 escolas estaduais de ensino regular da cidade de Barbacena, Minas Gerais – Brasil. Esta abordagem contou também com a participação de 19 professores entre regentes de aula, regentes de turma e professores de apoio, os quais responderam a um questionário contendo 50 perguntas a respeito do dia a dia dos referidos alunos dentro da sala de aula. O questionário feito com o objetivo de investigar os efeitos do uso do cavalo de Equitação Terapêutica como agente promotor da melhoria do ganho pedagógico dos alunos com NEE nas escolas comuns, foi aplicado em 2 momentos, períodos pré-estudo e pós-estudo, entre os quais foi feita a intervenção com os alunos em um Centro de Equoterapia. Os resultados obtidos tanto na parte cognitiva quanto na parte motora, apresentaram respostas positivas em 80% das perguntas desenvolvidas e investigadas durante o estudo, sendo que os 20% restantes permaneceram sem alteração. Faz-se, porém, necessária à continuidade de estudos que corroborem outros resultados menos frequentemente encontrados.
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